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África do Sul, um país diverso que os portugueses devem descobrir

A última edição da Africa’s Travel Indaba, uma das maiores feiras de turismo sul-africanas, que decorreu em Durban, mostrou ao mundo a oferta deste país conhecido pelos safaris mas que tem muito para oferecer. Apesar dos turistas lusos serem ainda poucos, a África do Sul está de braços abertos para receber os que queiram conhecer um país diverso, genuíno e que prima pela hospitalidade.

Inês de Matos
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África do Sul, um país diverso que os portugueses devem descobrir

A última edição da Africa’s Travel Indaba, uma das maiores feiras de turismo sul-africanas, que decorreu em Durban, mostrou ao mundo a oferta deste país conhecido pelos safaris mas que tem muito para oferecer. Apesar dos turistas lusos serem ainda poucos, a África do Sul está de braços abertos para receber os que queiram conhecer um país diverso, genuíno e que prima pela hospitalidade.

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No regresso ao formato tradicional e aos números pré-COVID, a mais recente edição da Africa’s Travel Indaba, que decorreu em Durban, deu a conhecer mais de 350 produtos turísticos, muitos dos quais têm a África do Sul como cenário. Este país africano, que se distingue pela natureza, é conhecido pelos safaris para ver os mais famosos animais africanos, mas tem muito mais para ver e conhecer, uma vez que conta com uma cultura diversa e uma rica história, onde Nelson Mandela continua a ser uma das principais referências.

A oferta turística sul-africana esteve, como não poderia deixar de ser, em destaque na mais recente edição da feira, que contou com perto de mil expositores, entre cadeias de hotelaria, companhias aéreas, destinos e operadores turísticos, além das entidades oficiais de turismo locais, numa ampla mostra do potencial deste país africano, que conta com uma vasta comunidade portuguesa mas onde os turistas lusos são ainda escassos.

“Portugal é um mercado importante mas não é um dos nossos principais mercados”, disse ao Publituris Lidia Martinuzzi, representante em Itália da reserva Mala Mala, uma das maiores reservas naturais privadas da África do Sul, que se localiza à entrada do Parque Nacional Kruger, um dos parques africanos mais procurados para a realização de safaris.

De acordo com a responsável, os poucos portugueses que visitam esta reserva fazem-no aquando das visitas a amigos e familiares que residem no país, daí que Lidia Martinuzzi admita que “há muitos portugueses que vivem na África do Sul e, por isso, há muitas viagens étnicas”.

Mesmo com as viagens étnicas, Portugal representa “um mercado pequeno” e, apesar da responsável reconhecer a qualidade dos turistas lusos, o certo é que, por toda a África do Sul, são ainda poucos os destinos habituados a receber turistas provenientes de Portugal.

Pequeno mas importante
É verdade que Portugal representa um mercado reduzido para a África do Sul, mas como refere Lidia Martinuzzi, tem potencial. “Acreditamos que existe potencial para aumentar os fluxos. Portugal não é importante pelos números mas sim pela qualidade do turismo”, explicou a representante da reserva Mala Mala em Itália, numa opinião partilhada por grande parte das regiões sul-africanas com quem o PUBLITURIS foi falar.

Portugal é um mercado importante, mas não é um dos nossos principais mercados”, Lidia Martinuzzi, reserva Mala Mala

Na província de Eastern Cape, onde se localiza a cidade de Port Elizabeth, os turistas portugueses não são assim tão raros, mas, como explicou Mpho Makoko, representante da agência de turismo e parques de Eastern Cape, procuram essencialmente os parques e reservas que permitem ver os Big 5 – leão, leopardo, búfalo, elefante e rinoceronte -, ou seja, os animais que toda a gente procura quando realiza um safari. “Temos muitos turistas internacionais, incluindo também portugueses. Temos muitos turistas internacionais nas reservas naturais”, explicou a responsável.

Onde os turistas portugueses também já são habituais é na província de Western Cape, onde se localiza a Cidade do Cabo, de longe o mais conhecido dos destinos turísticos sul-africanos e onde, segundo Masonele April, Leisure Tourism Intern do Cape Town & Western Cape Tourism Promotion, a maior parte dos “visitantes é internacional”. “Os portugueses visitam muito a Cidade do Cabo e também gostam de realizar atividades”, indicou a responsável.

Junto à Cidade do Cabo fica ainda o Robben Island Museum, atração turística que resulta da antiga prisão onde Nelson Mandela e muitos outros presos políticos da altura do Apartheid estiveram encarcerados. Neste museu, o número de visitas de portugueses também não é vasto, mas já representa alguma coisa, segundo Yolanda Mdutyana, representante do museu, que explicou ao Publituris que o Robben Island Museum recebe uma “grande variedade de turistas”, uma vez que este local representa “um testemunho histórico”, que conta toda a história desta ilha descoberta pelos portugueses no século XV mas que, desde sempre, foi usada como local de punição e encarceramento.

