Atrasos e cancelamentos de voos em Portugal aumentaram 14% em Julho
Apesar do aumento dos atrasos e cancelamentos em Julho, no primeiro semestre do ano as incidência diminuíram 18%.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O número de voos atrasados ou cancelados em Portugal aumentou 14% em Julho, num total de 393 incidências, que afectaram 58.950 passageiros, segundo dados divulgados esta quinta-feira, 3 de Agosto, pela Gate28, empresa espanhola, que oferece um serviço de reclamações de compensação por atraso ou cancelamento de voos a nível europeu.
De acordo com a Gate28, os voos atrasados ou cancelados em Julho podem dar origem a 20 milhões de euros em indemnizações, uma vez que os voos “com menos de 1.500 quilómetros de percurso que sejam cancelados ou que acumulem um atraso de mais de três horas podem equivaler a compensações até 250 euros por pessoa”, enquanto os “voos com um trajecto entre 1.500 e 3.500 quilómetros permitem uma indemnização de até 400 euros” e a indemnização para “os voos que superem os 3.500 quilómetros de viagem pode ir até 600 euros”.
No acumulado dos primeiros seis meses do ano, o número de voos atrasados ou cancelados diminuiu 18% face ao primeiro semestre de 2016, tendo sido identificadas 874 incidências indemnizáveis, num total de 131.100 passageiros afectados. As indemnizações podem chegar aos 45 milhões de euros.
“Nos primeiros seis meses do ano, a percentagem de voos com direito a compensação foi de 54%. Durante este período, registou-se um total de 718 voos que acumulem um atraso de mais de três horas e 899 cancelamentos (com um total de 1.617 incidências)”, refere a Gate28.
Para ajudar os passageiros a saberem se têm direito a indemnização em caso de voos atrasados ou cancelados, a Gate28 lançou uma calculadora de indemnizações, disponível através do site www.gate28.pt, que funciona de forma gratuita.