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Alojamento Local em debate em Viana do Castelo

 Esta iniciativa, que acontece dia 24, resulta de uma parceria da AHRESP com as Entidades Regionais de Turismo.

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Alojamento Local em debate em Viana do Castelo

 Esta iniciativa, que acontece dia 24, resulta de uma parceria da AHRESP com as Entidades Regionais de Turismo.

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A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) promove, no dia 24, terça-feira, um workshop sobre Alojamento Local destinado aos empresários da região de Viana do Castelo. A iniciativa enquadra-se no Roadshow Nacional de Workshops e realiza-se no Auditório do Castelo de Santiago da Barra, a partir das 15h.

Esta iniciativa, que resulta de uma parceria da AHRESP com as Entidades Regionais de Turismo do Alentejo, Turismo Centro de Portugal e Turismo do Porto e Norte de Portugal e com o apoio institucional da Câmara Municipal de Viana do Castelo, conta com as presenças de José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Jorge Magalhães, Vice-presidente da ERT do Porto e Norte de Portugal, José Mendes, da IDTOUR, Jorge Dias, CIMAI, Rute Esteves e Nuno Freitas, do Hostel Dona Emília Guesthouse, Carina Viana, da Branco Cavaleiro Architects, Patrícia Purshotam Morais e Joaquim Ribeiro, ambos da AHRESP.

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O roadshow nacional de workshops é cofinanciado pelo Compete 2020 / Portugal 2020 e tem como objetivo alargar a aprofundar o conhecimento sobre a actividade das unidades de Alojamento Local em Portugal. ‘Sou empresário de Alojamento Local e agora?’ é o mote para esta iniciativa, que vai apresentar também o conjunto de respostas que a AHRESP desenvolveu no âmbito do Programa QUALITY, projecto que visa a valorização e qualificação do Alojamento Local.

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«A AHRESP vai, com esta iniciativa, dar resposta à dinâmica e aos desafios de crescimento da atividade do Alojamento Local em Portugal, fornecendo aos empresários ferramentas de apoio à gestão e garantindo padrões de qualidade do serviço», afirma Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP. «Queremos promover e projectar internacionalmente o destino Portugal com uma marca que gera confiança nos consumidores».

A primeira edição deste roadshow realizou-se em Grândola, seguindo-se agora Viana do Castelo, Seia, Évora, Porto Santarém, Caldas da Rainha, Vila Real e Aveiro. A participação nos workshops é gratuita, mas exige inscrição obrigatória. Em cada iniciativa será apresentado o Programa QUALITY e as ‘Referências de Boas Práticas’ já desenvolvidas com o objectivo de discutir a aplicação das mesmas, bem como suscitar o debate sobre temas muito específicos e operações de gestão do AL.

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AHP debate conectividade aérea

A associação da Hotelaria de Portugal (AHP) organiza um almoço no qual a conectividade aérea do país estará em debate.

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A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) realiza o primeiro Almoço de Associados de 2025 no dia 31 de janeiro, no Dom José Beach Hotel, em Quarteira. Este almoço irá reunir profissionais do setor para debater temas estratégicos para a operação aérea no Aeroporto de Faro e a conectividade aérea do país.

O evento contará com a participação de responsáveis do Turismo de Portugal e da ANA Aeroportos: Francisco Pita, COO, ANA Aeroportos; Filipe Silva, Senior Director, Turismo de Portugal; e Alberto Mota Borges, diretor do Aeroporto de Faro.

Entre os temas em discussão, destacam-se os principais mercados emissores para o Algarve e para Portugal, as rotas e companhias aéreas em operação e os desafios que se colocam à aviação comercial. Além disso, será abordada a articulação entre os aeroportos nacionais e a estratégia da ANA Aeroportos e do Turismo de Portugal para garantir a conectividade aérea.

De referir que o evento é fechado e exclusivo para associados, parceiros da AHP e profissionais do setor do turismo.

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APECATE realiza sessões de formação em IA aplicada à Animação e aos Eventos

Com a Inteligência Artificial a tornar-se uma obrigatoriedade no setor do turismo e eventos, a APECATE irá realizar quatro sessões de formação para preparar profissionais em Lisboa e no Porto.

