INAC não autoriza voo da Ten Airways
Companhia romena queria operar ligação entre Bissau e Portugal.

Patricia Afonso
Susana Fonseca é a nova diretora geral da Airmet Portugal
Moçambique exige pré-registo de entrada mesmo para países isentos de visto
Votação para os “Portugal Travel Awards 2025” arranca a 26 de maio
Cuba perde quase 30% de turistas internacionais no 1.º trimestre
MSC Cruzeiros lança promoção para o MSC Yacht Club
Lince Capital aquire 35% da AlgarExperience
Nova Edição da Publituris Hotelaria: Entrevista a Helena Burstedt, Regional Vice President of Development na Hyatt para Espanha e Portugal
2.ª edição do Wine Destination Portugal será de 10 a 15 de novembro em Lisboa
Arranca ligação direta entre Nova Iorque e Faro
Melhores vinhos produzidos no Douro Superior estão de regresso a Vila Nova de Foz Côa
O INAC – Instituto Nacional de Aviação Civil não deu autorização para que a Ten Airways, companhia aérea romena, operasse a ligação entre Bissau e Portugal, rota interrompida desde dezembro, devido a um acordo de 2008 entre guineenses e portugueses.
De acordo com a instituição, que enviou uma nota à Agência Lusa, o INAC justificou a sua decisão com o acordo aéreo firmado entre Portugal e Guiné-Bissau, aprovado em 2008, tendo sido harmonizado por um outro acordo firmado entre a União Europeia e União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA, da qual a Guiné-Bissau faz parte) em 2010.
Recorde-se que a Ten Airways foi contratada pela Guiné-Bissau para operar a rota, que foi interrompida desde que o governo local levou ao embarque de 74 passageiros sírios com passaportes irregulares. Porém, segundo o referido acordo, por se tratar de uma companhia europeia, a Ten Airways carece de autorização de Portugal para fazer voos para solo português.