Argentina promove-se em Lisboa
o 4º Workshop Meet Argentina, realizado pela Evecon Tour Operator, reuniu operadores e agentes de viagem portugueses esta terça-feira, no Altis Grand Hotel.
Marta Barradas
TP vai alargar número de delegados nos mercados emergentes, segundo o SET
Mercado nacional é mais de 50% do turismo nos Açores, diz Berta Cabral na convenção da Airmet
SET quer sentar à mesa APAVT e ANAV para discutir se vale a pena duas figuras de Provedor do Cliente das agências de viagens
Turismo do Centro quer saber o impacto do turismo na região
“O cliente português é mais exigente que o espanhol”, admite José Luis Lucas (Hyatt Inclusive Collection)
Espanha multa cinco low cost em 179M€ por cobrança indevida de bagagem de mão [Atualizada]
600 aeroportos certificados na gestão do carbono a nível mundial
Museus e monumentos com novos preços de entrada a partir de 1 de janeiro
Ryanair ameaça retirar voos de dez aeroportos em França
São Tomé e Príncipe aumenta taxas aeroportuárias a partir de 1 de dezembro
A Argentina, através do operador turístico Evecon Tour Operator, realizou esta terça-feira, no Altis Grand Hotel, em Lisboa, o 4º Workshop ‘Meet Argentina’, com o objectivo de promover o destino junto dos operadores e agentes de viagem portugueses.
Acerca do papel do operador em Portugal, Álvaro Andion, do departamento de Producto & Logística Comercial da Evecon, refere ao Publituris que “temos uma empresa constituída aqui, mas ainda estamos em processo de crescimento, em fase embrionária. Ano após ano este evento vai ganhando forma e nós, a pouco e pouco, vamos ganhando clientes”.
Nesta que é a quarta edição do evento, o responsável refere que para a Argentina, “este ano não, mas em 2013 tivemos grupos grandes de Portugal, um de mais de 90 pessoas e dois ou três de cerca de 30 pessoas, fruto deste evento, o que é bom.”
Álvaro Andion referiu ainda estar aberto à organização de Famtrips na Argentina, uma vez que são boas ferramentas para uma maior aproximação de futuros clientes.
No encontro foram apresentados os atractivos turísticos das várias regiões da Argentina, desde a capital, Buenos Aires, à cidade de Bariloche e a Patagónia.
Argentina quer recuperar mercado europeu
No âmbito do workshop realizado em Lisboa, Fabian Szewczuk, secretário de Turismo da cidade de Bariloche, na Argentina, destaca que a Argentina quer recuperar o mercado europeu, nomeadamente o espanhol e português, que apresentou uma descida face à crise económica.
Ao Publituris o responsável referiu que “a Argentina teve, noutros anos, muito público europeu e estamos a tentar recuperá-lo. Há alguns anos haviam grandes grupos durante todo o ano. O mercado espanhol está a recuperar pouco a pouco, assim como o público português, por isso estamos presentes nestes workshops, nestas formações, feiras, para voltar a captar as novas gerações de turistas que estão a retornar à América do Sul, à Argentina e, particularmente, à nossa cidade”.
Para captar o mercado português, o secretário de Turismo de Bariloche explica que as acções recaem essencialmente em “workshops, negócios ‘face-to-face’, e estamos também a trabalhar com operadores que vendem este destino na Europa. Como somos Estado, a nossa função é promover institucionalmente o destino, no entanto, nos últimos anos e no nosso caso, a decisão política é a de acompanhar os laços comerciais.”
De 2013 para 2014 houve, no entanto, um crescimento do mercado europeu na cidade, números que o responsável atribui à parceria com a Evecon. “Desde 2013 que aumentaram os visitantes em Bariloche da Europa, de 2500 em 2013, 2700 em 2014”, refere.
Em relação às atracções do destino, Fabian Szewczuk explica que Bariloche “apresenta diferentes produtos: o número um é a neve, uma vez que temos o centro de esqui maior da América do Sul, com 120 quilómetros de pista, com diversas infra-estruturas como comércios, restaurantes, etc. e quando os EUA, o Canadá ou a Europa não têm mais neve, nós temos.”
“Outro produto que a cidade tem é a aventura e o contacto com a natureza. O governo do nosso país distinguiu-nos como a capital nacional da argentina de turismo de Aventura, por todas as actividades que temos”, acrescenta.
Dos principais mercados no destino argentino, o responsável destaca o latino-americano, nomeadamente o brasileiro, que procura a cidade de Bariloche especialmente durante o mês de Julho, seguido da Colômbia e Venezuela.
Na Europa os principais mercados são Espanha, Portugal, Itália e também a Alemanha e a Rússia, que começam a procurar o destino.
A cidade está também a promover-se, através de workshops, na Inglaterra, Roma e Paris, de forma a captar turistas europeus.