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Consciente das alterações que a Inteligência Artificial (IA) tem trazido aos diversos mercados, a APECATE vai realizar quatro sessões de formação, em formato presencial, dedicadas à utilização da Inteligência Artificial nos setores da Animação Turística e dos Congressos e Eventos.

Com uma duração total de oito horas, divididas em módulos teóricos e práticos, para cada um dos setores decorrerá uma sessão em Lisboa e outra no Porto. Nos dias 24 e 25 de fevereiro decorrerão as sessões de Lisboa (Mesa Luísa) e nos dias 27 e 28 de fevereiro as sessões do Porto (Associação de Turismo do Porto e Norte).

A criação de prompts direcionados, as ferramentas para cada um dos setores para potenciar a IA e as suas aplicações práticas, são alguns dos módulos que serão ajustados ao setor em questão.

Para a APECATE, “estas formações representam uma oportunidade valiosa para os profissionais da Animação Turística e dos Congressos e Eventos se destacarem num mercado cada vez mais competitivo e dinâmico”.

Mais informações e inscrições poderá ser efetuada no link.

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ALEP com formação sobre AL no Algarve

Nesta ação de formação, a ALEP pretende responder a diversas dúvidas suscitadas pelos proprietários e gestores de Alojamento Local do Algarve.

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Para dar resposta às dúvidas suscitadas pelos proprietários e gestores de Alojamento Local do Algarve, a Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) acaba de lançar uma ação de formação certificada em Faro, no dia 12 de fevereiro, com o apoio do Turismo do Algarve, com o objetivo de dar a conhecer em detalhe todas as alterações práticas à atividade e alertar para os novos desafios para o futuro do AL.

Nesta ação de formação prática presencial de 3 horas e 30 minutos, os participantes obterão respostas a diversas dúvidas. Entre elas, enumera a ALEP estão: O que muda com a nova legislação: Decreto-Lei 76/2024; Quais são as novas regras de AL em condomínio?; Como fica a abertura de novos registos em frações de prédios no litoral e interior e em cidades onde há regulamentos municipais? Quais são as atuais limitações?; Os registos de AL vão ter prazo de validade?; E o que muda na questão fiscal?; Qual é a nova forma de comprovar atividade e qual é o papel do Seguro neste processo? E o que acontece a quem não enviou o Comprovativo de Atividade em 2023?; Afinal quais são os novos poderes das Câmaras? Quais são as perspetivas para os regulamentos municipais?; Como fica a questão da intransmissibilidade?.

A ação de formação decorrerá na sede da Região de Turismo do Algarve, a partir das 14h30 e os interessados em frequentar a formação certificada da ALEP poderão obter mais informações sobre inscrição e modo de pagamento em www.alep.pt/FORMACAOALGARVENOVALEI

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Linha +Interior Turismo vai apoiar novos projetos

O Turismo de Portugal promove, nos dias 30 e 31 de janeiro, em Almodôvar, Viana do Castelo e Sever do Vouga, respetivamente, sessões de assinatura de contratos de projetos aprovados no âmbito da Linha +Interior Turismo, a serem desenvolvidos em territórios de baixa densidade. Ambas as sessões contarão com a presença de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, que fará os encerramentos.

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A cerimónia, no dia 30 de janeiro, às 16h00, em Almodôvar, decorre no Salão Nobre do Município. A abertura estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, António Manuel Bota, do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, seguindo-se a apresentação dos três projetos a apoiar e a assinatura dos respetivos contratos.

Já a de Viana do Castelo, segundo o Turismo de Portugal, está agendada para as 11h00 do dia 31 de janeiro, na Fortaleza de Santiago da Barra, e contará com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, antes de serem apresentados os sete ​projetos e da assinatura dos respetivos contratos.

No mesmo dia, pelas 16h00, haverá uma sessão, em Sever do Vouga, organizada em conjunto com a respetiva Câmara Municipal e com a Turismo Centro de Portugal, que decorre no Centro de Artes e do Espetáculo de Sever de Vouga, contando com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro de Machado.
A abertura estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Pedro Amadeu Lobo, da vice-presidente do Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.
Após a assinatura, há lugar à apresentação dos seis ​projetos apoiar e a assinatura dos respetivos contratos.

