PUB
Edição digital
Assine já
PUB
Meeting Industry

Nova edição: Entrevistas Pedro Barreto (BPI) e Miguel Quintas (grupo MQ), integração agências RAVT na GEA, Guias de Portugal e dossier RH

A nova edição do Publituris faz capa com a entrevista ao administrador do BPI responsável pelo pelouro do turismo. Para Pedro Barreto, “é verdadeiramente surpreendente a resiliência do setor do turismo”. Certo é que, “Portugal está na moda, mas o estar na moda dá muito trabalho”. Além disso, trazemos a integração das agências da RAVT no grupo GEA, entrevista a Miguel Quintas (administrador do grupo MQ), Guias de Portugal, Casa da Moira e dossier dedicado aos recursos humanos no setor do turismo.

Publituris
Meeting Industry

Nova edição: Entrevistas Pedro Barreto (BPI) e Miguel Quintas (grupo MQ), integração agências RAVT na GEA, Guias de Portugal e dossier RH

A nova edição do Publituris faz capa com a entrevista ao administrador do BPI responsável pelo pelouro do turismo. Para Pedro Barreto, “é verdadeiramente surpreendente a resiliência do setor do turismo”. Certo é que, “Portugal está na moda, mas o estar na moda dá muito trabalho”. Além disso, trazemos a integração das agências da RAVT no grupo GEA, entrevista a Miguel Quintas (administrador do grupo MQ), Guias de Portugal, Casa da Moira e dossier dedicado aos recursos humanos no setor do turismo.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Dossier Relacionado
BTL
Powered by
Logo image
Nova edição: A conferência sobre o novo viajante, Portugal Trade Awards, programação W2M, retoma da promoção turística do Brasil e a aposta tailandesa em Portugal
Eventos Publituris
BTL 2022 recebeu mais de 45 mil visitantes
BTL
O novo viajante “quer verdade e responsabilidade”, concluíram os oradores da conferência do Publituris na BTL
Eventos Publituris
Nova edição: Dois anos de pandemia, os vencedores dos Portugal Trade Awards do Publituris, as propostas dos operadores e dossier seguros
Eventos Publituris
“Teremos e vamos promover a Ucrânia enquanto destino turístico”
Distribuição
Rita Marques (SET) é “Personalidade do Ano” dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2022”
Prémios
Ministro da Economia na abertura da BTL: “Estamos a assistir a uma recuperação do turismo este ano”
BTL
Ucrânia é destino convidado no stand da APAVT/Travelport na BTL
BTL
Golegã lança nova marca turística na BTL
BTL
“Portugal está na moda, mas o estar na moda dá muito trabalho”
BTL

A nova edição do Publituris, faz capa com a entrevista ao administrados do BPI responsável pelo pelouro do turismo. Banco oficial da BTL desde 2016, o BPI volta a marcar presença no maior evento do turismo em Portugal. Para Pedro Barreto, é “verdadeiramente surpreendente a resiliência do setor do turismo”, salientando ainda que “é fundamental continuarmos a melhorar a qualidade, porque temos um potencial enorme”.

Entrevistado foi, também, Miguel Quintas, CEO das empresas Consolidador.com, Parcela Já e do grupo de gestão de agências de viagens – Airmet, que nos confidenciou que este será o ano da consolidação. Ao longo de 2022, Miguel Quintas promete muitas novidades.

Já diz o velho ditado: A união faz a força! É assim que a GEA e a RAVT classificam a integração das agências de viagens RAVT no grupo GEA. Nuno Tomaz, diretor comercial do grupo GEA, e Maria José Silva, CEO da RAVT, falam em impactos positivos a vários níveis.

A pandemia foi particularmente negativa para os guias intérpretes, que nunca deixaram, no entanto, de contar com o apoio do SNATTI – Sindicato Nacional de Atividade Turística, Tradutores e Intérpretes. Agora que a COVID-19 dá sinais de estar a acalmar, o sindicato lançou a maior campanha da sua história para reforçar a importância dos serviços destes profissionais, que são fundamentais para a atividade turística.

