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Algarve lança primeiro guia de percursos de bicicleta

Novo guia conta com 41 trajectos definidos, divididos por zonas e por níveis de exigência.

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Novo guia conta com 41 trajectos definidos, divididos por zonas e por níveis de exigência.

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A Região de Turismo do Algarve lançou o primeiro guia de percursos de ciclismo de estrada do Algarve, ferramenta que conta com 41 trajectos definidos e que visa promover as excelentes condições do destino para actividades ao ar livre, nomeadamente para o ciclismo.

“Este guia é inovador. Trata-se da primeira publicação do género editada na região e surge um ano depois de termos começado a desenvolver o Cycling & Walking no Algarve, um nicho turístico relacionado com o produto Turismo de Natureza. Com ela queremos mostrar que temos ótimas condições para a prática do cicloturismo e do ciclismo”, refere Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve.

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Composto por cerca de 90 páginas, o guia foi editado em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo e apresenta as propostas por zonas, nomeadamente este, central e oeste, de forma a abranger todos os concelhos algarvios, bem como por grau de dificuldade, do mais fácil ao mais exigente.

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Além da informação básica sobre os percursos, os utilizadores encontram também um QR Code (código de barras bidimensional) para cada um dos trajectos, através do qual podem aceder, a partir do seu dispositivo móvel, aos detalhes do trajeto que pretendem percorrer.

Com uma tiragem de 1500 exemplares, para distribuição gratuita nas acções promocionais da RTA, esta publicação apela ainda à utilização da bicicleta para uma vida mais saudável e feliz enquanto leva os ciclistas a atravessarem a região por vias rodoviárias seleccionadas.

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Turistas alemães trocam as ilhas: Canárias pela Madeira

Com a crescente saturação turística das ilhas Canárias, a Madeira está a ganhar cada vez mais terreno entre os turistas alemães, que a apelidam como o ‘Havaí da Europa’, conforme refere revista alemã WMN, que diz que este destino português se destaca pela sua combinação única entre natureza exuberante e ambiente urbano descontraído.

Cada vez mais os turistas alemães procuram alternativas à agitação das Canárias, em busca de destinos que conjuguem conforto, beleza natural e experiências autênticas. Entre as opções em destaque, segundo a revista alemã WMN, surge a Madeira, que tem vindo a afirmar-se como uma escolha equilibrada e cada vez mais popular.

A Madeira distingue-se pelo seu clima ameno durante todo o ano, pelas paisagens deslumbrantes e pela atmosfera serena, de acordo com a WMN, pois, segundo diz, trata-se de um local que oferece uma dualidade: por um lado, um ambiente urbano repleto de cafés, mercados e cultura; por outro, trilhos para caminhadas e miradouros isolados que permitem um contacto direto com a natureza.

A publicação acautela que, enquanto as Canárias se tornaram um destino de eleição para os europeus do Centro e Norte, a crescente pressão turística e o esgotamento de recursos têm levado muitos a explorar outras opções, como é o caso dos turistas alemães que indicam a Madeira como uma escolha “relaxante”, desmistificando a ideia de que locais tranquilos significam monotonia.

A ilha é descrita como um verdadeiro paraíso para os amantes do trekking e do contacto direto com a natureza, uma característica cada vez mais procurada por viajantes que desejam fugir ao turismo de massas, para destacar que a vida citadina da Madeira, concentrada no Funchal, acrescenta um novo nível de atratividade ao destino. A capital da ilha oferece um ambiente descontraído, mas com uma oferta cultural e gastronómica diversificada, incluindo mercados tradicionais, eventos e uma cozinha de renome. Esta combinação de tradição e modernidade é vista como um ponto forte para turistas que procuram equilíbrio entre o sossego e a animação.

Embora a WMN reconheça que as Canárias ainda mantêm vantagem em termos de ligações aéreas diretas desde a Alemanha, aponta que a Madeira tem vindo a reforçar a sua conectividade com vários aeroportos europeus.

