U.N. Secretary-General Antonio Guterres speaks at the R20 Austrian World Summit in Vienna, Austria, May 28, 2019. REUTERS/Lisi Niesner – RC1754FF7C80
Guterres apela ao investimento em práticas turísticas sustentáveis e resilientes
“O turismo é uma força poderosa para o progresso e a compreensão mútua, mas para produzir todos os seus benefícios, esta força deve ser protegida e nutrida”, sublinha o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, em mensagem a propósito do tema que assinala, este ano, o Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, dedicado ao investimento verde no setor.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Em vésperas das comemorações do Dia Mundial do Turismo, Guterres lembra que, hoje, “a emergência climática ameaça muitos destinos turísticos e a própria sobrevivência de comunidades e economias que dependem do turismo, e muitos países em desenvolvimento que são gravemente afetados pelas alterações climáticas também enfrentam um défice de investimento crescente e uma crise no custo de vida”.
Assim, o Secretário-Geral da ONU defende que “reconhecemos a necessidade vital de investimentos verdes para construir um setor de turismo que atenda às pessoas e ao planeta. Os governos e as empresas devem investir em práticas turísticas sustentáveis e resilientes. Os intervenientes privados devem adotar caminhos com emissões zero, reduzir o seu consumo de energia e aproveitar formas renováveis de energia. E todos devem proteger a biodiversidade e o equilíbrio ecológico de todos os destinos”.
O dirigente indica ainda na sua mensagem que, “os investimentos direcionados podem criar empregos e apoiar as empresas e indústrias locais, ao mesmo tempo que mitigam os impactos ambientais do turismo, capacitam as comunidades, promovem as suas culturas e contribuem para sistemas essenciais de proteção social”. Por isso “façamos todos mais para aproveitar todo o potencial do turismo sustentável, porque investir no turismo sustentável é investir num futuro melhor para todos”, concluiu António Guterres.
Por sua vez, o Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, realça na sua mensagem ao setor em todo o mundo que este Dia Mundial do Turismo “é uma oportunidade para refletir sobre a importância do nosso setor”, acrescentando que “o turismo é um pilar das nossas economias, desempenha um papel central nas nossas sociedades e nas nossas vidas individuais, e oferece soluções para alguns dos nossos maiores desafios – incluindo a emergência climática e a necessidade urgente de mudar para economias mais sustentáveis”.
Destaca que “o poder do turismo é enorme, mas não é uma força que possa ser considerada garantida. Em vez disso, deve ser apoiado, sobretudo, com investimento”.
Zurab Pololikashvili, salienta que o tema Turismo e Investimentos Verdes “não poderia ser mais oportuno”, reconhecendo que “2023 foi o ano mais quente já registado, e eventos climáticos extremos, como ondas de calor, podem tornar-se o novo normal”. Daí ser preciso “repensar a forma como o nosso setor é financiado”, disse.
“Precisamos de facilitar aos investidores de todos os tipos o apoio a projetos turísticos com potencial para fazer a diferença. Precisamos de investimentos que possam capacitar o turismo para construir um futuro melhor e mais justo para todos”, apelou o Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo.
As celebrações oficiais do Dia Mundial de Turismo 2023 terão lugar em Riade, Reino da Arábia Saudita, a 27 e 28 de setembro.
A OMT identificou os investimentos como uma das principais prioridades para a recuperação do turismo e o crescimento e desenvolvimento futuros. Para o Dia Mundial do Turismo de 2023, a OMT destaca a necessidade de mais e mais bem direcionados investimentos para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade porque, agora é o momento para soluções novas e inovadoras, e não apenas para investimentos tradicionais que promovam e apoiem o crescimento económico e a produtividade.
Assim, o Dia Mundial do Turismo de 2023 será um apelo à ação, à comunidade internacional, aos governos, às instituições financeiras multilaterais, aos parceiros de desenvolvimento e aos investidores do setor privado para se unirem em torno de uma nova estratégia de investimento no turismo.