Localizada em Avis, a Casa da Moira é uma unidade de turismo rural que se tornou num autêntico paraíso em plena pandemia, escolhido por muitos que quiseram fugir dos ajuntamentos para o sossego do Alentejo. Agora, que a pandemia está quase ultrapassada, a Casa da Moira aposta no crescimento e na criação de novos espaços e atividades.

Para o dossier, dedicado aos Recursos Humanos no setor do turismo, falámos com especialistas em recrutamento, com os dois maiores grupos hoteleiros portugueses, entrevistámos o diretor do Departamento de Turismo do ISCE e quisemos saber como a aviação comercial responde ao desafio do recrutamento, agora que os aviões começam, novamente, a levantar voo.

As opiniões pertencem a Pedro Castro (SkyExperts) e Maria Passos (ISAG).

Boas leituras!

A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Publituris. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do Publituris aqui obtendo o acesso imediato.

Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 430

Nota: Se já é subscritor do Publituris entre no site com o seu Login de assinante, dirija-se à secção Premium – Edição Digital e escolha a edição que deseja ler, abra o epaper com os dados de acesso indicados no final do resumo de cada edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Dossier Relacionado
Nova edição: A conferência sobre o novo viajante, Portugal Trade Awards, programação W2M, retoma da promoção turística do Brasil e a aposta tailandesa em Portugal
Eventos Publituris
BTL 2022 recebeu mais de 45 mil visitantes
BTL
O novo viajante “quer verdade e responsabilidade”, concluíram os oradores da conferência do Publituris na BTL
Eventos Publituris
Nova edição: Dois anos de pandemia, os vencedores dos Portugal Trade Awards do Publituris, as propostas dos operadores e dossier seguros
Eventos Publituris
“Teremos e vamos promover a Ucrânia enquanto destino turístico”
Distribuição
Rita Marques (SET) é “Personalidade do Ano” dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2022”
Prémios
Ministro da Economia na abertura da BTL: “Estamos a assistir a uma recuperação do turismo este ano”
BTL
Ucrânia é destino convidado no stand da APAVT/Travelport na BTL
BTL
Golegã lança nova marca turística na BTL
BTL
“Portugal está na moda, mas o estar na moda dá muito trabalho”
BTL
PUB
Meeting Industry

Ex-Secretário de Estado norte-americano John Kerry é o convidado especial da Cimeira Mundial do WTTC

A Cimeira Mundial do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), que terá lugar em Perth, Austrália Ocidental, de 8 a 10 de outubro, vai ter o ex-Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, como orador principal.

Publituris

Um comunicado do WTTC lembra que John Kerry liderou estratégias de não proliferação nuclear, combate ao extremismo e, em 2015, assinou o Acordo de Paris sobre alterações climáticas em nome dos EUA, em 2021, tornou-se o primeiro enviado presidencial especial para o Clima e o primeiro diretor a fazer parte do Conselho de Segurança Nacional com foco exclusivo nas questões climáticas.

Refira-se ainda que, veterano condecorado da Guerra do Vietnam, Kerry ganhou uma Estrela de Prata, uma Estrela de Bronze com Combat V e três Purple Hearts. Igualmente, é um autor de best-sellers e também recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade em 2024 pelo seu compromisso vitalício com o serviço público.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, afirma que “estamos honrados em receber o Secretário John Kerry como orador principal da nossa Cimeira Mundial em Perth”, enaltecendo que “a sua experiência e dedicação incomparáveis ​​no combate às alterações climáticas e aos desafios globais alinham-se perfeitamente com a nossa missão de impulsionar um futuro mais sustentável e resiliente para o setor de viagens e turismo”.

A presidente e CEO do WTTC considera ainda que “as perceções do Secretário Kerry irão, sem dúvida, inspirar o nosso setor à medida que nos reunimos para criar soluções inovadoras que equilibrem o crescimento económico com a nossa responsabilidade de proteger o planeta.”

A Cimeira Mundial atrai, anualmente, líderes da indústria e representantes governamentais de todo o mundo, proporcionando uma oportunidade crucial para colaborar em estratégias que garantam o crescimento contínuo e a sustentabilidade das viagens e turismo globais.