 

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Brasil atraiu mais de 100 mil turistas portugueses no primeiro quadrimestre de 2025

Com o registo de 100.000 turistas portugueses a visitar o Brasil de janeiro a abril de 2025, de acordo com a Embratur, a expectativa da entidade é a de que o país atinja mais de 300.000 turistas portugueses até 2026.

A Embratur, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, deu conta que no primeiro quadrimestre de 2025, de janeiro a abril, o Brasil registou a entrada de 103,5 mil turistas portugueses, um aumento de 26% face ao período homólogo.

O valor foi apontado por Marcelo Freixo, diretor-presidente da Embratur, durante uma visita de imprensa a Belo Horizonte, a propósito da recente abertura do Vila Galé Collection Ouro Preto.

Dados estes valores, Marcelo Freixo acredita que até 2026 o país registará mais de 300.000 turistas portugueses. Ao otimismo do diretor desta entidade acresce o facto de, em 2025, o país já ter registado um aumento de 51% no número total de turistas estrangeiros.

Com França a ocupar o primeiro lugar na Europa enquanto país emissor de turistas para o Brasil, Portugal segue em segundo lugar, constituindo-se como “um mercado muito estratégico” para o país, segundo Marcelo Freixo. No caso dos turistas portugueses, além da procura pelo destino de sol e praia, estes começam também a procurar “cada vez mais” um turismo de cultura no Brasil.

Relativamente às rotas aéreas, o diretor da Embratur afirma que “estamos bem servidos, mas queremos sempre mais”. Apontando a TAP como a “principal parceria internacional”, com presença em 13 cidades e em todas as regiões do Brasil, Marcelo Freixo refere que a principal novidade deste ano reside no voo para a Amazónia, para Manaus, que não existia no ano passado.

Com o Nordeste a constituir-se como a região que “mais pede voos pela TAP”, o profissional aponta para a possibilidade de uma nova ligação a Paraíba: “Certamente não será esse ano, mas pode ser no que vem”, afirma.

Recorde-se que, de acordo com dados apontados pela Embratur, o Brasil recebeu 218.000 turistas portugueses em 2024, um valor que representou um aumento de 28% face aos registos de 2023.

*A Publituris Hotelaria viajou até Belo Horizonte, em Minas Gerais, Brasil, a convite do grupo Vila Galé e da TAP Air Portugal.
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Trilhos são “pedras” importantes na construção do turismo sustentável nos Açores

Os Açores levam muita a sério a questão do turismo sustentável, e os trilhos são, segundo a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral “pedras” importantes na construção do turismo que se quer para as nove ilhas dos Açores, sustentável e dinâmico todo o ano e em todas as ilhas.

A governante, que falava na inauguração do trilho PR10 FAI Cedros – Varadouro, desenvolvido no âmbito do Orçamento Participativo, com um percurso com mais de 26 km e que passa por seis freguesias da ilha do Faial, defendeu que os trilhos são “a melhor de forma de se usufruir da natureza” e é por essa razão que “o Governo dos Açores aposta cada vez mais neste tipo de produto para oferecer a quem visita a Região e a todos os açorianos”.

E prosseguiu: “O nosso turismo assenta fundamentalmente na natureza terra, na natureza mar, na natureza humana, que é a nossa identidade, a nossa cultura nossa forma de ser, a nossa forma de acolher quem nos visita”, salientando que “o sucesso do turismo passa por sermos genuínos e autênticos e pela oferta, a quem nos visita, do que efetivamente somos: a terra, o mar e a cultura centenária, que se expressa também nos trilhos, porque estamos a recuperar caminhos e elementos patrimoniais antigos que fazem parte da nossa identidade”, disse.

No trilho agora inaugurado na ilha do Faial, foi instalada sinalética interpretativa alusiva à história da baleação nos principais pontos de interesse, de forma integrada e articulada com a sinalética já existente, mantendo uma coerência na imagem da informação disponibilizada.