Robberg Nature Reserve, landscape wonderful beach and indian ocean waves, Garden route, plettengerg bay. South Africa

Em Gauteng, outra das províncias sul-africanas, conhecida essencialmente pelas cidades de Joanesburgo e Pretória, Mputle Dikobe, representante do turismo de Gauteng, também reconhece que os turistas portugueses são ainda poucos, apesar de admitir que Portugal é um mercado prioritário. “Tenho de ser honesta e dizer que ainda não temos muitos turistas portugueses. Mas Portugal é um dos mercados prioritários para nós e reconheço que temos de nos focar mais na promoção de Guateng no mercado português porque sabemos que há potencial”, afirmou a responsável, explicando que Guateng é procurada essencialmente pelos turistas portugueses mais jovens. “Vemos que há muito interesse pela África do Sul, especialmente entre os viajantes mais novos, como os millennials. Estes viajantes querem aventura e uma série de experiências que Guateng pode oferecer”, revelou Mputle Dikobe.

Já na província de North West, conhecida igualmente pelos safaris e atividades aquáticas numa vasta zona de costa, os portugueses também não costumam ser muitos. Segundo Nthabiseng Manonyane, representante do Turismo de North West, Portugal representa “números pequenos” para esta região sul-africana, mas nem por isso deixa de ser um mercado interessante. “Não é um grande mercado, não diria que temos muitos turistas portugueses mas tenho a certeza que há vários e que são importantes”, disse a responsável ao Publituris, num testemunho semelhante ao que chega também da região de Northern Cape, província conhecida por incluir parte do deserto do Kalahari. “Não temos muito turismo proveniente de Portugal. Atualmente, já estamos a receber pessoas de Portugal que nos visitam especificamente pelo deserto do Kalahari. São turistas que querem visitar diferentes locais no Kalahari, mas a percentagem de portugueses é, de facto, baixa”, explicou Bettie Papier, representante da autoridade de turismo de Northern Cape.

Diversidade é principal atrativo
A África do Sul é conhecida mundialmente por ser um país privilegiado para a realização de safaris. O Parque Nacional Kruger é o parque sul-africano mais conhecido para a observação de animais, mas por todo o país existem diversas reservas públicas ou privadas onde também é possível realizar esta atividade que, apesar de ser a mais conhecida, está longe de ser a única atração sul-africana. É que a África do Sul é um país tão diverso, seja a nível natural ou cultural, que o difícil é mesmo escolher que destinos visitar ou que atividades realizar.

Por isso, perguntámos às várias províncias sul-africanas porque devem os portugueses escolher a sua região para visitar. E as respostas foram tão diversas quanto a oferta turística do país.

Se na reserva Mala Mala, Lidia Martinuzzi elege os animais africanos, nomeadamente os Big5 e o facto desta reserva permitir a realização de safaris sem que se encontrem outros veículos pelo caminho, na província Eastern Cape o apelo é pelos Big7. “Esta zona também é conhecida pelos Big 7, ou seja, além dos Big 5, também temos o tubarão-branco e as orcas”, indicou Mpho Makoko, destacando também o vasto calendário de eventos que a Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, recebe anualmente, assim como as atrações naturais, a exemplo do Hole in the Wall, junto a Coffee Bay, um buraco que a força das ondas escavou numa rocha e que, segundo a responsável, é considerado uma das maravilhas desta região.

De Eastern Cape para Western Cape, a província da Cidade do Cabo, os turistas podem seguir pela Garden Route, rota que liga as duas regiões e que passa por algumas das mais belas praias e paisagens da África do Sul.

Nesta região sul-africana e além da Cidade do Cabo, que segundo Masonele April, “toda a gente quer conhecer”, existem muitas outras atrações e atividades para realizar, nomeadamente de aventura, às quais a região está a dedicar, este ano, um maior esforço de promoção. Mas, nesta região, atividades como o hiking, assim como as experiências culturais,nomeadamente em Kwha ttu, na West Coast, onde é possível aprender mais sobre o povo Sun, nativo da África do Sul, são também ex-libris.

Os portugueses visitam muito a Cidade do Cabo e também gostam de realizar atividades”, Masonele April, Cape Town & Western Cape

Uma vez nesta região, é fácil dar um pulinho à Robben Island, a prisão que hoje é um museu e onde Nelson Mandela esteve encarcerado por mais de duas décadas e que, segundo Mncedisi Siswana, antigo preso político de Robben Island, deve ser visitada pelo relato que encerra sobre a evolução do homem. “Os portugueses devem visitar a Robben Island porque, de certa forma, representa a evolução do homem ao longo dos séculos e a forma como os homens se têm tratado uns aos outros. E é uma pena porque parece que não temos aprendido nada”, lamentou Mncedisi Siswana, que é atualmente um dos antigos presos políticos desta prisão sul-africana que guiam os turistas nas visitas à ilha.