Como o Publituris já tinha noticiado, o conservacionista australiano e personalidade da TV Robert Irwin também subirá ao palco em Perth. Como guerreiro da vida selvagem, Irwin é também produtor, autor e fotógrafo, e conhecido em todo o mundo pela sua defesa do mundo natural.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
PUB
Meeting Industry

“À conversa com…” do congresso da APAVT vai ter Pedro Reis como convidado

O programa completo do 49º Congresso da APAVT, em Huelva, que decorrerá de 24 a 26 de outubro, está em fase de finalização, mas a Associação acaba de anunciar que Pedro Reis, atual ministro da Economia, é a personalidade confirmada para o já habitual painel “À conversa com…”, no qual o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, conduz uma troca de impressões, em modo informal, com os convidados.

Publituris

O painel “À conversa com…” que terá como convidado o ministro da Economia, Pedro Reis, está agendado para as 11h30 do dia 26 de outubro, último dia do 49º congresso da APAVT, que irá decorrer desde o dia 24 em Huelva, na Andaluzia.

Nessa mesma manhã, às 10h00, cabe a Pedro Siza Vieira, ex-ministro da Economia, uma intervenção subordinada ao tema “O que eu acho que vai acontecer daqui a um mês, porque acho que isso é importante, e como eu olho para o futuro próximo do meu país”. A temática tem que ver com a discussão do OE2025 e pretende-se, neste painel, uma abordagem às dificuldades políticas do curto-prazo e os grandes desafios de longo-prazo de Portugal.

Igualmente, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, está confirmado no congresso, onde deverá intervir na cerimónia de abertura.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

IFTM Top Resa de 17 a 19 de setembro em Paris

Realizada em Paris, esta feira é uma referência para a indústria turística, em especial para o turismo de lazer, de negócio e organização de eventos. A edição de 2024 terá lugar de 17 a 19 de setembro.

Publituris

A IFTM Top Resa é uma grande feira internacional para a indústria de viagens e turismo. É realizada anualmente em Paris, França, e é reconhecida como um evento-chave para profissionais do setor. A feira oferece uma plataforma abrangente para networking, descoberta de novos produtos e serviços e atualização com as tendências do setor.

Para 2024, o IFTM Top Resa acontecerá de 17 a 19 de setembro no Paris Expo Porte de Versailles. O evento contará com uma gama diversificada de expositores, incluindo agências de viagens, operadores de turismo, companhias aéreas, hotéis e outros importantes setores da indústria de viagens. Os participantes podem explorar zonas temáticas, participar de conferências e workshops para obter insights e forjar relacionamentos comerciais valiosos.

Laurence Gaborieau, diretora da feira destaca que a IFTM-Top Resa “é muito mais do que apenas uma feira de negócios, é uma plataforma internacional dinâmica que reúne as mentes nacionais e internacionais mais criativas, inovadores e líderes da indústria”.

O tema de 2024 é “Novos horizontes sustentáveis, combinando as nossas responsabilidades”, incentivando à reflexão sobre as nossas responsabilidades individuais e coletivas para passar do pensamento à ação, das restrições às possibilidades e, assim, desempenhar um papel ativo na nossa mudança.

Pela importância do mercado francês para o nosso país (quota de 7,4%, ocupando a quinta posição, apesar de ter sido o único a registar um decréscimo (-4,0%) entre os 10 principais mercados no mês de julho, o Turismo de Portugal participa todos os anos nesta feira, juntamente com entidades regionais de turismo e um conjunto de empresas .

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

Tudo a postos para a Abav Expo 2024 em Brasília

Está tudo a postos, em Brasília, para acolher a Abav Expo, que ocorre entre os dias 26 e 28 de setembro, reunindo agências e operadoras de turismo. Os pormenores da 51ª edição da considerada maior feira de turismo da América Latina acabam de ser apresentados.

Publituris

A 51ª edição do Abav Expo terá lugar entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, evento que deverá gerar cerca de 30 milhões de reais de imediato na economia local, com serviços de alojamento, alimentação e transporte. São esperados 30 mil visitantes em todos os dias da feira, sendo 10 mil pessoas de fora do Distrito Federal. Serão 198 stands, 1,5 mil marcas, 22 países representados, além de 26 estados e 15 municípios brasileiros, num espaço com cerca de 30 mil m2, bem como 120 compradores convidados.

