Santo Antão ambiciona ser um grande destino de natureza
A ilha de Santo Antão tem dado passos com vista a tornar-se num grande destino de turismo de natureza e ambiental. O trekking (caminhadas em trilhas) constitui o principal produto turístico da ilha.
Carolina Morgado
Cabo Verde
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Um potencial grande ainda por descobrir
Para além dos produtos sol e mar, já sobejamente conhecidos em Cabo Verde, surge a necessidade de se divulgar outros locais com caraterísticas que se enquadram nas novas tendências da procura turística. Neste contexto, Santo Antão tem forte potencial por causa das suas caraterísticas singulares.
Já segundo o ministro do Turismo, Carlos Santos, Cabo Verde tem um “infindável potencial” que pode “transformar em produto turístico, embrulhar bem e vender bem ao turista”.
Neste sentido, defendeu que se deve colocar o foco na estratégia da diversificação, não olhar para o preço, mas, sim, para a diversificação do setor e a diferenciação na política de promoção e de apresentação de produtos. “Só assim é que nós poderemos fixar a nossa posição neste grande mercado competitivo que existe a nível mundial”, sustentou.
“Então, mormente no nosso caso em que somos bafejados por belíssimas paisagens, por praias bonitas, por um povo que acolhe bem nós temos todas as condições de tirar esse proveito e transformar. E aqui, a palavra de ordem é como é que podemos embrulhar os produtos, que são os produtos culturais, os produtos que a natureza nos deu e transformá-los em produtos turísticos”, exemplificou, conforme noticia a imprensa cabo-verdiana.
O chefe do Governo reconhece, por sua vez, que o turismo de sol e praia, na Boa Vista e no Sal, continuará a ser o segmento dominante em Cabo Verde, mas disse que as outras ilhas precisam “aumentar a sua capacidade” em termos de oferta.
Assim, a agência portuguesa CBR Tours pretende apostar na divulgação da ilha de Santo Antão como destino turístico no segmento da natureza e ambiental.
Segundo a agências de notícias de Cabo Verde, que cita nota divulgada pelo posto de turismo do Porto Novo, este é resultado de uma visita efetuada à ilha de um representante desta agência, com sede em Lisboa, que tem vindo a desenvolver pacotes para as ilhas do Sal e da Boa Vista no segmento sol e praia, onde já existe “uma forte presença” do mercado português.
Esta agência portuguesa já está a estabelecer contactos com os operadores e a conhecer a dinâmica do trabalho realizado no setor do turismo em Santo Antão com vista a iniciar o trabalho de promoção desta ilha, que tem sido apontado como “um caso exemplar” no segmento do turismo da natureza.
O trekking (caminhadas em trilhas) constitui o principal produto turístico de Santo Antão que recebe, durante a época alta, que decorre entre os meses de outubro e maio, “milhares” de turistas provenientes sobretudo da França, Bélgica e Alemanha para a prática deste tipo de turismo.
O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, que esteve recentemente de visita a Santo Antão, com o turismo em agenda, disse acreditar que esta ilha tem potencial para receber, anualmente, 200 mil ou “muito mais” turistas.
Em 2019, antes da chegada da pandemia, Santo Antão recebeu cerca de 50 mil visitantes, número que, nesta retoma do turismo, precisa ser aumentado para “quatro, cinco ou mais vezes”, desafiou o chefe do Governo.
“No caso de Santo Antão, precisamos aumentar para quatro, cinco vezes ou muito mais este valor”, notou o governante, para quem é preciso, para isso, prosseguir com os investimentos na requalificação das cidades e do restauro dos trilhos e do património.
Durante a sua estada, o primeiro-ministro lançou o programa de reabilitação de 82 percursos em todos os três municípios, abrangendo um total de 294 quilómetros ao longo da ilha. “O concurso será lançado ainda este mês e prevemos arrancar com as obras este ano”, assegurou o chefe do Governo, segundo indica a Inforpress.cv.
Para o ministro do Turismo, Carlos Santos, o programa de recuperação dos caminhos vicinais em Santo Antão, co-financiado com fundos do Banco Mundial e do Fundo do Turismo, “vai dar mais segurança aos turistas, aos guias turísticos e às populações no interior desta ilha”, para acrescentar que são “a espinha dorsal” do turismo de natureza que Santo Antão oferece.
Santo Antão dispõe de uma extensa rede de caminhos, construída ainda na era colonial, que já foi classificada e assinalada, formando sete rotas turísticas criadas no âmbito da Rede de Promoção do Turismo Sustentável e Inclusivo desta ilha (Raízes).
