As propostas do candidato Ricardo Clemente (PS) para o turismo em Albufeira
Que importância possui o turismo para Albufeira? O turismo para Albufeira é de extrema importância, e de grande valor estratégico, até porque estamos a falar da principal atividade económica do […]

Victor Jorge
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Que importância possui o turismo para Albufeira?
O turismo para Albufeira é de extrema importância, e de grande valor estratégico, até porque estamos a falar da principal atividade económica do concelho. Deve por isso, ser analisada com um olhar abrangente, sobre todos os aspetos relacionados com esta atividade e o seu impacto na vida das pessoas, quer sejam os aspetos positivos, mas também os negativos.
Que medidas merecem a sua aprovação e o que foi feito que, sob a sua liderança, não seria realizado? O que teria feito de diferente durante este período pandémico e como antevê o regresso à tão desejada “normalidade” do turismo em Albufeira?
As medidas que mereceram a nossa aprovação estiveram relacionadas com o apoio às pessoas, empresas, clubes e associações e, bem assim, diversas propostas na prestação de serviços à população.
Nunca este destino turístico teve um plano concreto que tivesse uma meta a 10 e 20 anos. Uma cidade devidamente planeada é uma cidade de futuro que serve residentes e visitantes. Teríamos aproveitado a estagnação provocada pela pandemia para, pelo menos, pensarmos e desenharmos um modelo económico e turístico para Albufeira. Não pode haver sucesso sem planeamento. Os destinos concorrentes são fortes e bem programados e já há algum tempo que repensaram o seu modelo turístico, melhorando-o. É essencial rever políticas e, em conjunto com todos os agentes, determinarmos políticas sustentáveis que possibilitem criar maior valor acrescentado aos produtos oferecidos. Os desafios passam por devolver à cidade e ao concelho a sua identidade, aquela que originou o seu sucesso, um destino turístico sem raízes, tradições e cultura é muito mais vulnerável à concorrência e aos fluxos de variação de preços e muito menos sustentável.
Questões como a sustentabilidade, over-tourism, segurança, digitalização e mobilidade estão na ordem do dia no turismo. Que propostas tem para estes pontos (e outros) em concreto?
Todos esses pontos interagem entre si, pelo que, qualquer abordagem, deve ser sistémica. Devem ser analisados como um todo, uma vez que todos são fundamentais para o turismo de qualidade, de valor acrescentado, que pretendemos. Diversificar o turismo, complementando o destino sol e praia com o turismo da natureza, aproveitando os recursos endógenos do concelho. Articular com as forças de segurança o reforço da sua presença nas ruas, da sua intervenção e fiscalização, para impedir que os infratores destabilizem a qualidade de vida de quem vive e passa férias no concelho. Por fim entrar, verdadeiramente, na era do digital, usando as tecnologias em prol das pessoas, criando as condições necessárias para o alargamento das zonas wifi e usando as aplicações e as plataformas online como base da prestação e apoio aos serviços camarários.
O que falta fazer em Albufeira no que diz respeito ao turismo e que já deveria estar ou ter sido feito?
Faltam fazer coisas importantes. A formação constante dos operadores turísticos, a criação de roteiros, a maior proximidade e contato com atuais mercados emissores, a procura de novos mercados, a melhoria da oferta, a criação de atrações e eventos mundialmente reconhecidos. Falta tratar o espaço público tornando-o atrativo, melhorar as zonas históricas. Faltou criar um código de conduta, proposto por nós, para evitar os excessos a que assistimos. É fundamental qualificar o nosso turismo, fator estratégico para o desenvolvimento económico do concelho.
Eleito presidente, quais as primeiras e principais medidas a tomar em benefício do e para o turismo em Albufeira?
Todas estas medidas referidas são essenciais e iremos dar início à sua implementação de imediato. No entanto, começaria pelo código de conduta e uma aposta clara na fiscalização das atividades.