Costa Cruzeiros estabelece parceria para impulsionar uso de metanol como combustível de cruzeiros
A Costa Cruzeiros estabeleceu uma parceria com o produtor de metanol Proman, com o objetivo de impulsionar o uso deste composto químico como combustível para os navios de cruzeiro.
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A Costa Cruzeiros estabeleceu uma parceria com o produtor de metanol Proman, com o objetivo de impulsionar o uso deste composto químico como combustível para os navios de cruzeiro.
“A parceria visa acelerar a transição energética e a descarbonização da frota existente, através do fornecimento de metanol sustentável, abrindo caminho para a adaptação das embarcações existentes para operarem com combustível limpo, além do investimento em novas construções alimentadas com metanol”, explica a companhia de cruzeiros, em comunicado.
A parceria agora estabelecida com a Proman, acrescenta a Costa Cruzeiros, “reafirma o potencial do metanol para desempenhar um papel fundamental na redução contínua das emissões de gases com efeito de estufa no setor dos cruzeiros e noutros segmentos do transporte marítimo”.
Com uma combustão mais limpa que praticamente elimina os poluentes transportados pelo ar, o metanol está “amplamente disponível e é cada vez mais produzido através de vias de baixo teor de carbono, biogénicas ou baseadas em hidrogénio”, refere a Costa Cruzeiros, explicando que, quando este composto químico é usado em células de combustível, tem potencial de “permitir um ciclo de vida sem emissões num futuro próximo”.
“O metanol está a converter-se como um dos principais combustíveis alternativos para alcançar os objetivos de redução de gases com efeito de estufa, devido às suas propriedades de fácil utilização, tornando-se atrativo tanto para novas construções como para a renovação de navios existentes”, sublinha a companhia de cruzeiros, explicando que “a infraestrutura para o abastecimento de navios pode ser adaptada a partir das infraestruturas existentes”.
A Costa Cruzeiros diz ainda que “todas as formas de metanol, quer sejam baseadas em gás natural, de baixo carbono ou renováveis”, podem ser misturadas independentemente das vias de produção, o que garante “uma forma de transição segura para os atuais navios de cruzeiro totalmente neutros em emissões de gases com efeito de estufa, num futuro próximo”.
“Estamos a reduzir a pegada de carbono da nossa frota tanto no porto como no mar, investindo em tecnologias ambientais avançadas e realizando parcerias com empresas como a Proman, que partilham a paixão pela transição energética sustentável. Ao permitir que os navios de cruzeiro utilizem metanol como combustível de propulsão, a Costa prossegue a sua ambição de dar o próximo grande passo em direção à neutralidade de GEE nas operações da nossa frota até 2050”, refere Christoph Schladoer, vice-presidente de Descarbonização do Grupo Costa.
A companhia lembra ainda que o Grupo Costa foi pioneiro na utilização de tecnologias avançadas a bordo dos seus navios, com vista à descarbonização do setor, tendo atualmente quatro navios em operação que são movidos a GNL – Gás Natural Liquefeito, assim como grande parte da sua frota equipada para receber energia em terra quando os navios se encontram no porto, tendo realizado igualmente testes com biocombustíveis.