Refira-se que a Linha +Interior Turismo conta com uma dotação de 20 milhões de euros e está direcionada para apoiar entidades públicas, associações e fundações. O programa, conforme avança o Turismo de Portugal, visa fomentar projetos que contribuam para o desenvolvimento turístico sustentável dos territórios do interior, valorizando recursos e ativos locais, promovendo estratégias inovadoras e gerando novos níveis de atratividade turística, contribuindo para impulsionar a dinamização social e económica das comunidades locais.

 

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OIPT apresenta-se na FITUR

A FITUR será palco da apresentação formal da Organização Internacional de Profissionais de Turismo (OIPT).

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Na próxima quinta-feira, 23 de janeiro de 2025, na FITUR, vai nascer formalmente a Organização Internacional de Profissionais de Turismo (OIPT).

A nova organização, que será presidida pela argentina Adriana E. Romero de Figueroa, terá como primeiro vice-presidente do português Agostinho Manuel Carvalho Soares Peixoto.

Em comunicado, a OIPT refere que a apresentação “marca a formalização de uma sólida relação de cooperação internacional cultivada ao longo dos anos”, indicando que a organização contará com membros da Argentina, Portugal, Espanha e Chile.

No mesmo comunicado, os membros reafirmaram a sua convicção de considerar o turismo como uma “ferramenta poderosa para o desenvolvimento das comunidades locais e a promoção da sustentabilidade nos destinos turísticos e o compromisso de trabalhar de forma solidária para que o turismo seja um motor de progresso económico, social e cultural nas regiões que o acolhem”.

O estatuto institucional alcançado, com a inscrição no Registo de Pessoas Coletivas de Madrid, permitirá à organização, através da cooperação internacional, promover redes sólidas entre os especialistas em turismo. Isto será conseguido através do fomento do conhecimento académico e da aplicação da experiência adquirida para impulsionar a sustentabilidade, a inovação e o progresso no setor, facilitando a troca de informações entre colegas a nível global.

De referir ainda que a secretaria-geral ficará localizada na Argentina, com a 1.ª vice-presidência e sede a pertencer à Europa, mais concretamente, em Braga.

A apresentação oficial decorrerá no stand de Portugal, Pavilhão 4, stand 4G01-4G02, no dia 23 de janeiro, pelas 10h45, e será presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
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Algarve promove webinar sobre o programa de formação e integração de migrantes no setor do turismo

O Turismo do Algarve promove terça-feira, dia 21 de janeiro, entre as 15h30 e as 16h15, um webinar dirigido ao trade regional para apresentar e esclarecer dúvidas sobre o Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Social no setor do Turismo.

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Refira-se que a iniciativa resulta de um protocolo assinado entre o Turismo de Portugal, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), e visa o acolhimento, a qualificação e a integração profissional de migrantes e beneficiários de proteção internacional em Portugal.

A ação contará com uma intervenção de boas-vindas por parte de André Gomes, presidente do Turismo do Algarve. Em seguida, Catarina Paiva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal fará a apresentação e enquadramento do programa no âmbito do Roadmap Economia, sendo que depois haverá lugar à apresentação e visita guiada ao formulário de inscrição e adesão das empresas por Ana Paula Pais, diretora Coordenadora da Direção de Gestão de Competências e Capacitação do Turismo de Portugal, com tempo ainda para esclarecimento de dúvidas por parte dos participantes.

A sessão, gratuita e de acesso online, destina-se a empresas do setor do turismo interessadas em aderir ao programa e tirar dúvidas sobre o processo de candidatura. Registo obrigatório: inscreva-se aqui.

As candidaturas ao Programa Integrar para o Turismo estão abertas até 31 de janeiro de 2025.

 

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AHETA e CTP promovem encontro para debate do OE25 e relatório Mario Draghi

A AHETA e a CTP irão realizar um evento no próximo dia 28 de janeiro, no Tivoli Marina Vilamoura Algarve Resort para analisar o Orçamento de Estado 2025 e o Relatório Mario Draghi sobre o futuro da competitividade europeia.

