ASAE realiza Operação “Turismo Seguro”
A operação de fiscalização “Turismo Seguro” percorreu o país de norte a sul com o objetivo de verificar o cumprimento das regras estabelecidas nos Empreendimentos Turísticos e Alojamento Local (AL).

Publituris
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance
Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, nas últimas semanas, uma operação de fiscalização denominada Operação “Turismo Seguro”, de norte a sul do País, direcionada aos Empreendimentos Turísticos e Alojamento Local (AL) com o objetivo de verificar o cumprimento das regras estabelecidas para o setor.
Em plena época de férias, com o aumento da procura pelos serviços prestados nesta área, esta operação visou “a salvaguarda da saúde e segurança dos seus utilizadores, assegurando um turismo seguro”, diz a ASAE em comunicado.
Como balanço da ação, foram fiscalizados 201 operadores económicos, tendo sido instaurados 27 processos de contraordenação, destacando-se como principais infrações o incumprimento do(s) processo(s) baseado nos princípios do HACCP, a divulgação ou comercialização de alojamento em empreendimentos turísticos não registado ou com o registo desatualizado, incumprimentos relativos ao livro de reclamações, entre outras.
Foi ainda determinada a suspensão de atividade de um operador económico pela falta de cumprimento dos requisitos gerais aplicáveis aos estabelecimentos de AL.
A ASAE refere que “continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”.