Algarve aposta na gastronomia e vinhos da região
Desidério Silva afirma que é necessária uma complementaridade para o destino.

Marta Barradas
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Para 2014, o Turismo do Algarve quer apostar na gastronomia, nomeadamente na cozinha mediterrânea, e nos vinhos da região, de forma a complementar a oferta do destino.
Desidério Silva, presidente da Turismo do Algarve, refere que a cozinha mediterrânea, considerada Património da Humanidade, é uma dessas apostas: “O prémio foi atribuído em Dezembro, mas não podemos viver só com prémios, temos que viver com realidades, experiências com aquilo que é o prático: a nossa gastronomia, os nossos sabores, os nossos saberes que têm que ser postos à disposição de quem nos visita.”
O responsável, que apresentava o programa da região para este ano, afirmou ainda que os “vinhos do Algarve, a rota dos vinhos, que nós apoiamos e promovemos”, serão também uma oferta que a região irá apostar em 2014.
Apresentando o guia de vinhos do Algarve, uma das novidades apresentadas na BTL, Desidério Silva defende que “o vinho e a gastronomia associam-se àquilo que é uma região onde o Sol, a Praia e o Golfe têm recebido prémios internacionais.”
“O Algarve é um destino que é identificado pelos nossos mercados. Mas isso não chega. Tem que haver uma complementaridade, porque queremos o Algarve todo o ano e não só quatro ou cinco meses”, adverte.
Referindo-se também ao papel fundamental que os municípios têm na promoção destes produtos, Desidério Silva afirma que “são eles que têm a capacidade de dar a conhecer (…) e a pôr de pé esses produtos.”
O Algarve irá, ainda, acolher eventos que trazem grande notoriedade para o destino, nomeadamente o Rali de Portugal, que decorre de 3 a 6 de Abril, e que “é um grande evento desportivo nacional e que estamos a tentar que seja um processo de continuidade”, diz o responsável.
Desidério Silva acrescenta ainda que este tipo de eventos são importantes “não só a nível de investimento, mas também para a imagem da região.”
A região irá ainda apostar em novas formas de promoção, no marketing digital com a criação de um novo website, assim como mais acções no mercado nacional para o ano de 2014.