Açores vão investir mais de 19 milhões de euros no turismo em 2024
O Governo dos Açores vai investir mais de 19 milhões de euros com vista ao desenvolvimento turístico no próximo ano, anunciou esta terça-feira a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
“Apresentamos uma proposta superior a 19 milhões de euros para o desenvolvimento turístico, focando uma elevação qualitativa da oferta, mas também uma atuação cada vez mais seletiva ao nível da promoção externa”, disse Berta Cabral no decorrer da audição na Comissão Parlamentar de Economia sobre a Plano de Investimentos do Governo dos Açores para 2024.
Segundo foi anunciado, que vai ser praticamente duplicado o nível de investimento na sustentabilidade do destino, apostando, sobretudo, na introdução de uma atuação inovadora para a gestão dos fluxos turísticos, o que reforça o compromisso para a obtenção do nível Ouro, em 2024, da certificação como “Destino Sustentável”.
A governante sublinhou, conforme citada em nota publicada no site oficial do Governo Regional, que o turismo “é o setor mais importante e mais transversal da economia regional e aquele que tem maior capacidade de criação de riqueza, geração de emprego e de dinamização de todos os restantes setores produtivos”.
Relativamente às infraestruturas e equipamentos portuários e aeroportuários, a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, citada pela mesma fonte, apontou uma intervenção direta em, pelo menos, uma dezena de portos nas nove ilhas, a que se juntam outros investimentos em equipamentos, com destaque para o ordenamento da baía do Cais do Pico e para o investimento no projeto para o prolongamento do cais multiusos do Porto da Praia da Vitória.
Salientou, ainda, o investimento na melhoria da operacionalidade e segurança em cinco infraestruturas aeroportuárias da responsabilidade da Região, com destaque para a continuação dos trabalhos de ampliação da pista do aeroporto do Pico, da ampliação da aerogare da Graciosa e da nova aerogare do Corvo.
Assim, frisou que, um dos grandes objetivos do Governo dos Açores “é a constante melhoria do sistema de transportes aéreos e marítimos de forma sustentável, tendente à sua eficiência, previsibilidade e estabilidade com o intuito de potenciar um verdadeiro mercado interno na Região”.