Grande parte dos pontos culturais integrados no PRC10FAI Trilho dos Baleeiros também faz parte do itinerário “As Origens da Baleação”, incluído no projeto “Rotas dos Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos”. Este itinerário de um dia divide-se em duas partes: a manhã é dedicada a pontos de interesse urbano, enquanto a tarde convida as pessoas a realizarem os pontos de interesse que fazem parte do percurso pedestre.

Este trilho, de acordo com nota de imprensa do governo regional, marca o arranque da implementação do Plano de Rápida Intervenção e Socorro na ilha do Faial, que visa reforçar a segurança dos utilizadores através da colocação de marcas numeradas e georreferenciadas de 500 em 500 metros ao longo do percurso, bem como da identificação prévia de acessos alternativos para veículos de socorro. Desta forma, em caso de emergência, qualquer pessoa poderá informar as autoridades do número do último poste visualizado, permitindo uma resposta mais rápida, eficaz e ajustada à tipologia do acesso, seja por ambulância, jipe 4×4 ou a pé.

Com a inauguração e integração deste novo trilho, a rede oficial de percursos pedestres dos Açores conta agora com 91 pequenas rotas e sete grandes rotas totalizando 98 percursos pedestres na Região, com uma extensão total de 871 km.

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CP volta a promover Rota das Cerejas do Fundão

Promovida pela CP, a Rota das Cerejas do Fundão convida à descoberta dos encantos da Beira Baixa, num programa de um dia que permite visitar um pomar de cerejas e provar o “Melhor Queijo do Mundo”. Ao todo serão realizadas sete saídas de Lisboa.

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“Celebre a natureza e descubra os encantos da Beira Baixa” é o desafio lançado pela CP – Comboios de Portugal com o programa Rota das Cerejas do Fundão 2025. Ao todo, serão realizadas sete viagens, entre 31 de maio e 21 de junho, que permitirão desfrutar da beleza natural daquela região, viajar de comboio por uma linha que serpenteia ao longo do Tejo, passar pelo sopé da serra da Gardunha e conhecer o centro histórico do Fundão. Os participantes terão a oportunidade de visitar um pomar de cerejas, de colaborar no processo de colheita e, claro, provar as deliciosas cerejas do Fundão, além de as levar para casa. Mais do que isso, vão, ainda, ter o privilégio de degustar o “Melhor Queijo do Mundo” (2024), produzido pela Queijaria da Quinta do Pomar, entre outros produtos da gastronomia regional.

Com este programa turístico de um dia, que inclui almoço num restaurante tradicional, a CP destaca que está a promover, mais uma vez, o comboio como meio de transporte sustentável para viajar e mantém o compromisso com a coesão territorial e a valorização do património natural, cultural e gastronómico do interior do país, levando pessoas a descobrir a cultura da cereja, elemento central da economia e da identidade da região do Fundão.

Quem quiser vivenciar esta experiência, numa viagem entre Lisboa-Santa Apolónia e Castelo Branco, tem sete oportunidades para o fazer, ou seja, nos dias 31 de maio, 4, 7, 11, 14, 18 e 21 de junho. Os participantes vão ter acesso a uma carruagem de 1.ª classe, dedicada, em comboio Intercidades com o seguinte horário: partida de Lisboa-Santa Apolónia às 8h15, com chegada a Castelo Branco às 11h03; regresso do Fundão às 19h25 e chegada a Lisboa-Santa Apolónia às 22h50.

A lotação máxima de cada viagem é de 50, e o preço por adulto é de 86 euros por adulto e 55 euros por criança (4 aos 12 anos), havendo preços especiais para grupos.

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Vão ser revistos os critérios para atribuição de selo Marca Açores

O governo regional implementou um grupo de trabalho com o objetivo de proceder à alteração do processo de certificação de atribuição do selo Marca Açores, um dos cartazes da região, sinónimo de qualidade, que diferencia produtos e serviços a partir dos seus atributos mais distintivos – a natureza, o elevado valor ambiental, a diversidade e exclusividade natural, a sustentabilidade e métodos de produção singulares e autênticos.