Um relato sobre a evolução da espécie humana mas a nível arqueológico é também o que se pode encontrar na província de Gauteng, onde se localiza o local histórico Cradle of Humankind, considerado o local com maior concentração de fósseis hominídeos do mundo. Mas esta região da África do Sul prima também pela aventura e atividades na natureza, eventos, turismo de compras, assim como pela autêntica gastronomia sul-africana. “Os portugueses devem visitar Gauteng pela diversidade. Somos uma província multicultural, multigeracional, excitante e que gosta de receber. Também temos uma comida fantástica, oferecemos a cozinha autêntica africana”, descreveu Mputle Dikobe, sublinhando que o povo desta região adora “receber as pessoas e envolvê-las na sua cultura, dando-lhes uma experiência autêntica”.

Autenticidade é ainda o que promete North West, que está focada em promover os seus “belos cenários naturais, o património cultural, assim como as grandes experiências de safari”. É que também nesta região os safaris são reconhecidos, nomeadamente na Madikwe Game Reserve.

De resto, toda a região merece ser conhecida, até porque, como explicou Nthabiseng Manonyane, a província está dividida em quatro distritos e todos eles têm algo para apreciar. “Na zona de Ngaka Modiri Molema District temos muitas atrações naturais, com belas paisagens intocadas. No distrito de Dr Kenneth Kaunda District podemos encontrar mais locais de aventura e atividades aquáticas”, resumiu a responsável, convidando os turistas portugueses a visitar a região “para experienciarem a bela África do Sul e a bela província de North West, que tem um povo fantástico, o mais hospitaleiro da África do Sul”, além de uma “excelente meteorologia”.

Já na região de Northern Cape a grande atração é o Kalahari, daí que muita da oferta desta região esteja agregada ao conhecido deserto. “Em Northern Cape temos o Kalahari Transfrontier Park, várias reservas naturais, como a Witsand Nature Reserve, o Mokala National Park, a época das flores em Springbok e muitas atividades. Temos também o povo nativo Sun do Kalahari, que é o povo verdadeiro do mato na África do Sul”, explicou Bettie Papier, defendendo que os portugueses devem visitar esta região pela “experiência única e autêntica” que ali podem encontrar. “Oferecemos uma experiência cultural em que é possível sentir verdadeiramente o que é viver no mato. Os turistas podem ficar a conhecer as histórias antigas do povo Sun e do Kalahari”, acrescentou Vinkie van der Westhuizen, do turismo de Northern Cape, realçando também a “vista única para as estrelas”, que só o deserto pode oferecer.

Motivos não faltam para que os portugueses visitem a África do Sul, mas, como referiu ainda Lidia Martinuzzi, “seria mais fácil aumentar as reservas se houvesse mais voos”. É que, depois da COVID-19, a oferta aérea tem demorado a voltar ao que era no passado, dificultando o trabalho dos operadores turísticos.

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Enoturismo

Enoturismo no Centro de Portugal em análise

As XII Jornadas de Enoturismo, que abriram esta quarta-feira, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, promovem, durante dois dias, a reflexão e o debate sobre o enoturismo no Centro de Portugal, incentivando a troca de ideias e experiências entre participantes e especialistas do setor.

O evento é organizado pelas regiões vitivinícolas do Centro de Portugal – Bairrada, Dão, Beira Interior, Lisboa e Tejo, com o apoio da Turismo Centro de Portugal (TCP), da Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

A sessão de abertura contou com intervenções de José Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola (CV) da Bairrada, Jorge Brandão, vogal do Programa Regional Centro 2023, Rogério Carlos, vice-presidente do Município de Aveiro e, em mensagens por vídeo, José Ribau Esteves, presidente do Município de Aveiro, e Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo.

O dia de quarta-feira ficou ainda marcado por um painel de discussão, sob o tema “Enoturismo: Percurso e Perspetivas”, que teve como intervenientes Adriana Rodrigues e Sílvia Ribau, da TCP, e José Pedro Soares, da CV da Bairrada. Na questão “Qual o maior desafio ao desenvolvimento do enoturismo no Centro de Portugal”, os participantes do painel destacaram a “articulação entre os diversos atores” e a “mudança das preferências do consumidor”. Já quanto aos pontos fortes do enoturismo na região, os mais referidos foram “diversidade”, “autenticidade”, “paisagem”, “qualidade” e “gastronomia”, sendo os pontos fracos a “comunicação”, a “promoção” e o “investimento”.

“Concorrência” e “alterações climáticas” foram as principais ameaças identificadas pela assistência, enquanto “inteligência artificial”, “diversidade” e “localização” foram as oportunidades mais referidas. A terminar, a questão “que imagem tem o enoturismo na região” recebeu como respostas preferenciais a “diversidade” e o “potencial”.

O segundo painel do dia, dedicado ao tema “A Arte do Storytelling”, teve a participação de Nuno Madeira, gestor do produto Enoturismo do Turismo de Portugal, Elaine de Oliveira, sommelier e jornalista, e Cláudia Camacho, perfumista.