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Com início às 14h30, esta reunião de trabalho contará com intervenções de abertura de Hélder Martins, presidente da AHETA, e de Francisco Calheiros, presidente da CTP.

O tema “O Algarve, o Turismo e o Orçamento de Estado” será apresentado por Luís Serra Coelho, diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, enquanto Carlos Tavares, ex-ministro da Economia e ex-presidente da CMVM, vai analisar o cenário macroeconómico.

A análise das medidas contidas no Orçamento de Estado para 2025 estará a cargo de Catarina Gonçalves, Tax Partner – Corporate & International Tax da PWC, e o Relatório de Mario Draghi “O futuro da competitividade da Europa”, por Fernando Medina, deputado e ex-ministro das Finanças.

Inscrição através do seguinte link: https://forms.office.com/r/PgEVepvQ6r.

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Casas Açorianas promovem encontro anual em São Jorge

As Casas Açorianas realizam o seu encontro anual na ilha de São Jorge de 13 a 16 de fevereiro, numa altura em que, segundo esta Associação de Turismo em Espaço Rural já haverá dados que permitam fazer um balanço mais efetivo do ano turístico de 2024 e debater perspetivas para o futuro do turismo nos Açores.

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A associação tem acompanhado e discutido o crescimento que a atividade turística tem tido nos Açores em várias vertentes, nomeadamente nas mais valias que deixa na economia, assim como o efeito e influência da carga turística no território. Pela importância desta análise e da sua discussão em fórum aberto como é o das Casas Açorianas, o encontro de 2025 terá como tema – “Não Perca o Rumo”.

Depois do encontro de 2024, os associados das Casas Açorianas terem debatido o tema “Açores: Mais ou Melhores Turistas?”, “que desde então passou a fazer parte da agenda turística da Região, tendo sido abordado em muitos discursos, artigos de opinião ou entrevistas na imprensa regional”, pretende-se este ano, indica a associação em nota de imprensa, olhar para o caminho a percorrer tendo como ponto de partida a realidade da nossa atividade turística”.

Para além da sessão de abertura e de encerramento, em que participarão entidades locais e regionais, o encontro vai contar com dois painéis, divididos em dois dias, que terão como temas: “Chegados aqui como pautar futuro?”, em que participarão especialistas no setor, e “Visão de fora para dentro – Como os jornalistas veem o turismo nos Açores?”, que contará com a participação de profissionais da comunicação social.

O evento contará, para além dos associados das Casas Açorianas, com a presença de vários oradores e de um conjunto de jornalistas da imprensa regional e nacional, e ainda bloguers que se deslocarão à Ilha de São Jorge para fazerem a cobertura do evento e realizarem uma presstrip durante a qual vão ficar a conhecer a ilha e o que ela tem para oferecer a quem a visita.

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Portimão promove seminário “Pensar Turismo, pensar Algarve”

No próximo dia 13 de janeiro, o Teatro Municipal de Portimão será palco do seminário “Pensar Turismo, pensar Algarve”, promovido pelo Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) em parceria com o Turismo de Portugal, através das escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António.

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O principal objetivo do seminário, é demonstrar aos alunos do barlavento algarvio, que o turismo é uma profissão com futuro, sendo aguardados no evento representantes do Turismo de Portugal, do poder local, delegações do Estado ligadas ao ensino e ao emprego, escolas secundárias, associações e empresas do setor.

Os participantes vão debater a necessidade de formação especializada para os atuais e futuros colaboradores dos setores da hotelaria e turismo, fazendo parte dos trabalhos a apresentação do programa “Qualificar Gera(Ação)”, uma parceria da Licenciatura em Gestão do Turismo do ISMAT com empresas do setor a funcionar no Algarve.

Para além dos convidados em representação de hotéis, agências de viagens, empresas de animação, restauração e associações, marcarão também presença professores e alunos das três escolas do Turismo de Portugal a lecionar na região, das Escolas Secundárias de Portimão (Manuel Teixeira Gomes, Poeta António Aleixo e Bemposta), de Lagos (Gil Eanes e Júlio Dantas), de Lagoa (Padre António Martins Oliveira) e ainda a Escola Secundária de Silves.