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Este grupo de trabalho será composto por representantes das secretarias regionais da Agricultura e Alimentação, das Finanças, Planeamento e Administração Pública, do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas e da Juventude, Habitação e Emprego, conforme indica nota publicada na página oficial do Governo Regional.

A mesma fonte avança que, no âmbito do trabalho a desenvolver, o grupo de trabalho deve proceder ao levantamento de necessidades de alteração legal ou regulamentar relevantes, proceder a uma proposta de alteração à certificação da Marca Açores e executar uma proposta de aplicação das alterações previstas. Várias entidades serão convidadas a colaborar neste projeto.

Refira-se que a Marca Açores contribui desde 2015 para a criação de uma identidade territorial, junto do público, permitindo que a promoção da Região Autónoma dos Açores seja facilmente percecionada nas diversas vertentes.

Após uma década de existência do projeto é de enaltecer o crescimento acentuado quer na distribuição de selos, quer no número de empresas aderentes. Recorde-se que a Marca Açores abrange produtos de diversas categorias, serviços e estabelecimentos. Atualmente, existem 308 empresas aderentes à Marca Açores e mais de oito mil selos atribuídos.

“Após dez anos de existência da Marca Açores este é o momento para avaliar o que se fez até aqui e perceber de que modo podemos e potencializar e a firmar melhor os produtos dos Açores com maior identidade”, realçou António Ventura, secretário Regional da Agricultura e Alimentação, com a tutela deste projeto.

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Gastos de viajantes internacionais nos EAU devem atingir mais de 62 mil milhões de dólares este ano

Os dados mais recentes do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) revelaram que os gastos de visitantes internacionais nos Emirados Árabes Unidos devem atingir, este ano, um recorde de 228,5 mil milhões de dirhams (AED), o que equivale a mais de 62 mil milhões de dólares, 37% acima dos valores de 2019.

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A pesquisa de impacto económico anual do WTTC mostra que as viagens e turismo nos Emirados Árabes Unidos deve registar mais um ano recorde em 2025, prevendo-se que este setor contribua com 267,5 mil milhões de dirhams (cerca de 72 mil milhões de dólares) para a economia nacional, respondendo por quase 13% do PIB, enquanto ganhará, até ao final deste ano mais de 925 mil empregos.

Os gastos dos visitantes domésticos também devem atingir um recorde de 60 mil milhões de AED — 47% acima de 2019, destacando a força contínua do mercado de viagens local.

Estes marcos, segundo o WTTC, refletem a liderança dos Emirados Árabes Unidos em impulsionar inovação, sustentabilidade e conectividade perfeita nas suas cidades e atrações, impulsionados por iniciativas como desenvolvimento de cidades inteligentes, infraestrutura de classe mundial e foco na experiência do visitante.

Assim, segundo Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, os EAU “continuam a liderar o setor global de viagens e turismo. De cidades inteligentes de ponta a hospitalidade excecional e sistemas de vistos integrados, o país é um modelo de como a visão estratégica impulsiona o crescimento económico”.

Com iniciativas como a Estratégia de Turismo 2031 e a Carta Nacional de Turismo, os Emirados Árabes Unidos estão a construir um setor preparado para o futuro, alicerçado na sustentabilidade e na inovação, sustenta o organismo internacional. Com uma liderança forte e alinhamento público-privado, 2025 marcará mais um capítulo na notável história de sucesso do turismo dos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com os dados, em 2024 o setor contribuiu com 70 mil milhões de dólares para a economia dos Emirados Árabes Unidos e gerou 898.600 empregos, representando quase um em cada oito empregos no país, enquanto os gastos de viajantes internacionais chegaram aos 59 mil milhões de dólares, e os visitantes domésticos injetaram 57,6 mil milhões de AED na economia nacional.