No segundo e último dia das Jornadas, que decorrem esta quinta-feira, terão lugar mais três painéis, sobre “A Criação de uma Experiência Memorável”, “Da Mesa à Descoberta – O Papel dos Sommeliers” e “Os Desafios do Setor: Autêntico, Inteligente e Sustentável”.

O programa inclui ainda workshops e visitas a quintas e adegas da Bairrada, proporcionando aos participantes uma imersão nas experiências enoturísticas da região.

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ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais

A instituição tem sido requisitada por cadeias de hotéis da Grécia, Espanha e Dubai, que procuram estudantes de hotelaria e turismo desta escola para estágios.

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) aumentou em 25% no número de estagiários colocados fora do país.

De acordo com a instituição, 112 dos 754 estagiários do ano letivo 2023/2024 foram colocados em estágios fora do país, em 16 latitudes – um aumento de 25% face ao ano letivo anterior, em que foram registados 90 estágios internacionais.

No pódio de destinos surgem a Grécia – principalmente os grupos Sani/Ikos e Nana Hotels –, que acolheu mais de metade dos estudantes (53%), seguida de Espanha (18%) e do Dubai (10%), na sequência de um protocolo celebrado com o grupo Jumeirah Hotels and Resorts.

A lista de destinos onde os estudantes da ESHTE estão a cumprir períodos de formação remunerada incluem ainda Marrocos, Cabo Verde, Inglaterra, França, Chéquia, Países Baixos, Canadá, St. Martin, São Tomé e Príncipe, Irlanda do Norte, Alemanha, Áustria e Dinamarca.

Os 112 estudantes a cumprir estágios internacionais provêm das cinco licenciaturas da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, com predominância do curso de Direção e Gestão Hoteleira, seguido de Produção Alimentar em Restauração, Gestão Turística, Informação Turística e Gestão do Lazer e Animação Turística.

“Na ESHTE, os estágios têm um caráter obrigatório, logo no segundo ano, porque são fundamentais para a ambientação dos estudantes ao contexto do mercado de trabalho, e não raras vezes resultam em propostas de trabalho após a conclusão dos cursos. O nosso ensino com pendor aplicado é muito valorizado pelo mercado e a procura pelos nossos estudantes continua a superar largamente a oferta”, salienta Carlos Brandão, presidente da instituição.

No seguimento da aposta na oferta de estágios internacionais, a ESTHE abriu portas para um evento da Placement International, uma empresa suíça de recrutamento e colocação especializada na indústria de hospitalidade de luxo.

Na sessão, realizada no Auditório do Centro de Incubação de Base Tecnológica do Turismo (CIBT), a Placement International apresentou um portefólio com diversas opções de estágios internacionais, com enfoque em dois hotéis Ritz-Carlton localizados na Flórida, nos Estados Unidos da América.

“A procura internacional é uma tendência que tem vindo a acentuar-se e os indicadores apontam para um contínuo crescimento ao longo dos próximos anos. Por um lado, é o reflexo de um mundo cada vez mais globalizado. Por outro, reflete o desejo dos próprios estudantes. Não são apenas as questões financeiras que os movem, mas sim o desejo de ter uma visão mais alargada, de trabalharem pela primeira vez fora do país e, regressando, evoluírem na carreira com mais mundo, com maior conhecimento sobre diferentes realidades”, sintetiza João Pronto, professor-adjunto e coordenador de estágios da instituição.

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easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025

A easyJet anunciou a abertura, a partir de 31 de março de 2025, de uma nova rota entre o Reino Unido e o Sal, em Cabo Verde, assim como o início das ligações entre Londres-Luton e a Madeira, que arrancam a 2 de junho do próximo ano.

A easyJet anunciou que, a partir de 31 de março de 2025, vai passar a ligar diretamente o Reino Unido a Cabo Verde, numa rota entre o aeroporto de Gatwick, em Londres, e a ilha do Sal, em Cabo Verde, que vai contar com três voos por semana.

A rota para o Sal desde Gatwick, sublinha a easyJet num comunicado enviado à imprensa, surge depois do arranque dos voos da companhia aérea para o destino com partida de Lisboa e Porto, que arrancaram a 29 e 30 de outubro, respetivamente.

Os voos da easyJet entre o Aeroporto de Gatwick e o Sal vão acontecer três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras.

“A abertura de novas rotas é sempre um passo significativo e reflexivo do nosso compromisso com a acessibilidade e a ampliação das opções de viagem mais acessíveis e convenientes para os nossos passageiros”, refere José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal.

A par da nova rota desde o Reino Unido para o Sal, a easyJet anunciou também, a partir de 2 de junho de 2025, uma nova rota entre Londres-Luton e a Madeira, numa operação que vai contar com dois voos por semana, às segundas e sextas-feiras.

“Estamos entusiasmados por oferecer conexões diretas que refletem o crescimento da procura por viagens internacionais e permitem a ligação entre Portugal e mais destinos atrativos”, acrescenta José Lopes.