Aeroporto precisa-se
Para aumentar o fluxo turístico em Santo Antão será também necessário o aeroporto, admitiu Ulisses Correia e Silva, para quem há necessidade “cada vez maior” de se dotar esta ilha desta infraestrutura aeroportuária.
O aeroporto continua na agenda do Governo, que está a trabalhar para viabilizar esta obra, que representa um compromisso com Santo Antão”, Carlos Santos (ministro do Turismo de Cabo Verde)
Os operadores de transporte turístico em Santo Antão insistem na necessidade de o Governo avançar com a construção do aeroporto e ampliação do porto do Porto Novo “para alavancar o turismo” nesta ilha. Deixaram o pedido ao ministro do Turismo, Carlos Santos, numa visita que realizou à ilha, bem como já o tinham feito, em abril, ao Presidente da República, José Maria Neves.
O Governo de Cabo Verde tem estado a reiterar o compromisso de construir o aeroporto internacional de Santo Antão, sem, contudo, indicar a data concreta para a execução da obra.
Em março último, o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, de visita a Santo Antão, assegurou que, apesar da crise económica mundial, provocada pela pandemia de covid-19 e pela guerra na Ucrânia, o executivo está a trabalhar para a concretização do aeroporto, dá conta a imprensa do arquipélago.
“O aeroporto continua na agenda do Governo, que está a trabalhar para viabilizar esta obra, que representa um compromisso com Santo Antão”, disse o governante, na ocasião.
“Os primeiros cinco anos foram para fazer o levantamento dos estudos climatéricos e nível do vento. Agora estamos numa outra fase que é a da preparação do projeto, e não há dúvida nenhuma que este será um projeto que vai avançar para desencravar a ilha de Santo Antão”, garantiu Carlos Santos que é também ministro dos Transportes.
Os operadores de transporte turístico em Santo Antão insistem na necessidade de o Governo avançar com a construção do aeroporto e ampliação do porto do Porto Novo “para alavancar o turismo” nesta ilha. Deixaram o pedido ao ministro do Turismo, Carlos Santos, numa visita que realizou à ilha, bem como já o tinham feito, em abril, ao Presidente da República, José Maria Neves.
“Santo Antão precisa do aeroporto para alavancar o desenvolvimento desta ilha. Precisamos ampliar o cais do Porto Novo para poder receber o turismo de cruzeiro”, pediu o representante dos operadores, Adelino Cruz, segundo o qual esta região precisa de uma maior presença do Ministério do Turismo para atender às preocupações dos operadores.
O Governo de Cabo Verde tem estado a reiterar o compromisso de construir o aeroporto internacional de Santo Antão, sem, contudo, indicar a data concreta para a execução da obra.
Em março, o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, de visita a Santo Antão, assegurou que, apesar da crise económica mundial, provocada pela pandemia de covid-19 e pela guerra na Ucrânia, o executivo está a trabalhar para a concretização do aeroporto.
“O aeroporto continua na agenda do Governo, que está a trabalhar para viabilizar esta obra, que representa um compromisso com Santo Antão”, disse o governante, na ocasião.
“Os primeiros cinco anos foram para fazer o levantamento dos estudos climatéricos e nível do vento. Agora estamos numa outra fase que é a da preparação do projeto, e não há dúvida nenhuma que este será um projeto que vai avançar para desencravar a ilha de Santo Antão”, garantiu Carlos Santos que é também ministro dos Transportes.
Entretanto, o Ministério do Turismo está a trabalhar com as câmaras municipais de Santo Antão na instalação e funcionamento “o quanto antes” do gabinete do turismo e na criação do Destiny Management Organization (DMO) desta ilha.
Em comunicado, o Governo explica que a criação do gabinete de turismo e do serviço que se ocupará da organização do destino Santo Antão foi já discutida com os três presidentes de câmaras de Santo Antão, existindo “o compromisso” de se avançar ainda com a capacitação dos quadros. A criação do DMO está prevista no âmbito do Plano Operacional do Turismo 2022-2026.
Entre o Ministério do Turismo e os municípios de Santo Antão está também a ser discutida “uma agenda cultural turística de forma programada já para 2023” nesta ilha, refere a nota.
A mesma fonte enaltece ainda “o compromisso ao mais alto nível do Governo” de continuar a trabalhar com os autarcas “para criar todas as condições possíveis para a chegada de mais investimentos” nesta ilha.