E como será a próxima década? Olhando para os próximos 10 anos, o WTTC prevê que o setor contribuirá com 78 mil milhões de dólares para a economia até 2035, representando 10,4% do PIB nacional, e espera-se que a força de trabalho ultrapasse 1 milhão de empregos, ressaltando o papel central do setor na diversificação económica e no crescimento nacional.

 

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Parque Temático da Madeira recebeu cerca de 80 mil visitantes em 2024

Com mais de 20 anos de funcionamento, o Parque Temático da Madeira, que se tem destacado na divulgação das tradições e costumes da Região, recebeu cerca de 80 mil visitantes em 2024.

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O secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Rodrigues, visitou, recentemente, o Parque Temático da Madeira, situado no concelho de Santana, onde teve a oportunidade de conhecer as várias atrações e projetos desenvolvidos no espaço.

Com mais de 20 anos de funcionamento, o Parque Temático da Madeira tem-se destacado na divulgação das tradições e costumes da Região. Segundo o governante regional, “o parque é um pilar na valorização e preservação da identidade cultural madeirense”, sublinhando ainda que “é um espaço fundamental para manter vivas as nossas raízes, aproximando as novas gerações das tradições que definem a nossa cultura”.

O parque tem registado um crescimento significativo no número de visitantes, com cerca de 80 mil pessoas o ano anterior. “Este aumento de visitantes é um reflexo do trabalho e das melhorias que têm vindo a ser realizadas, quer ao nível das infraestruturas quer na dinamização de atividades de caráter cultural e educativo”, afirmou Pedro Rodrigues.

De entre as diversas atrações, o Parque Temático da Madeira, gerido pela Sociedade de Desenvolvimento do Norte da Madeira, oferece o contacto direto com as tradições, através de quadros vivos constituídos por artesãos locais que demonstram técnicas ancestrais, como o trabalho do linho, lã, bordado e vime. Além disso, os visitantes podem explorar uma mercearia tradicional e uma antiga cozinha com forno a lenha, onde é possível ver e até provar o típico pão de Santana.

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Turismo de Portugal conquista prata e bronze em prémios dedicados ao audiovisual em Nova Iorque

O Turismo de Portugal foi duplamente premiado nos New York Festivals® TV & Film Awards 2025, com as campanhas “Portugal’s Unwritten Recipe” e “Portugal is Art” a arrecadarem prata e bronze nestes conceituados galardões da indústria audiovisual.

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O Turismo de Portugal foi duplamente distinguido nos New York Festivals® TV & Film Awards 2025, galardões que estão entre os mais importantes do mundo para a indústria audiovisual e nos quais o projeto “Portugal’s Unwritten Recipe” foi distinguido com prata, enquanto a campanha “Portugal is Art” arrecadou o bronze.

Segundo um comunicado do Turismo de Portugal, a atribuição destas distinções “evidencia a excelência e o impacto da promoção do turismo e da cultura portuguesa no cenário global”.

Estes dois prémios integram o Circuito CIFFT (International Committee of Tourism Film Festivals) e foram oficialmente anunciados durante a cerimónia Storytellers Gala, que se realizou esta quinta-feira, 22 de maio, às 18h00, em Nova Iorque.

“É com enorme orgulho que vemos o trabalho de promoção de Portugal ser distinguido internacionalmente. Estes prémios refletem o valor cultural e emocional que procuramos transmitir sobre o nosso país junto dos mercados. O Turismo de Portugal continuará a apostar em narrativas autênticas que marquem quem nos vê e que impulsionem a descoberta do nosso país”, congratula-se Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.

Recorde-se que a campanha “Portugal’s Unwritten Recipe” representa uma “viagem pelos cinco sentidos”, que mostra como a gastronomia portuguesa carrega consigo a cultura e as tradições locais e reflete a diversidade do território, a criatividade das suas gentes e o talento dos seus chefs”.

Já a campanha “Portugal is Art” afirma que a arte se encontra em cada recanto e expressão de Portugal, estando “presente nas paisagens, nos sabores da gastronomia, na força do mar, nos festivais de música, nas tradições que se mantêm vivas e na criatividade de artistas emergentes”.

