Turismo português mostra-se em força na ITB Berlim
O Turismo de Portugal está de regresso ao formato presencial na ITB Berlim, que abriu portas esta terça-feira e terá lugar até quinta-feira, dia 9 março, e que dedica esta sua edição exclusivamente a profissionais, empresas e buyers.
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De Portugal, além das sete regiões turísticas (Porto e Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores) estão representadas 89 empresas nacionais que pretendem reforçar o contacto com um dos mercados emissores estratégicos para o nosso país.
Em 2022, a Alemanha foi o segundo mercado turístico emissor para o destino Portugal no que reporta a dormidas (quota de 11,5%) e o quinto em hóspedes (9,3%), o que se traduziu em 1. 428,3 mil hóspedes que geraram 5. 361,9 mil dormidas. Face ao ano anterior, estes valores conduziram a acréscimos de 150,8% e 141,9%, respetivamente.
Em termos de receitas turísticas, o mercado emissor alemão ocupa o quarto lugar, com um valor de 2. 365,6 milhões de euros (quota de 11,2%), um aumento de 108,2% comparativamente ao ano de 2021.
As previsões para o ano de 2023 são otimistas, de acordo com nota de imprensa do Turismo de Portugal, apontando para taxas de marcação de reservas próximas das registadas no período pré-pandemia, apesar dos fatores conjunturais como a inflação, o aumento de preços de energia e a incerteza da guerra na Ucrânia.
Por outro lado, o mercado da Alemanha absorve um total médio de 12% do investimento realizado pelas Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) nos Planos de Marca Regional financiados no âmbito da Contratualização da Promoção e Comercialização Turística Externa.
O presidente do Turismo de Portugal marca presença na Feira para estabelecer contactos com alguns dos principais agentes do setor e participar na conferência “Blended Travel: Are we all getting remote?”, dedicada às oportunidades de uma nova tipologia de turismo que combina viagens e trabalho.
Luís Araújo reforça a importância da presença de Portugal num evento que reúne players de um mercado estratégico para a promoção do turismo nacional e destaca o interesse em “participar em fóruns que promovam a discussão de novas tendências para o turismo do futuro.”
Também presente no evento, está o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, que visita ao stand de Portugal e prevê contactos com empresas e representantes do setor na Alemanha.
A presença nacional nesta edição da ITB está ancorada na marca Visit Portugal e acontece numa área expositiva concebida para, por um lado, transmitir aos visitantes o bem-estar característico de Portugal enquanto destino turístico e, por outro, reforçar as boas condições de trabalho disponíveis para os profissionais do setor. Neste capítulo, o objetivo é incrementar o crescimento dos fluxos turísticos para Portugal através de novas oportunidades de negócio.
O stand de Portugal, com 829 m2, afirma-se também pela sustentabilidade, recorrendo a materiais reciclados ou recicláveis, como é o caso da tela utilizada para a exposição de sketchers no âmbito do turismo literário – projeto Sketch Tour PT Reload – ou da própria alcatifa do stand, produzida a partir de desperdícios de tecidos.