NAU Hotels & Resorts é a nova marca hoteleira
A marca hoteleira, que vai gerir dez empreendimentos turísticos detidos pela ECS Capital, pretende contribuir para “o incremento de capacidade e qualidade turística em Portugal”, garante Fernando Esmeraldo, presidente da ECS Capital.
Raquel Relvas Neto
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
NAU Hotels & Resorts é o nome do novo operador hoteleiro português que vai gerir dez empreendimentos turísticos de Norte a Sul do País detidos pela ECS Capital.
A nova marca hoteleira integra inicialmente dez hotéis, três campos de golfe, vários restaurantes e um centro de congressos no Algarve com mais de 1600 lugares. O conjunto de activos inclui os hotéis da extinta CS Hotels & Resorts, são eles: São Rafael Atlântico, São Rafael Suites, Salgados Palace, Salgados Palm Village, Salgado Dunas Suites, Salgados Vila das Lagos, Morgado Golf & Country Club, Lago Montargil & Villas, Vintage House Lisboa e Vintage House Douro. A estes acrescem os campos de golfe Salgados Golf Course, Morgado Golf Course e Alámos Golf Course.
No total, são 1300 unidades de alojamento, com cerca de 3300 camas e 800 colaboradores em termos médios ao longo do ano.
Fernando Esmeraldo, presidente da ECS Capital, em conferência de imprensa, explicou que os “diferentes fundos que gerimos têm, neste momento, cerca de 20 empreendimentos turísticos e são responsáveis por cerca de 1500 postos de trabalho permanentes e directos e temos uma presença nacional.” “Neste sector, estamos sempre atentos a soluções que criem mais valor aos nossos ‘stake holders’. Temos que ter, dentro dos diferentes modelos de gestão, um elemento de gestão hoteleira com escala para podermos, em algumas circunstâncias, utilizá-lo. Assim, com o lançamento deste operador, pensamos que podemos contribuir para o incremento de capacidade e qualidade turística em Portugal”.
“Também gostaríamos de ser um parceiro para o que é a promoção e o desenvolvimento do turismo com organizações e outros operadores”, reforçou o responsável da ECS Capital.
Por sua vez, Pedro Almeida, presidente do Conselho de Administração da NAU Hotels & Resorts, explicou que “a ECS enquanto sociedade gestora e assessora de fundos de investimento tem assumido um importante papel de consolidar economicamente activos com estruturas financeiras desajustadas, mantendo-as a funcionar, gerando valor e criando postos de trabalho”. A NAU Hotels & Resort “agrega alguns desses activos no quadro de uma gestão integrada de criação de mais valor. Nasce, assim, um novo operador hoteleiro em Portugal, (…) que se posiciona no segmento de oferta superior nacional. A NAU Hotels & Resorts junta a estes activos hoteleiros competências técnicas e tecnológicas de investimentos que fez e capacidade de gestão que, combinadas com as excelentes condições características do nosso País apresenta, pode ser um parceiro muito importante na afirmação do turismo em Portugal”.
Além da formação técnica e comportamental das suas equipas, foram criados dois instrumentos para a estruturação e enquadramento base da marca: ‘brand standard manual’ e um ‘hotel operations procedures’. Segundo Pedro Almeida, a marca vai diferenciar-se “pelo enfoque no cliente e no compromisso do total cumprimentos dos níveis de serviço pré-estabelecidos”, uma tarefa que está presente sob a assinatura ‘Leading Guest Happiness’.
Em 2015, Pedro Almeida indicou que a marca integrará uma nova unidade hoteleira de cinco estrelas com 60 quartos, um projecto que já fazia parte dos planos de expansão do Grupo CS, em Belém, no antigo Palácio do Governador. Este boutique hotel resultará de um investimento de cinco milhões de euros e será complementado por um spa, restaurante e uma sala de eventos.
Os dez empreendimentos actuais devem finalizar o ano de 2014 com um volume de negócios na ordem dos 32 milhões de euros, mas para o próximo ano, Pedro Almeida perspectiva um crescimento de 15% no próximo ano.
A NAU Hotels & Resorts conta com um conselho de administração composto por administradores não-executivos propostos pela ECS Capital – Pedro Almeida, Gracinda Raposo e Gonçalo Batalha – e por uma Comissão Executiva, constituída por Mário Ferreira, José Silva Pais e Carlos Costa.