“É a maior feira de turismo da América Latina”, assinala Jerusa Hara, que lembra que a capital ainda envia mais turistas do que recebe. “Mas vemos um grande potencial para Brasília receber mais do que emite turistas”, declarou a diretora executiva da Abav nacional.

Ana Carolina Medeiros, presidente nacional da Abav destaca os benefícios que a feira traz para a cidade sede do evento. “A feira será propulsora do turismo de Brasília por até os próximos seis meses”, para uma capital que ainda envia mais turistas do que recebe, enquanto Jerusa Hara, diretora executiva da Abav Nacional acredita que existe “um grande potencial para Brasília receber mais do que emite turistas”.

Segundo dados apresentados por Jerusa Hara, 80% dos produtos e serviços turísticos no Brasil são comercializados através de agências de viagens e a presença massiva dos profissionais do setor na cidade que sedia o evento gera impactos positivos. “Pesquisas realizadas pela Abav com associados, até seis meses após a realização do evento, mostram que o destino anfitrião da feira apresenta um crescimento em comercialização de pacotes e passa a figurar entre os cinco destinos nacionais mais comercializados”, destacou.

Ao longo dos três dias do evento, serão 60 ações entre palestras, painéis e capacitações, que vão abranger temas como “Afro Turismo e Povos Originários”, “Turismo 60+”, “Turismo Inclusivo e Diversidade”, “Direito do Consumidor”, “Turismo Cívico”, entre outros, além de formações de produtos e serviços turísticos.

Por sua vez, o programa de buyers levará à Brasília compradores de 13 países: Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru, Portugal, Espanha, México, EUA, Suíça, França, Reino Unido e Alemanha. A iniciativa pretende gerar uma aproximação entre o mercado brasileiro e os principais players internacionais, possibilitando o intercâmbio de negócios com mercados emissores nas Américas, Caribe e Europa. Também participarão desta edição 60 compradores nacionais, divididos entre DMC, operadoras e profissionais do segmento MICE do mercado brasileiro.

Na área internacional, mais de 20 destinos internacionais estarão presentes na feira com stands personalizados.

Para estimular a inovação no Turismo, a ilha de tecnologiaABAV Travel Tech vai reunir projetos especiais criados especialmente para empresas do setor. Outro destaque é o Espaço das Operadoras, o maior em feiras do setor. A iniciativa oferece uma localização estratégica no evento e serve como uma montra para as empresas, dando mais visibilidade e proporcionando mais oportunidades de negócios.

Uma das novidades do evento é o lançamento da Jornada do Turismo 2030, seminário voltado para a sustentabilidade, trazendo cases de como o turismo pode mitigar os efeitos da crise climática.

O secretário de turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo reforçou, na ocasião, que a capital da República é polo gastronómico nacional, considerada cidade do design e um dos melhores destinos da lista do The New York Times. “Em média, Brasília fica 120 dias por ano sem chuva, o que favorece a ativação do lago para atividades voltadas para o turismo, como a prática de desportos”, evidenciou.

Refira-se que a Associação Brasileira de Agências de viagens, organizadora da Expo Abav engloba 2.232 associados, entre pequenas médias e grandes agências de viagens, operadoras de turismo, agências corporativas e agências on-line.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

World Trails Conference 2024 será em Ottawa de 30 de setembro a 3 de outubro

A cidade canadiana de Ottawa será palco da World Trails Conference (Conferência Mundial de Trilhos), entre 30 de setembro e 3 de outubro próximos. Trata-se de um encontro global de especialistas em trilhos, gestores, destinos, entusiastas e académicos, que se reúnem a cada dois anos para partilharem conhecimento e garantirem que os benefícios que os trilhos oferecem à sociedade continuam sustentáveis e que são apoiados em todo o mundo.

Publituris

Organizada pela Trans Canada Trail, a World Trails Conference 2024 vai centrar-se na ligação com pessoas, lugares e o planeta. Em causa está a exploração dos laços profundos que ligam a humanidade ao mundo natural e o desenvolvimento de uma nova compreensão sobre os impactos dos trilhos no meio ambiente e nas comunidades.