Mais informações e reservas disponíveis através do website da companhia aérea, que está disponível aqui.

 

 

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Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores

Marrocos está prestes a tornar-se um destino de eleição tanto para investidores como para turistas, graças ao seu rápido desenvolvimento e à sua posição estratégica, afirmou, em Casablanca, o diretor geral da Sociedade Marroquina de Engenharia Turística (SMIT), Imad Barrakad.

A trajetória de crescimento de Marrocos é impressionante e o potencial de expansão contínua nos próximos meses e anos é considerável, sublinhou Imad Barrakad na abertura da cimeira de sobre Turismo, Hospitalidade, Investimento.

Neste contexto, e citado pela imprensa local, sublinhou a importância da cidade de Casablanca, principal centro económico de Marrocos, especificando que encarna um equilíbrio perfeito entre a vida contemporânea e um rico património, tornando-se um destino essencial para quem procura experiências culturais ou oportunidades de investimento.

Além disso, o diretor geral da SMIT indicou que Marrocos, graças às suas ambiciosas reformas económicas e à sua abertura aos investimentos estrangeiros, posiciona-se como um ator-chave na região, observando que a implementação de projetos de infraestruturas modernas contribui significativamente para melhorar a sua atratividade.

Igualmente, o diretor geral da API Events, Murray Anderson, citado também pela imprensa marroquina, destacou o progresso do país, que está a tornar-se rapidamente um líder mundial em turismo, com potencial cada vez maior.

Com a sua rica cultura, localização estratégica e mercados prósperos, o país está bem posicionado para um crescimento sustentado no setor do turismo, observou, acrescentando que os ativos fundamentais de Marrocos fazem dele um destino preferido para investimentos internacionais.

Anderson reafirmou o compromisso da API Events em apoiar esse crescimento, reunindo investidores, operadores, desenvolvedores, banqueiros e parceiros financeiros de todo o mundo, destacando a importância deste evento, que constitui uma plataforma para explorar oportunidades de investimento, fortalecer o engajamento com os mercados dinâmicos de Marrocos e contribuir para o desenvolvimento global do setor.

Co-organizada pela SMIT e API Events, em Casablanca, esta cimeira reuniu mais de 300 investidores, hoteleiros e líderes turísticos de 15 países, e ofereceu aos participantes a oportunidade de descobrir o potencial deste mercado.

Para além de conferências e painéis, este evento facilitou reuniões de negócios que visaram fortalecer os laços entre os principais intervenientes da indústria hoteleira e turística e promover o investimento no setor em Marrocos.

As discussões centraram-se em temas estratégicos como o desenvolvimento da infraestrutura hoteleira, a diversificação da oferta turística e a integração de tecnologias na gestão do setor turístico.

 

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Do “Green Washing” ao “Green Hushing”

A poucos dias do final da COP29, a DoGood People alerta para o facto de haver cada vez mais empresas a optarem por não comunicar as suas práticas de sustentabilidade, o que pode prejudicar a transparência e a confiança dos stakeholders.

Um novo fenómeno global – “Green Hushing” – parece estar a surgir no mundo empresarial, alerta a DoGood People, salientando que são cada vez mais as empresas que optam por manter em silêncio as suas práticas sustentáveis, visto terem receio do escrutínio público e de serem acusadas de praticar “Green Washing”.

Enquanto o “Green Washing” é uma ação deliberada para influenciar os consumidores, levando-os a pensar que uma determinada empresa é sustentável através da comunicação de uma narrativa falsa ou incoerente, o “Green Hushing” é uma “escolha intencional” de não comunicar verdadeiras práticas responsáveis, com o objetivo de evitar acusações de “Green Washing”.

Com a grande maioria das empresas a considerar que a comunicação de objetivos sustentáveis é relevante para o sucesso comercial, a solução corporativa de ESG que visa otimizar o envolvimento e impacto dos colaboradores na estratégia das suas empresas, alerta que, ainda assim, “muitas empresas estão a considerar manter estrategicamente o silêncio sobre as suas ações e outros progressos em questões de sustentabilidade”.

De acordo com o “Net Zero Report 2024”, um estudo da South Poul, o fenómeno é cada vez mais comum, sendo que 44% das empresas afirmam que a comunicação sobre ações de sustentabilidade é cada vez “mais desafiante”. Por consequência, 58% dessas empresas revela a intenção de reduzir a comunicação sobre esta temática.

Embora seja um fenómeno discreto, esta estratégia pode “prejudicar a transparência e a confiança dos stakeholders, enfraquecendo o impacto positivo que a comunicação de práticas sustentáveis poderia gerar”, admite a DoGood People. Além disso, dificulta a criação de benchmarks e a partilha de boas práticas entre setores, essencial para a evolução sustentável global.

Para responder a este desafio, “há que dar importância à construção de uma estratégia de sustentabilidade ao mais alto nível das empresas, integrada nos seus planos de crescimento e não apenas iniciativas levadas a cabo por um departamento isolado”, frisa a consultora.

