Criada Associação de Turismo de Cascais
A ATC tem como objectivo promover o destino turístico e garantir o seu desenvolvimento sustentado.
Raquel Relvas Neto
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Câmara Municipal de Cascais, em parceria com as entidades privadas do sector do turismo na região, criou a Associação de Turismo de Cascais, Visitors and Convention Bureau, abreviadamente designada como ATC, a 25 de Julho deste ano.
Esta associação, que tem sede no Centro de Congressos do Estoril, tem como objectivos promover o destino turístico e garantir o seu desenvolvimento sustentado, além de promover todos os respectivos segmentos do turismo.
A ATC tem ainda como propósito planear e implementar uma estratégia promocional desenvolvida e coordenada de acordo com as orientações em vigor, emanadas de entidades nacionais, regionais e locais de turismo. Segundo apurou o Publituris, esta estratégia, que está a ser desenvolvida, deve ser apresentada antes do final do ano.
Esta associação de direito privado, sem fins lucrativos, tem, para já, incorporada a secção destinada à promoção da região como destino de congressos, reuniões, feiras, exposições e viagens de incentivos, o anterior Estoril Convention Bureau que, segundo os estatutos da ATC, passa a designar-se por Cascais Convention Bureau. Ao que o Publituris apurou ainda faltam integrar as secções destinadas à promoção do golfe e da imobiliária na região, entre outras.
A direcção da ATC, que foi a única lista concorrente às eleições também a 25 de Julho, é presidida por Duarte Nobre Guedes, da Cascais Dinâmica, e tem como vice-presidente Bernardo Côrrea de Barros, da Câmara de Cascais. Como vogais da direcção estão Pedro Garcia (Estoril Plage); Paulo Bertão (Casino do Estoril); e Luís Araújo (Grupo Pestana). No que refere à assembleia-geral, esta tem na presidência o presidente da Câmara da Cascais, Carlos Carreiras, e como secretário-geral a ARHCESMO e como vogal a Associação Empresarial de Cascais.
Podem ser associados da ATC instituições públicas ou privadas, pessoas singulares ou colectivas que desenvolvam actividades relacionadas com o sector do turismo nos concelhos de Cascais, Sintra, Mafra e Oeiras. Recorde-se que tanto a Câmara de Cascais, Sintra e Mafra fazem parte dos corpos sociais da Associação de Turismo de Lisboa.
O Publituris tentou contactar o presidente da ATC para obter mais esclarecimentos sobre os objectivos e propósitos da associação, mas o responsável considerou ser ainda precoce falar sobre este tema.