Entre os temas em debate estarão clima e natureza, sustentabilidade, conservação, turismo regenerativo, papel multifacetado do turismo nos destinos, arte e cultura, digitalização e tecnologia, trilhos resilientes, educação e envolvimento inclusivo, e conhecimento.

A conferência vai contar com delegados de 25 países diferentes, na sua primeira incursão solo norte-americano.

A primeira World Trails Conference foi realizada na Ilha de Jeju, Coreia, em 2010. O financiamento foi garantido para sediar mais quatro conferências nesta ilha até 2015. Em 2016, o evento mudou para Tottori, no Japão, e continuou a crescer. A 7ª World Trails Conference ocorreu em Santiago de Compostela, na Espanha, atraindo um número diverso e representativo de delegados de todo o mundo. É considerado o único evento desse tipo que oferece uma plataforma verdadeiramente global para trilhos de todo o mundo.

Os trilhos, segundo a organização, representam uma contribuição crescente para o PIB mundial e desempenham um papel significativo no turismo de aventura e na aventura suave em particular. Dão suporte a mais de um terço de todas as atividades de turismo de aventura, com caminhadas identificadas em 2017 como a atividade de turismo de aventura mais popular. A pandemia da Covid-19 viu um aumento sem precedentes de 200% a 500% nos utilizadores de trilhos, e espera-se um boom quando o turismo e as viagens voltarem à capacidade pré-pandemia, daí que este setor deve estar pronto e preparado.

Refira-se ainda que os trilhos são grandes contribuidores para a conservação e experiências na natureza, património cultural e estilos de vida saudáveis, ao mesmo tempo que beneficiam comunidades locais, turistas, saúde, recreação e educação sobre a natureza. Reunir essa comunidade global é o objetivo da World Trails Conference, visando que o setor encontre uma voz unida, partilhe conhecimento, aprenda uns com os outros e forneça inspiração através de campanhas internacionais para promover o valor que os trilhos oferecem a todas as pessoas em todos os países.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

WTM London 2024 revela programa de conferências

Mais de 60 conferência estão confirmadas para o World Travel Market London deste ano, reunindo os principais especialistas e ministros, ajudando o evento a consolidar a sua reputação como o evento de viagens e turismo mais influente do mundo.

Publituris

De 5 a 7 de novembro, Londres voltará a ser a capital do turismo a nível mundial com a realização do WTM London 2024.

Com o turismo regenerativo e as tecnologias transformadoras a assumirem um conjunto de pontos de discussão nos três dias, o WTM London está a preparar-se para ser uma plataforma de mudança positiva.

As sessões estão divididas em seis temas de conferências, todos selecionados por um painel de consultores de conferências, para orientar os visitantes para os tópicos que mais lhes interessam e onde podem mergulhar em debates com colegas e especialistas. Assim, nesta edição estarão em destaque temas com a Diversidade, Equidade, Acessibilidade e Inclusão (DEAI); Geo-Economia; Marketing; Sustentabilidade; Tendências de viagem; e Tecnologia.

Na sequência de um aumento de 29% na participação nas sessões da conferência em 2023, este ano os palcos aumentarão de tamanho. Para facilitar a navegação, os teatros das conferências deste ano serão designados de acordo com o esquema de cores das regiões correspondentes. O Teatro Amarelo situar-se-á na região de África, o Teatro Laranja na Ásia e o Teatro Púrpura na tecnologia.

Além disso, serão dedicados dias diferentes a temas específicos, com sessões transformadas em cimeiras. Assim, no dia 5 de novembro, o dia de abertura começa com a apresentação do WTM Global Travel Report, comissariado pela WTM e apoiado por investigadores da Oxford Economics. Este relatório baseia-se em dados abrangentes de mais de 185 países para fornecer informações sobre o comportamento dos consumidores e as tendências suscetíveis de moldar o setor das viagens e turismo.

Segue-se a Cimeira de Tecnologia, com o tema “Frictionless Journeys”. Aqui, os visitantes poderão descobrir como implementar novas tecnologias e saber mais sobre a intersecção entre a IA e esquemas de fidelização.