Assim, quando a narrativa de sustentabilidade de uma empresa está ligada à sua estratégia de negócio, princípios e valores corporativos, ela torna-se transversal a toda a organização e aos seus stakeholders. “Tudo isto contribui para o aumento da confiança interna, mas também externa, o que reduz a vulnerabilidade a acusações de ‘Greenwashing’”, conclui a DoGood People.

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Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede

A experiência do hóspede está nos detalhes e na capacidade de surpreender e cuidar

Garantir uma experiência memorável aos hóspedes é essencial para qualquer estabelecimento, seja um hotel, uma pousada ou um alojamento local. A satisfação dos visitantes não depende apenas de um bom atendimento, mas também de detalhes que fazem a diferença no conforto e bem-estar. A seguir, partilhamos algumas dicas práticas para elevar a experiência do hóspede e garantir que a estadia seja inesquecível.

1. Atenção ao detalhe na decoração

A primeira impressão é crucial. O ambiente que o hóspede encontra ao chegar ao quarto pode definir a sua opinião sobre o local. Uma decoração acolhedora, com atenção aos detalhes, pode criar uma atmosfera convidativa. Aposte em cores neutras ou suaves, que transmitam tranquilidade, e certifique-se de que o quarto esteja sempre impecavelmente limpo e organizado. Um detalhe que pode fazer a diferença é a utilização de iluminação indireta e suave, que ajuda a criar um ambiente relaxante, ideal para descansar após um longo dia.

2. Conforto acima de tudo

O conforto físico do hóspede deve ser uma prioridade. Certifique-se de que a cama é confortável e que há várias opções de almofadas para diferentes preferências. Um toque adicional que pode elevar a experiência é oferecer mantas macias e aconchegantes para as noites mais frescas. Esses pequenos detalhes não passam despercebidos e mostram que o alojamento está preocupado em proporcionar o melhor conforto possível.

3. Atenção personalizada

Um dos maiores diferenciais de um bom alojamento é a atenção personalizada. Tente antecipar as necessidades dos hóspedes e ofereça serviços adaptados às suas preferências. Um exemplo simples é deixar uma nota de boas-vindas com o nome do hóspede ou perguntar previamente sobre qualquer preferência alimentar, especialmente no caso de dietas restritivas. Pequenos gestos como estes fazem com que os hóspedes se sintam valorizados e bem tratados, aumentando as chances de retorno ou recomendação.

4. Experiências locais

Oferecer aos hóspedes experiências locais autênticas pode elevar significativamente a qualidade da estadia. Recomendar passeios, restaurantes típicos ou eventos culturais da região demonstra que o estabelecimento está bem conectado com a comunidade e deseja proporcionar uma imersão no destino. Alguns estabelecimentos até oferecem parcerias com guias turísticos ou empresas locais para garantir uma experiência personalizada e única. Além disso, ter guias turísticos, mapas ou brochuras disponíveis no quarto é um gesto simples, mas que pode facilitar muito a vida do hóspede.

5. Tecnologia como aliada

A tecnologia pode ser uma excelente aliada para proporcionar uma experiência moderna e conveniente. Oferecer Wi-Fi de alta velocidade gratuito é praticamente obrigatório nos dias de hoje, mas é possível ir além. Considere a possibilidade de incluir carregadores universais nos quartos, altifalantes Bluetooth ou até tablets com informações sobre o hotel e sugestões de atividades. A chave está em garantir que a tecnologia ofereça conveniência e não se torne uma complicação, sendo intuitiva e de fácil acesso.

6. Limpeza impecável

Não há nada mais desagradável do que chegar a um alojamento e encontrar vestígios de falta de limpeza. Garanta que a limpeza dos quartos, casas de banho e áreas comuns seja feita com rigor e regularidade. O cheiro agradável e a organização dos espaços contribuem para uma sensação de bem-estar. Além disso, certifique-se de que toalhas e roupa de cama estejam sempre impecavelmente limpas e em boas condições, substituindo-as sempre que necessário.

7. Pequenos mimos que fazem a diferença

Por fim, pequenos mimos podem fazer toda a diferença na percepção do hóspede sobre o local. Ofereça garrafas de água, chá ou café de cortesia no quarto, juntamente com snacks ou frutas frescas. Outra ideia é deixar um pequeno kit de cuidados pessoais, como produtos de higiene de qualidade ou um roupão confortável, para que o hóspede se sinta em casa. Esses detalhes inesperados mostram um cuidado adicional e são sempre bem-vindos.

 

A experiência do hóspede vai além do básico; está nos detalhes e na capacidade de surpreender e cuidar. Ao seguir estas dicas práticas, pode transformar uma estadia comum numa experiência memorável, criando uma impressão duradoura e positiva. O foco deve ser sempre o bem-estar do hóspede, proporcionando conforto, personalização e atenção ao detalhe, resultando em mais satisfação e fidelização.

