As propostas do candidato Miguel Silva Gouveia (PS + BE + PAN + MPT + PDR + NOS) para o turismo no Funchal
Que importância possui o turismo para a cidade do Funchal? Está satisfeito com as políticas desenvolvidas relativamente ao turismo na e para a cidade do Funchal? Se tivesse de voltar […]
Victor Jorge
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Que importância possui o turismo para a cidade do Funchal? Está satisfeito com as políticas desenvolvidas relativamente ao turismo na e para a cidade do Funchal? Se tivesse de voltar atrás, o que faria de novo ou de forma diferente no que diz respeito ao turismo na localidade?
A Câmara Municipal do Funchal lançou, em 2016, com o atual Executivo, a sua primeira Estratégia Municipal de Turismo, entretanto revista e atualizada em 2019, a qual tem sido um dos documentos orientadores mais marcantes desde que estamos em funções. A autarquia assumiu então o objetivo estrutural de qualificar o produto turístico do Funchal, assente na premissa de que os Municípios têm um papel determinante nos bons resultados de qualquer região a esse nível. Tendo em conta que a Madeira é uma região turística por excelência, e que o Funchal é o catalisador natural desse fenómeno, fazia ainda mais sentido que a cidade passasse a ser um agente ativo nestas questões, apostando numa melhor divulgação do seu produto turístico, procurando comunicar adequadamente o destino e proporcionando experiências únicas aos seus visitantes, que honrem a reconhecida arte de bem receber do destino turístico mais antigo do país, mas sem receio de modernizar e diferenciar.
Desde então, foi isso que aconteceu, com resultados merecedores de destaque, e que levaram o Funchal a ser reconhecido, inclusive, com o prémio “Município do Ano Regiões Autónomas”, atribuído pela Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, justamente pela sua Estratégia Municipal para o Turismo. Entre as várias medidas implementadas, o Município lançou o portal Visit Funchal e respetivas redes sociais, criou um posto de turismo municipal, disponibilizou aplicações móveis, mapas e percursos temáticos, lançou roteiros acessíveis da cidade, uma lista de conquistas que definitivamente contribuíram para qualificar, enriquecer e diferenciar a oferta turística da cidade. Hoje, o Funchal é uma cidade mais inteligente e muito mais preparada para lidar com o Turismo, aquela que é a nossa principal atividade económica.
De referir, igualmente, que, nesta estratégia, as questões relativas ao Turismo Acessível têm sido especialmente tidas em conta, com múltiplas medidas implementadas ao nível da Frente Mar Funchal, do Desporto, da Cultura e da Mobilidade, e que contribuíram para que a Câmara Municipal do Funchal tenha sido distinguida pela Comissão Europeia com o prémio “Civitas Award Legacy 2020”, o mais importante da Europa, pela sua Estratégia de Mobilidade Urbana.
Quais foram as maiores dificuldades sentidas durante este período e como antevê o regresso à tão desejada “normalidade” para o turismo na cidade do Funchal? Questões como a sustentabilidade, overtourism, segurança, digitalização e mobilidade estão na ordem do dia no turismo. O que está e vai ser feito nestes pontos (e outros) em concreto?
Tal como em todos os principais destinos turísticos mundiais, a crise de saúde pública afetou severamente o setor turístico no Funchal. A temporada de verão do ano passado foi altamente prejudicada e estamos agora a começar a sentir os sinais de retoma, para o que também contribuiu o facto de o Funchal ter apresentado, ao longo da pandemia, números de casos relativamente baixos, principalmente devido à forma responsável como os seus cidadãos cumpriram as recomendações. O Município afirmou-se, uma vez mais, como destino seguro e, no decurso da pandemia, aquilo que procurámos fazer foi prosseguir as premissas da nossa Estratégia Municipal de Turismo, que efetivamente tem incidência em questões dos domínios da sustentabilidade, segurança, inovação e acessibilidades.
O que há ainda para fazer na cidade do Funchal no que diz respeito ao turismo?
O Funchal é uma cidade mundialmente conhecida pela sua beleza natural, onde o verde da montanha mergulha no azul profundo do Oceano Atlântico, e goza de um clima excecional durante todo o ano. Fomos também a primeira cidade europeia estabelecida fora da Europa continental e isso representa um marco cultural e histórico que permitiu a concretização dos ‘Descobrimentos’ e o nascimento da globalização. No entanto, pese a paisagem natural e a relevância do nosso património e da nossa História, não tenho dúvidas de que os maiores ativos do Funchal são a hospitalidade e a simpatia da nossa gente trabalhadora.
O turismo é uma área económica incontornável para o Município do Funchal e, no nosso próximo mandato, pretendemos continuar a aprofundar o plano que temos bem definido, de acordo com aqueles que são os objetivos estratégicos da Coligação Confiança para o desenvolvimento da cidade e também para as políticas locais no âmbito turístico: sustentabilidade ambiental e económica; equidade e justiça social; reabilitação urbana e ordenamento do território; inovação e investimentos inteligentes; e democracia participativa.