Ambas as campanhas foram veiculadas através de meios digitais, nos canais Facebook, Instagram, YouTube e Online Vídeo, incluindo o formato Connected TV, de modo a assegurar uma abordagem multicanal.

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Plano Brasis sucede o Aquarela

Construído pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo e do Sebrae, o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil – Brasil, que sucede o Aquarela, servirá de bússola para fortalecer a identidade do país no mundo como diverso, sustentável e democrático.

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A Embratur acaba de lançar o Brasis, novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil. Construído em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, o projeto sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos junto com a Marca Brasil, e reposiciona e fortalece a identidade do país, ampliando a presença dos destinos brasileiros no mundo até 2027.

O lançamento marca um novo momento do turismo internacional no Brasil, e conforme destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, é “um plano de construção de país”, que traz um Brasil diverso, sustentável, democrático, “bom para visitar e bom para se viver”, e que também entende o turista como um agente na construção desse país. Entre os objetivos do projeto está alavancar a imagem turística do país no exterior, aumentar o número de turistas internacionais nos destinos brasileiros, ampliar a receita turística com viagens internacionais ao país e promover a distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico internacional por todo o território nacional e fortalecer a gestão de atores de interesse para potencializar a competitividade turística internacional do Brasil.

Segundo a Embratur, o Plano Brasis traz consigo a mensagem de um Brasil único, mas diverso na dimensão continental, a sua pluralidade de povos, culturas, história e paisagens, com muito a apresentar, oferecer e contribuir com o mundo. O lançamento acontece quando o país regista uma série de recordes de entrada de turistas internacionais e de divisas. Para se ter uma ideia, de janeiro a abril de 2025, o Brasil registou a entrada de 4.425.888 visitantes internacionais, 65% de todo o fluxo verificado ao longo do ano passado, indicando um avanço expressivo no setor.

Freixo frisou, também, o recorde de arrecadação com o turismo internacional. Foram 7,3 mil milhões de dólares arrecadados só com turismo estrangeiro. Para tal, o país “precisa de um plano de marketing que coloca o Brasil no mundo e que quem venha nos visitar nos ajude a construir um país mais diverso, mais sustentável, mais participativo. Esse é o país que estamos a construir, com desafios muito concretos”.

A meta estabelecida no Plano Nacional de Turismo para este ano era de 6,9 milhões de visitantes. “Mas vamos alcançar os 8 milhões, o que é muito acima do que estava previsto, uma vez que os 8 milhões de turistas eram previstos para o ano que vem, só em 2026. Vamos bater a meta antes do previsto”, disse.

O presidente evidenciou ainda que “enquanto outros destinos colocam barreiras, o Brasil abre os braços. A hospitalidade é a nossa marca. Em média, 86% das pessoas que fazem viagens internacionais escolhem destinos com até cinco horas de voo. Isso nos dá uma enorme vantagem competitiva no mercado sul-americano. Temos localização, diversidade e acolhimento. Estamos a colher frutos de um planeamento ousado e integrado, mesmo em tempos de crise internacional”.

Já o ministro do Turismo, Celso Sabino, que assistiu à sessão, reforçou que “em todas as próximas feiras vamos estar lá, seguindo as diretrizes desse novo plano, que vai nos colocar num outro patamar de comunicação e de apresentação dos destinos do nosso país”.

A implementação do novo plano vai propiciar ambientes de negócio fortalecidos, fomentar o empreendedorismo, sustentabilidade, autoestima cultural além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país. Liderada pela equipa técnica da Embratur, a nova estratégia de marketing turístico foi desenvolvida com a participação ativa de diversos atores, incluindo representantes do trade turístico nacional e internacional. Os estados brasileiros também indicaram pontos focais que contribuíram diretamente para a construção do documento.