A Cimeira DEAI – “Do Compromisso à Ação” – também terá lugar no primeiro dia, proporcionando uma plataforma para mostrar o futuro da diversidade, acessibilidade, igualdade, inclusão e interseccionalidade (DEAI) no turismo.

O destaque do segundo dia do WTM London 2024 vai para a 18.ª Cimeira de Ministros no World Travel Market, em associação com a UN Tourism e o WTTC, onde mais de 50 das figuras políticas mais influentes do turismo reunir-se-ão.

O potencial das tecnologias emergentes para o bem do turismo é o tema deste ano. Durante este encontro anual de ministros, os decisores políticos debaterão o potencial transformador da IA e de outras tecnologias emergentes na definição do futuro das viagens e da hospitalidade, tendo em conta as implicações éticas da sua utilização.

A Cimeira de Sustentabilidade deste ano, “The Rise of Regenerative Tourism – a Paradigm Shift”, irá explorar os princípios fundamentais do turismo regenerativo, destacar estudos de casos de sucesso e fornecer estratégias acionáveis para integrar estes conceitos nas práticas turísticas.

A Cimeira de Marketing do último dia da feira (7 de novembro) analisará a evolução do marketing de viagens na era digital, com sessões que abordarão a forma como as ferramentas digitais estão a impulsionar mudanças nas técnicas de marketing e a importância de contar histórias ao longo da viagem do viajante. O percurso de marketing será seguido pelo regresso “Influencers’ Lunch” (almoço dos influenciadores”, que oferece aos criadores de conteúdos a oportunidade de estabelecerem contacto com colegas e expositores que procuram uma colaboração interessante.

O aguardado discurso principal encerra o evento deste ano, não se sabendo ainda quem será o/a orador/a ainda não foi anunciado, mas com convidados anteriores, incluindo o documentarista Louis Theroux e o empresário Steven Bartlett, espera-se que seja uma sessão inspiradora.

Juliette Losardo, diretora do World Travel Market London, considera que “as viagens têm o poder de mudar o mundo e o World Travel Market dá aos visitantes a oportunidade de fazer parte do movimento que o molda”.

Por isso, diz que a organização “orgulha-se de ser uma força tão influente na facilitação e formação de um debate positivo no setor global das viagens”.

O jornal Publituris volta a ser Media Partner do WTM London 2024.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

Consultia diz que sustentabilidade é fator indispensável para as empresas no MICE

As empresas estão cada vez mais alertas ao fator sustentabilidade quando se trata de organizar os seus eventos corporativos, optando por empresas que se diferenciem no setor MICE, de acordo com dados da Consultia Business Travel, empresa especializada na gestão integrada e no aconselhamento das viagens empresariais e MICE.

Publituris

De acordo com os dados da Consultia Business Travel cada vez mais empresas solicitam aos organizadores de eventos corporativos que concedam prioridade à seleção de locais amigos do ambiente, sendo que muitos deles exigem a implementação de práticas sustentáveis durante os seus eventos. Percebe-se, assim, que o compromisso das empresas com a sustentabilidade está a tornar-se cada vez mais importante, especialmente no que diz respeito à organização de eventos MICE.

Neste sentido, Renato Peña, diretor de MICE da Consultia Business Travel, sublinha que “as empresas estão particularmente atentas à sustentabilidade do seu evento corporativo e escolhem, na organização dos mesmos, empresas organizadoras que lhes possam trazer valor no domínio da sustentabilidade, incluindo os vários intervenientes ao longo de toda a cadeia de valor, como o transporte, o alojamento, os espaços para eventos, etc., que correspondam a esses pedidos.”

Algumas ações que fazem a diferença para as empresas que querem ser mais sustentáveis são, por exemplo, a proximidade dos destinos de um evento: optar por realizar o evento numa cidade próxima ou, por exemplo, na cidade onde a empresa está localizada, trará uma redução considerável na pegada de carbono. No entanto, as empresas que optam por organizar o evento noutra cidade devem ter em conta que, de todos os meios de transporte existentes, o comboio é normalmente o menos poluente de todos. Isto porque emite menos CO2 e transporta um maior número de pessoas.

