Guterres apela ao investimento em práticas turísticas sustentáveis e resilientes
“O turismo é uma força poderosa para o progresso e a compreensão mútua, mas para produzir todos os seus benefícios, esta força deve ser protegida e nutrida”, sublinha o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, em mensagem a propósito do tema que assinala, este ano, o Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, dedicado ao investimento verde no setor.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
Em vésperas das comemorações do Dia Mundial do Turismo, Guterres lembra que, hoje, “a emergência climática ameaça muitos destinos turísticos e a própria sobrevivência de comunidades e economias que dependem do turismo, e muitos países em desenvolvimento que são gravemente afetados pelas alterações climáticas também enfrentam um défice de investimento crescente e uma crise no custo de vida”.
Assim, o Secretário-Geral da ONU defende que “reconhecemos a necessidade vital de investimentos verdes para construir um setor de turismo que atenda às pessoas e ao planeta. Os governos e as empresas devem investir em práticas turísticas sustentáveis e resilientes. Os intervenientes privados devem adotar caminhos com emissões zero, reduzir o seu consumo de energia e aproveitar formas renováveis de energia. E todos devem proteger a biodiversidade e o equilíbrio ecológico de todos os destinos”.
O dirigente indica ainda na sua mensagem que, “os investimentos direcionados podem criar empregos e apoiar as empresas e indústrias locais, ao mesmo tempo que mitigam os impactos ambientais do turismo, capacitam as comunidades, promovem as suas culturas e contribuem para sistemas essenciais de proteção social”. Por isso “façamos todos mais para aproveitar todo o potencial do turismo sustentável, porque investir no turismo sustentável é investir num futuro melhor para todos”, concluiu António Guterres.
Por sua vez, o Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, realça na sua mensagem ao setor em todo o mundo que este Dia Mundial do Turismo “é uma oportunidade para refletir sobre a importância do nosso setor”, acrescentando que “o turismo é um pilar das nossas economias, desempenha um papel central nas nossas sociedades e nas nossas vidas individuais, e oferece soluções para alguns dos nossos maiores desafios – incluindo a emergência climática e a necessidade urgente de mudar para economias mais sustentáveis”.
Destaca que “o poder do turismo é enorme, mas não é uma força que possa ser considerada garantida. Em vez disso, deve ser apoiado, sobretudo, com investimento”.
Zurab Pololikashvili, salienta que o tema Turismo e Investimentos Verdes “não poderia ser mais oportuno”, reconhecendo que “2023 foi o ano mais quente já registado, e eventos climáticos extremos, como ondas de calor, podem tornar-se o novo normal”. Daí ser preciso “repensar a forma como o nosso setor é financiado”, disse.
“Precisamos de facilitar aos investidores de todos os tipos o apoio a projetos turísticos com potencial para fazer a diferença. Precisamos de investimentos que possam capacitar o turismo para construir um futuro melhor e mais justo para todos”, apelou o Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo.
As celebrações oficiais do Dia Mundial de Turismo 2023 terão lugar em Riade, Reino da Arábia Saudita, a 27 e 28 de setembro.
A OMT identificou os investimentos como uma das principais prioridades para a recuperação do turismo e o crescimento e desenvolvimento futuros. Para o Dia Mundial do Turismo de 2023, a OMT destaca a necessidade de mais e mais bem direcionados investimentos para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade porque, agora é o momento para soluções novas e inovadoras, e não apenas para investimentos tradicionais que promovam e apoiem o crescimento económico e a produtividade.
Assim, o Dia Mundial do Turismo de 2023 será um apelo à ação, à comunidade internacional, aos governos, às instituições financeiras multilaterais, aos parceiros de desenvolvimento e aos investidores do setor privado para se unirem em torno de uma nova estratégia de investimento no turismo.