 

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Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”

O novo programa gratuito “Business Analytics in Tourism”, lançado pelo Porto Business School e NOVA Information Management School – NOVA IMS, e que tem início a 9 de dezembro, capacita profissionais do setor em análise de dados e gestão estratégica, essenciais para a transformação digital e inovação.

O curso, que decorre entre 9 de dezembro de 2024 e 14 de março de 2025, e cujas as inscrições já estão abertas, desenvolvido para capacitar profissionais do turismo em competências avançadas de análise de dados e gestão estratégica, essenciais para a transformação digital e inovação neste setor

Integrado no projeto “Acelerar e Transformar o Turismo” (ATT) e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o programa visa preparar as organizações turísticas para enfrentar as exigências de um mercado em rápida mudança, promovendo a competitividade, sustentabilidade e inovação na experiência do turista.

Com um total de 68 horas de formação, distribuídas entre módulos online e presenciais, o programa oferece uma experiência prática e orientada para resultados tangíveis. Os participantes terão, assim, a oportunidade de aplicar ferramentas de análise de dados para antecipar tendências e otimizar a experiência turística, adquirir competências em Big Data e Inteligência Artificial (IA) para personalizar serviços e desenvolver estratégias que aumentem a competitividade e diferenciação das suas organizações. A formação será ministrada por especialistas internacionais e focada numa aplicação prática imediata.

Dirigido a profissionais e entidades do setor turístico, incluindo organizações públicas, privadas, startups e associações regionais, o programa é acessível a pessoas de diferentes backgrounds técnicos, promovendo uma experiência de aprendizagem abrangente e inclusiva. Além disso, o programa será certificado, conferindo aos participantes um reconhecimento formal das competências adquiridas.

 

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Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025

Em voos diretos do Porto, às quartas-feiras, de 11 de junho a 3 de setembro, o operador turístico do grupo Ávoris, Travelplan, já colocou no mercado as vendas para a Gâmbia, a sua novidade de verão de 2025.

Com preços desde 986 euros por pessoa, em alojamento duplo, o pacote de sete noites “Estadias da Gâmbia”, inclui, para além dos voos diretos em classe turística, transferes aeroporto-hotel-aeroporto em autocarro ou minibus, dependendo do número de pessoas, alojamento em hotel no regime selecionado, taxas aéreas e seguro de viagem.

Já o pacote, também de sete noites “Descobre Gâmbia”, tem valores desde 1.242 por pessoa em alojamento duplo, e engloba também uma série de visitas, como à primeira localidade do sul do país, ou à aldeia de Yuna para conhecer Uncle Johns, colecionadores de vinho de palma, ou à praia de Sanyang “a praia do paraíso” ou ainda ao Museu da Vila Tanje, um local único onde são apresentadas a história natural e a cultura tradicional da Gâmbia.

A proposta é ainda percorrer a rota dos escravos com visitas a Juffereh Albreda e ao mastro da bandeira da liberdade, para conhecer a história de como surgiu o que hoje é um dos monumentos nacionais da Gâmbia desde 1970, bem como à cidade natal do famoso Kunta Kinteh que inspirou Alex Haley no seu best-seller Roots, e ainda ao museu que retrata mais de 400 anos de tráfico de escravos, que contribuíram consideravelmente para o despovoamento do continente.

Haverá ainda tempo para uma viagem de natureza ao longo do rio Gâmbia em canoa moderna. Este percurso muito pitoresco permite desfrutar de algumas das muitas espécies de aves e da vida fluvial enquanto se absorva o ambiente calmo e relaxante que este cruzeiro oferece. Durante a viagem não é incomum ver golfinhos a nadar e a brincar ao lado do barco. Nadar, tomar sol ou pescar são ainda propostas para este dia de passeio.

De acordo com o operador turístico, descobrir a Gâmbia, este país pequeno país da África Ocidental, é uma aventura que permitirá mergulhar na sua rica cultura, história e beleza natural, e onde pode aprender com a sua história, vivenciar a cultura local e desfrutar da hospitalidade gambiana. “Sem dúvida, a Gâmbia tem muito a oferecer aos viajantes que procuram uma experiência autêntica e diversificada”.

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Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia

No acumulado do ano, a tendência também é positiva e o valor das receitas turísticas chega já aos 22.196,28 milhões de euros, superior ao registado em todo o ano de 2022, de acordo com os dados revelados pelo Banco de Portugal (BdP).

As receitas turísticas somaram, em setembro, 3.077,43 milhões de euros, valor que ficou 8,9% acima de igual mês do ano passado e que traduz um aumento superior a mil milhões de euros face a setembro de 2019, antes da pandemia, de acordo com os dados revelados esta terça-feira, 19 de novembro, pelo Banco de Portugal (BdP).

Os dados do BdP mostram que, face a setembro de 2023, as receitas turísticas subiram 252,42 milhões de euros face aos 2.825,01 milhões de euros que tinham sido apurados no nono mês do ano passado.