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Torres Vedras estuda impacto do surf e conclui que as praias do concelho estão “longe de estar saturadas”

As praias de Torres Vedras estão “longe de estar saturadas” e têm ainda “margem para um aumento do número de visitantes” e de praticantes de surf, apurou um recente estudo encomendado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, sobre a capacidade de carga recreativa das praias do concelho e que se focou na prática do surf.

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As praias do concelho de Torres Vedras estão “longe de estar saturadas” e têm ainda “margem para um aumento do número de visitantes” e de praticantes da modalidade de surf, apurou um recente estudo encomendado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, sobre a capacidade de carga recreativa das praias do concelho e que se focou na prática do surf.

“Para além de referir que as praias do concelho de Torres Vedras, de uma forma geral, estão longe de estar saturadas e têm margem para um aumento do número de visitantes e utilizadores, o estudo apresenta ainda outras conclusões, como: o facto de não se identificarem situações relevantes ou sistemáticas de conflito entre utilizadores nas praias torrienses, sendo consensual que o ambiente dentro de água nas mesmas é bastante relaxado, não justificando um ordenamento diferenciado das atividades de surfing durante e fora da época balnear”, lê-se num comunicado enviado à imprensa, em que a autarquia partilha os resultados deste estudo.

Apresentado a 16 de maio, no Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, em Porto Novo, o estudo foi elaborado pela Associação de Escolas de Surf de Portugal em parceria com o Politécnico de Leiria, e envolveu um conjunto de stakeholders locais (nomeadamente escolas de surf, concessionários de praia, associações, surfistas e banhistas), num trabalho que passou pela realização de entrevistas, procedimentos de identificação geográfica, inquéritos e outros registos de dados (in loco e por meio de câmaras web).

Santa Rita, Vigia, Navio, Mirante, Pisão, Física, Santa Cruz-Centro, Santa Helena, Formosa, Azul e Foz do Sizandro são as praias do concelho de Torres Vedras que apresentam melhores condições para a prática do surf e que foram o principal objeto deste estudo.

Entre as conclusões deste estudo, merece também destaque o facto das praias de Torres Vedras contarem com “uma comunidade de surf local coesa e unida, que salvaguarda a preservação das condições ambientais e a boa conduta na utilização dos recursos naturais” e de “existir uma comunicação constante e aberta entre as escolas de surf do concelho de Torres Vedras, as quais procuram potenciar a melhor utilização dos espaços das praias, coordenando entre si os locais e horários de condução das suas aulas de forma a não haver sobreposições e excessos de carga”.

Já os banhistas das praias torrienses defendem que a presença da comunidade de surf é “importante”, uma vez que contribuí para “a segurança e salvamento aquático” nas zonas balneares do concelho.

O estudo deixa também um conjunto de soluções, propondo, nomeadamente, o desenvolvimento de uma “zona litoral torriense um modelo de turismo de surf focado no valor e na qualidade da experiência, em detrimento de um modelo que privilegie o volume, permitindo diferenciar o destino costeiro de Torres Vedras pela sua tranquilidade e pela possibilidade de permitir surfar ondas de elevada qualidade com poucas pessoas”.

Por outro lado, e para combater a sazonalidade turística no litoral do concelho, o estudo propõe também que se atraiam “surfistas mais experientes”, ao mesmo tempo que se criam “as condições necessárias para um aumento dos serviços aí disponíveis durante o Inverno, nomeadamente estimulando a criação de novas unidades de alojamento, restauração e comércio”.

O estudo indica ainda que o número ideal de escolas de surf para operar nas praias do concelho de Torres Vedras se situa entre as nove e as 11, sendo que atualmente o número dessas escolas licenciadas para desenvolver atividade no território concelhio torriense é de 11.

Presente na apresentação do estudo esteve Dulcineia Ramos, vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, que explicou que a autarquia decidiu encomendar este estudo devido à “preocupação relativamente à preservação dos recursos ambientais costeiros torrienses”.

O relatório final do estudo pode ser consultado online e está disponível aqui.

 

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