Há ainda outros pormenores, de acordo com o estudo. Há uma tendência para a seleção de produtos de origem local, embalagens reutilizáveis ou recicláveis e uma gestão correta dos resíduos, através da quantificação exata dos participantes e do seu compromisso de presença.

Por outro lado, muitas empresas começam já a implementar ações de comunicação interna que visam sensibilizar os seus colaboradores para o respeito pela natureza ou pela história do local visitado. Estas ações sublinham que não se deve tocar em edifícios, monumentos e templos antigos para os preservar e, no caso de ecossistemas sensíveis, como os recifes de coral ou as florestas tropicais, informam os participantes sobre como causar o menor impacto possível e não os degradar. Salientam igualmente a importância de respeitar as pessoas, a cultura, os costumes, a gastronomia e as tradições das populações locais, indica a Consultia.

Em suma, o setor MICE continua a crescer e tudo aponta para que seja uma tendência que se manterá nos próximos anos. No entanto, “a sustentabilidade entra no tabuleiro do jogo e torna-se uma peça fundamental nos eventos MICE”, conclui Renato Peña.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

24ª Cimeira Mundial da WTTC vai contar com oradores de “peso” já anunciados

Com o tema “Terra Antiga: Novas Perspectivas”, a 24ª Cimeira Mundial da WTTC (World Travel & Tourism Council), que vai acontecer em Perth (Boorloo), Austrália Ocidental, de 8 a 10 de outubro, vai contar com oradores de “peso”. A lista, praticamente fechada, conta com os principais líderes das mais conceituadas empresas de viagens e turismo do mundo.

Publituris

O World Travel & Tourism Council (WTTC) acaba de anunciar a lista de palestrantes de alto nível para seu próximo Global Summit, apresentando os principais líderes das mais importantes empresas de viagens e turismo do mundo. O evento anual terá lugar em Perth (Boorloo), Austrália Ocidental, de 8 a 10 de outubro, considerado o mais influente do calendário das viagens e turismo.

Com o tema “Terra Antiga: Novas Perspectivas”, esta cimeira mundial destacará a rica herança cultural e as maravilhas naturais da Austrália, enfatizando a inovação e o crescimento sustentável. Líderes da indústria e autoridades governamentais de todo o mudo estarão reunidos em Perth para continuar a alinhar esforços para apoiar o setor das viagens e turismo, e avançar para um mundo mais seguro, mais resiliente, inclusivo e  sustentável.

Os principais líderes empresariais definidos para falar incluem Greg O’Hara, fundador e Senior Managing Director da Certares, e board  do WTTC; Matt Goldberg, CEO do TripAdvisor; Audrey Hendley, presidente da American Express Travel; Jerry Inzerillo, CEO do Diriyah Company Group; Hiroyuki Takahashi, presidente do Conselho da JTB Corp; e James Thornton, CEO da Intrepid Travel, sem contar com o renomado conservacionista da vida selvagem e apresentador de TV, Robert Irwin, que também subirá ao palco.

Para Julia Simpson, Presidente e CEO do WTTC, os insights e liderança destes oradores “são cruciais à medida que moldamos o futuro do setor das viagens e turismo”.

Enalteceu a beleza natural da Austrália Ocidental e o seu profundo compromisso com a sustentabilidade e a diversidade cultural, considerando-a, por isso, o cenário perfeito para este evento. “Sediar o Global Summit em Perth permite-nos ser pioneiros em novas ideias para o turismo, ao mesmo tempo em que honramos as ricas tradições e a antiga herança da terra”, disse.

24º Global Summit do WTTC tem como objetivo mudar o jogo, definindo o curso para um futuro dinâmico e sustentável em viagens e turismo.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

1º Congresso Mundial Turismo do Interior vai ter lugar em Cáceres em novembro

O 1º Congresso Mundial Turismo do Interior, que acaba de ser apresentado na Sertã, vai ter lugar nos dias 26 e 27 de novembro deste ano em Cáceres, Estremadura (Comunidade Autónoma de Espanha). Portugal irá receber a segunda edição desta iniciativa em 2025.

Publituris

Na apresentação, o presidente da Câmara Municipal da Sertã, salientou que “eventos como este constituem uma oportunidade de repensar o turismo no interior”, acrescentando que “é crucial delinear estratégias vocacionadas para as especificidades que o turismo no interior apresenta”.

