Turismo da ONU quer incorporar moda no turismo cultural
O Turismo da ONU e a Università della Svizzera Italiana fazem parceria para incorporar produtos relacionados com a moda, como tecidos, joias, perfumes e acessórios no turismo cultural.

Publituris
O Turismo da ONU indica que os destinos estão a concentrar-se cada vez mais na moda para melhorar as experiências turísticas e empoderar as comunidades locais, especialmente entre as populações indígenas, bem como criadores e empresas de pequena escala.
No entanto, como deixa claro um novo relatório da ONU Turismo e da Università della Svizzera Italiana (USI) – universidade pública suíça com 4.500 alunos e 1.400 professores e pesquisadores de mais de 110 países, os próprios turistas ainda precisam ter maior conscientização sobre o comportamento responsável e apreciação mais profunda por contextos culturais específicos, através de educação e engajamento.
As duas entidades confirmam que apesar do crescimento da globalização e do comércio eletrónico, produtos relacionados com a moda, como tecidos, joias, perfumes e acessórios, ainda têm maior valor quando adquiridos nos seus destinos de origem, para reforçar que esses itens são mais do que souvenirs — são poderosos contadores de histórias que conectam os viajantes à cultura, à história e à identidade dos lugares que visitam.
Com base em estudos de casos de 11 países (Indonésia, Itália, Líbano, México, Nigéria, Peru, República da Coreia, Arábia Saudita, Espanha, Suíça e Tanzânia), o relatório mostra como a moda e o turismo estão interligados para valorizar criadores locais e atrair públicos diversos.
Neste sentido, a análise sugere recomendações sobre como criar sinergias benéficas para todos entre os principais participantes do setor da moda e do turismo, promove ferramentas que criam um ambiente propício para que essas partes interessadas cocriem novos produtos, ao mesmo tempo que aborda estratégias de marketing, branding e princípios de sustentabilidade.
Por outro lado, o documento deixa clara a necessidade de conscientizar os turistas, incentivando comportamentos responsáveis e uma apreciação mais profunda de contextos culturais específicos.
Ao misturar expressões de moda tradicionais com inovação, esses exemplos mostram diferentes maneiras pelas quais as indústrias criativas podem servir como uma ferramenta para oportunidades comerciais, crescimento inclusivo e intercâmbio cultural em todo o mundo.