Este novo relatório sugere que, até o final da década, os agentes de IA não apenas automatizarão pesquisas e reservas de viagens, como também poderão equiparar a inteligência humana em muitas tarefas, transformando o setor de viagens e turismo como o conhecemos.
A computação quântica pode em breve resolver problemas além do nosso pensamento mais louco. Desde otimizar o tráfego aéreo global em tempo real com eficiência sem precedentes, até desbloquear as próximas fronteiras das viagens espaciais e do turismo em alto mar, trazendo ambos para mais perto da realidade.
O voo supersônico está pronto para fazer um regresso espetacular, mais de vinte anos após a aposentadoria do Concorde. A Boom Technology e a United estão a preparar-se para transportar os passageiros em velocidades estonteantes nos próximos quatro anos.
Enquanto isso, cidades inteligentes com carros autónomos e mobilidade aérea avançada não apenas remodelarão os principais destinos de hoje, mas também abrirão portas para lugares antes considerados inacessíveis, redefinindo a experiência turística para os viajantes de amanhã.
Julia Simpson, presidente e CEO da WTTC, defende que “o setor de viagens e turismo está no meio de uma revolução digital. Da personalização orientada por IA aos avanços na sustentabilidade da aviação, a inovação está a remodelar a forma como exploramos o mundo”.
“À medida que os viajantes recorrem às redes sociais, plataformas de streaming e tecnologia de ponta para se inspirar e reservar viagens em tempo real, plataformas como o Instagram estão a mudar de vender produtos para vender experiências, enquanto isso, a tecnologia está a desbloquear novas aventuras fora do caminho comum”, afirmou Simpson, para realçar que “com a inovação a acelerar a um ritmo extraordinário, as empresas que adotarem esses avanços hoje serão as líderes do setor de amanhã”.
Por sua vez, Boon Sian Chai, diretor administrativo e vice-presidente de mercados internacionais do Trip.com Group, acrescentou que “os viajantes de hoje esperam que o planeamento e a reserva sejam intuitivos, eficientes e hiperpersonalizados”.
No Trip.com Group, realçou, “somos pioneiros em assistência de viagem com tecnologia de IA, Super Apps e inovações para atender e até mesmo exceder tais expectativas”, para lembrar que este relatório também “é um guia essencial para empresas que procuram manter-se à frente da rápida mudança digital.”

Os principais insights do relatório incluem:
– A IA revoluciona as viagens – 94% dos líderes do setor veem a IA como uma missão crítica. Assistentes com tecnologia de IA, como o TripGenie da Trip.com, tiveram um aumento de 200% no uso em 2024, revolucionando o planeamento de viagens e as experiências do cliente.
– Super Apps redefinem viagens perfeitas – Uma pesquisa com 8.000 viajantes descobriu que 97% querem uma plataforma única que integre voos, hotéis, atividades e pagamentos para uma viagem sem atritos.
– Viagens mais ecológicas em alta – Do primeiro voo transatlântico 100% movido a combustível sustentável da Virgin Atlantic à expansão da energia elétrica terrestre do Porto de Miami, o setor de viagens e turismo está a avançar em direção a um futuro mais sustentável.
– O turismo espacial avança – Antes um sonho distante, a viagem espacial comercial está a aproximar-se rapidamente da realidade, com infraestrutura e procura, acelerando a um ritmo sem precedentes.
O relatório ressalta a necessidade crítica de investimento em habilidades digitais e estruturas regulatórias para libertar todo o potencial dessas tecnologias.
Com 91% das empresas de viagens planeando aumentar os seus investimentos em tecnologia, o setor está à beira da sua transformação mais significativa desde o surgimento da Internet.