O seminário, que tem início às 14h30, com intervenção de Álvaro Bila, presidente da Câmara Municipal de Portimão, segue com a apresentação do “Plano de Marketing Estratégico para o Algarve 2028”, por André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve.

“Formar pela Qualidade”, é o tema que será abordado por Madalena Feu, delegada regional do Algarve do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Carla Martins Fernandes, delegada regional da Direção Regional de Educação do Algarve, Catarina Paiva, administradora do Turismo de Portugal e Miguel Nuno Portugal, diretor do Curso de Gestão do Turismo do ISMAT.

“Turismo, uma profissão de e com futuro”, por David Martins, diretor geral do Castro Marim Golfe & Country Club, e “Pensar Turismo, pensar Algarve”, com as intervenções de André Gomes, em representação da secretaria de Estado do Turismo e José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, são assuntos que se seguem antes da sessão de encerramento por parte do ISMAT.

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Próximas tendências da Inteligência Artificial no turismo em destaque no BOOST 2025

O BOOST 2025, promovido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, terá um foco renovado nas tendências tecnológicas que irão transformar o setor turístico.

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No dia 17 de janeiro, o CIBT – Centro de Incubação de Base Tecnológica do Turismo e a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril serão palco do BOOST – The Experience, promovido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, trazendo um foco renovado nas tendências tecnológicas que irão transformar o setor turístico.

Sob o tema “The Experience,” o evento reunirá líderes, especialistas e visionários para explorar, entre outros temas, o impacto da Inteligência Artificial (IA) no turismo, prometendo ainda um dia de imersão em tecnologia, aprendizagem e networking, com painéis de especialistas, keynotes de renome e experiências interativas focadas em inovação e transformação digital.

O grande destaque do BOOST 2025 será o papel da IA na redefinição do turismo. Desde a criação de experiências mais personalizadas para viajantes até à otimização de operações no setor, a IA será tema central de várias sessões, com destaque para “IA para Construção de Marcas”, apresentada por Álvaro Meléndez, cofundador da startup CRANT; e “A IA a Fomentar a Cultura, Apoiada pela Microsoft”, com Manuel Dias, diretor nacional de tecnologia e membro da comissão executiva da Microsoft Portugal.

O evento contará com workshops práticos e apresentações de casos de estudo, incluindo iniciativas de destinos como a cidade de Bergen e o PortAventura World, que ilustram como a IA está a criar novas formas de interagir com viajantes.

Entre os nomes internacionais que irão marcar presença, encontram-se Barry Rogers, chefe da Unidade de Turismo da Cidade de Dublin – cidade que foi recentemente eleita como a Capital Europeia do Turismo Inteligente para o ano de 2024; Álvaro Meléndez, criativo e storyteller que co-fundou a startup de IA CRANT; e inúmeros nacionais como António Sacavém e Ana Sacavém, partners, training managers e consultores na Leadership and Communication Academy, cofundadores da marca Linguagem Corporal; Patrícia Araújo, representante da Biosphere Portugal, entre outros por anunciar.

Além disso, o BOOST 2025 oferece uma agenda abrangente para participantes com diferentes interesses. Na parte da manhã realizar-se-ão sessões sobre tendências futuras, como o impacto da IA e da economia da experiência, além de insights de empresas globais como Google e Mastercard. Na parte da tarde terão lugar painéis sobre destinos sustentáveis, workshops de IA aplicados ao turismo, e experiências imersivas promovidas pela CASMI.

“Com os olhos postos nas tendências atuais, o BOOST pretende, mais uma vez, apoiar o progresso do setor do turismo pela aceleração e reinvenção, discutir caminhos de crescimento e captar bons exemplos nacionais e internacionais para aplicação no tecido empresarial português, afirmando-se como o maior fórum de discussão sobre inovação no setor alguma vez realizado em Portugal”, refere Roberto Antunes, diretor executivo do NEST. “

“O BOOST vai levar-nos numa viagem pelos vários estágios de criação da experiência do consumidor, desde a ideação e comunicação, até à ativação de touch-points phygitais, pesquisa e relações com clientes”, conclui ainda Roberto Antunes.

As inscrições para o evento já estão abertas no site oficial.

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