Numa comparação com o mesmo mês do período pré-pandemia, a subida é ainda mais expressiva e chega aos 51,6%, já que as receitas turísticas, que se encontram pelos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal, registaram um aumento de 1.047,06 milhões de euros face a setembro de 2019.

Tal como as receitas turísticas, também as importações do turismo, que se encontram pelos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro, registaram um aumento de 6,9%, totalizando 732,99 milhões de euros, o que significa um crescimento de 47,63 milhões de euros face aos 685,36 milhões de euros contabilizados em setembro do ano passado.

Comparativamente a 2019, a subida volta a ser também mais expressiva, já que este indicador aumentou 44,3% ou 224,91 milhões de euros face ao mesmo mês do último ano antes da pandemia da COVID-19.

No comunicado que acompanha os números, o BdP explica que as Viagens e Turismo foram fundamentais para o aumento registado na balança de serviços, cujas exportações e importações aumentaram 7,8% e 7,0% em relação a setembro de 2023, o que “reflete, sobretudo, o contributo das viagens e turismo (+252 milhões de euros e +48 milhões de euros, respetivamente)”.

A tendência positiva foi ainda comum ao saldo da rubrica Viagens e Turismo, que chegou aos 2.344, 44 milhões de euros em setembro, o que traduz um crescimento de 9,6% ou 204,79 milhões de euros face ao mesmo mês do ano passado, e de 54% ou mais 822,15 milhões de euros em comparação com setembro de 2019.

Acumulado já ultrapassa valor total de 2022

No acumulado desde janeiro, o valor das receitas turísticas chega já aos 22.196,28, valor que é superior ao registado em todo o ano de 2022 e que representa um aumento de 9,4% ou mais 1.915,88 milhões de euros face aos 20.280,4 milhões de euros que tinham sido apurados em setembro do ano passado.

Tal como as receitas turísticas, também o acumulado das importações do turismo apresenta uma tendência positiva, chegando aos 5.284,48 milhões de euros, o que fica 7,6% ou 372,92 milhões de euros acima dos 4.911,56 milhões de euros apurados até ao mesmo mês do ano passado.

No que diz respeito ao saldo acumulado, a situação volta a ser positiva, uma vez que este indicador chegou aos 16.911,8 milhões de euros, o que traduz um aumento de 9,4% ou mais 1.450,88 milhões de euros face aos 15.460,92 milhões de euros apurados em igual período do ano passado.

 

 

 

 

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Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano

A fusão destas duas estruturas responsáveis pela atratividade de França, uma para investidores estrangeiros e outra para turistas, terá início a partir de 2025, nomeadamente com vista a uma reorganização da sua rede de países estrangeiros e à congregação dos seus recursos.

De acordo com o projeto de lei financeira de 2025, apresentado pelo Primeiro-Ministro francês, Michel Barnier, pretende-se aproximar a Atout France e a Business France, para obter poupanças orçamentais.

Nas restrições orçamentais, o novo Primeiro-Ministro fez esta declaração: “Vamos reunir e agrupar agências, operadores e fundos que têm objetivos comuns, tais como como Business France e Atout France”, acrescentando que “Vamos desenvolver uma cultura de avaliação em todos os lugares. Não poderemos gastar mais. Vamos gastar melhor.”

A imprensa francesa avança que a reforma da Atout France, uma estrutura que emprega 350 pessoas (150 em Paris, 200 no estrangeiro), está em cima da mesa há algum tempo. Em maio, durante uma comissão interministerial de turismo, o executivo anunciou a intenção de modernizar esta agência, que “perdeu o seu dinamismo original”, como reconheceu Dominique Marcel, presidente da Alliance France Tourisme, que reúne pesos pesados ​​do setor. A sua estratégia internacional foi regularmente criticada, assim como o seu distanciamento do tecido económico francês.

Refira-se, também que há pouco mais de 15 anos, a Atout France foi construída a partir da fusão de duas estruturas: Maison de la France e Odit France. Embora não seja do Estado, a agência está colocada sob a tutela do ministro responsável pelo Turismo, e como objetivo promover o turismo em França, realizando operações de engenharia turística e implementando uma política de competitividade e qualidade das empresas do setor, ou seja, define a estratégia nacional de promoção do destino França de acordo com as diretrizes definidas pelo Estado.

A Atout France define, igualmente, a classificação dos alojamentos turísticos coletivos, as famosas estrelas dos hotéis, parques de campismo, parques residenciais de lazer, residências turísticas e aldeamentos de férias. Também está presente em feiras e organiza inúmeros eventos em todo o mundo.

Já a Business France serve a internacionalização da economia francesa. É responsável pelo desenvolvimento internacional das empresas e as suas exportações, bem como pela prospeção e acolhimento de investimentos internacionais em França. Promove a atratividade e a imagem económica do país, das suas empresas e dos seus territórios. Criada a 1 de janeiro de 2015, a Business France resultou da fusão da UBIFRANCE e da AFII (Agência Francesa de Investimentos Internacionais).

 

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