Por sua vez, Miguel Martins, presidente da Associação Ibérica de Turismo do Interior (AITI), afirmou que “o grande desafio é unir empresários dos dois lados da fronteira, Beira Baixa e Estremadura, com o mesmo objetivo: vender o território e o turismo ibérico”.

O Congresso Mundial Turismo do Interior destina-se a empresários e profissionais do turismo, administração local e central e ensino “porque é fundamental unir a vertente académica e empresarial” destacou Miguel Martins da AITI. “Mobilidade e turismo de interior”, “Turismo religioso e espiritualidade ou a “Sustentabilidade do turismo depois de 2023” serão os tópicos para o primeiro dia de congresso, a 26 de novembro. No dia seguinte, serão tema de debate “Recursos e gentes dos territórios de interior”, “Interior é destino?” e “Beira Baixa e Extremadura, que futuro?”.

O Congresso Mundial Turismo do Interior visa refletir sobre a importância e a simbiose do turismo com os destinos do interior, enquanto locais acolhedores, atrativos turísticos, e que requerem atenção, investimento e planeamento para a sua adequada sustentabilidade turística.

Análise da situação atual e perspetivas futuras do turismo interior, análise do turismo interior e suas áreas de interesse: o turista e fluxos turísticos, a estrutura e funcionamento do sistema turístico, o planeamento e desenvolvimento da estratégia do turismo interior, a digitalização, os impactos culturais e sociais causados ​​pela atividade turística, planeamento de ações em matéria turística que visem contribuir para o desenvolvimento social e económico do território do interior, bem como facilitar a cooperação entre os diferentes agentes envolvidos no desenvolvimento turístico dos territórios do interior, são as grandes prioridades deste congresso que rumará a Portugal na sua segunda edição, em 2025.

O congresso terá uma área de exposição para destinos do interior, para que possam apresentar a sua oferta a nível público e empresarial, e com uma área de networking com workshop, que permite fazer contactos, colaborações e contratações.

Entre os oradores portugueses contam-se João Lobo, presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, Miguel Martins, presidente da Associação Ibérica de Turismo do Interior, Eduardo Tavares, presidente da Câmara Municipal de Alfandega da Fé, Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, Alexandre Marto, CEO do United Hotels of Portugal, Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, e André Gomes, presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve. Contará igualmente com presença de entidades espanholas, europeias, do Turismo da ONU, da Polónia, Azerbaijão, Egito, Guiné Equatorial, Irão, do México e Peru.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

Porto recebe congresso da ICCA em 2025

A International Congress and Convention Association (ICCA) anunciou as duas cidades anfitriãs dos congressos em 2025 e 2026. O Porto receberá o evento de 9 a 12 de novembro do próximo ano.

Publituris

A International Congress and Convention Association (ICCA) selecionou os dois próximos destinos para o seu congresso. De 9 a 12 de novembro de 2025, a cidade do Porto, receberá o evento anual da ICCA, sendo que, em 2026, de 8 a 11 de novembro, será a vez da Cidade do Panamá.

“O Congresso da ICCA é o principal evento do setor das reuniões e eventos. Ano após ano, o congresso atrai delegados de todos os cantos do mundo e participantes de toda a comunidade. É o local onde todos os intervenientes no setor dos eventos empresariais se reúnem, estabelecem contactos e fazem amizades que nos tornam fortes e bem sucedidos”, refere Senthil Gopinath, CEO da ICCA.

“Estamos entusiasmados por receber o Congresso da ICCA no Porto em 2025. O Porto é uma cidade onde a história se encontra com a inovação, oferecendo uma mistura única de tradição e modernidade”, afirma Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP). “Com os nossos espaços de classe mundial, cultura vibrante e património rico, estamos confiantes de que o Porto irá proporcionar uma experiência inesquecível a todos os delegados. O nosso compromisso com a excelência e a sustentabilidade garante que o Congresso de 2025 será um evento marcante, celebrando não só a missão da ICCA, mas também o 30.º aniversário do Porto e Norte de Portugal Convention and Visitors Bureau (CVB)”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.