ITP debate tendências nas viagens de negócios
Painel contou com Peter Dennis, presidente da Time Communications Group.
Patricia Afonso
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A segurança e o preço continuam a ser os parâmetros mais importantes nas viagens de negócio, afirmou esta sexta-feira Peter Dennis, presidente da Time Coomunications Group, na conferência anual do ITP, a decorrer em Lisboa, frisando que são o que os clientes mais privilegiam nos produtos.
O orador e moderador do painel ‘Tendências nas Viagens de Negócios’ falou sobre o que ter em atenção no futuro mais próximo. A saber: a optimização das políticas de viagens; Big Data; sistemas de gestão de custos; novos modelos de pagamento mobile e cartão, mais concretamente o NFC – Near Field Communication; clouds; crescimento de economias de partilha; e o que chamou de ‘Internet of Things’, o contacto permanente entre os mais diversos sectores e a futura autonomia do contacto físico com os aparelhos mobile, nomeadamente através do reconhecimento de voz.
Na primeira tendência, o alerta vai para a necessidade do agente ser mais rápido na resposta – de qualidade – e acrescentar valor à oferta, dada os clientes serem, nos dias de hoje, mais e melhor informados, assim como vincar a importância do seu papel em todo o processo, como quando o cliente está no estrangeiro e precisa de alguma coisa.
No tão aclamado Big Data, Peter Dennis chama a atenção para a quantidade e velocidade da troca de dados e como isto vai permitir conhecer melhor o cliente, pelo que a tendência é de que a oferta seja cada vez mais personalizada.
Os sistemas de gestão de custos continuam a assumir importância primária, pois, “no ‘fim do dia’ o que interessa é o preço”; enquanto os novos sistemas de pagamento tendem a simplificar e garantir uma maior segurança aos clientes.
As clouds, economias partilhadas e ‘Internet of Things’, embora sejam conceitos diferentes, resumem-se na troca de ideias e dados entre os diversos sectores, entidades, pessoas e até de perfis (no caso das clouds) no uso aparelhos mobile. Peter Dennis destacou o poder dos social media (para o bem e mal, como no caso de falhas no processo), a personalização dos aparelhos mobile, o crescimento das reservas por esta via e a evolução da tecnologia, exemplificando com o reconhecimento de voz, que poderá permitir a dispensa do contacto ‘touch’ com um aparelho, e os Google Glass.