Sonhando garante charter para Cayo Coco em 2017
José Manuel Antunes, director-geral do operador turístico, adiantou, esta quinta-feira, em Lisboa, que o contrato que garante a operação no próximo ano já foi assinado com os parceiros de Cuba e a euroAtlantic. Na operação deste ano, a saída de 4 de Junho já está praticamente esgotada para Varadero.

Raquel Relvas Neto
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Para dar continuidade ao posicionamento que o operador turístico tem no destino, a Sonhando assinou, no passado dia 6 de Março, o contrato com o parceiro cubano Gaviota para garantir o charter para o destino Cayo Coco em 2017.
O anúncio foi feito por José Manuel Antunes, director-geral da Sonhando, durante o último dia do roadshow Cuba, realizado em parceria com a Solférias e a iTravel, e que passou pelo Porto, Coimbra e terminou ontem em Lisboa, com mais de 500 agentes de viagens no total dos três dias.
O responsável explicou que, mesmo perante a entrada forte do mercado norte-americano, a Sonhando continua a ter “uma posição relativamente forte e estável” na negociação com os parceiros cubanos, concretamente com o Grupo Gaviota. À excepção de Havana, onde existe uma maior dificuldade da oferta em acompanhar a crescente procura no destino, o operador turístico português é “um parceiro estratégico importante” para destinos como Cayo Coco, que é um destino sazonal e no qual a Sonhando tem apostado na época baixa, ou seja, no período do Verão em Portugal. “Somos dos poucos europeus que fazemos charters para Cayo Coco e isso dá-nos uma certa posição de visibilidade nas parcerias com as diversos entidades, nomeadamente, o nosso principal parceiro em Cuba, que é a Gaviota”, sublinha.
Assim, a operação para 2017, em voos da euroAtlantic, surge no âmbito dessa “exclusividade que temos tido no destino e as ajudas mútuas” entre a Sonhando e a Gaviota. “É uma perspectiva de futuro também para dar continuidade a tudo o que nós fazemos, desde os roadshows, que são coisas que não se podem basear apenas num ano, têm que ter algumas perspectivas de futuro”, refere.
Operação 2016
Relativamente à operação que começa dia 4 de Junho, José Manuel Antunes realça que, “no ano passado vendemos praticamente todos os lugares, este ano esperamos que suceda o mesmo”, salientando que, “este ano, as coisas estão melhor encaminhadas do que em 2015 em termos de venda antecipada”. Em vésperas do Mundo Abreu, por norma um barómetro das tendências do Verão, José Manuel Antunes indica que já têm 400 reservas para as duas operações, face às 32 reservas registadas no período homólogo de 2015. A primeira partida já está praticamente esgotada, a de 4 de Junho, sendo até “uma surpresa”.
Este ano, a Sonhando assinou um acordo com o operador turístico espanhol Jolidey para juntar as operações para Varadero, em voos Orbest, disponibilizando assim um total 388 lugares semanais (com 15 partidas) para o destino cubano a partir de 4 de Junho a 10 de Setembro (última partida) aos sábados. Para Cayo Coco, o voo da euroAtlantic, com 244 lugares semanais, tem início a 11 de Julho até 5 de Setembro (última saída) às segundas-feiras, num total de nove partidas. Ambos os voos contam com outros parceiros comerciais como a Solférias, iTravel, Travelplan e Viagens Abreu.
Ao nível de produto para Cayo Coco, o responsável salienta duas novidades no destino, nomeadamente, no novo Iberostar Playa Pilar e o Pullman Cayo Coco.
Em 2014, ano em que se retomaram os voos charter para Cuba, o destino recebeu um total de 14 mil portugueses, face aos 9 mil registados em 2013. Segundo Johana Tablada, embaixadora de Cuba em Portugal, em 2015, o destino recebeu um total de 19445 turistas portugueses, dos quais, pelo menos cinco mil foram com os voos operados pela Sonhando, realçou.