160 mil euros para novo portal visitportugal.com
O novo portal está disponível em dez idiomas e apresenta um novo design e tecnologia.
Carina Monteiro
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O Turismo de Portugal apresentou, esta segunda-feira, o novo portal www.visitportugal.com, que pretende “reforçar a promoção turística internacional do País no online e nas redes sociais, privilegiando a mobilidade, a interacção com o consumidor e aumentando a visibilidade da oferta turística das empresas”.
Resultado de um investimento de 160 mil euros, o novo portal apresenta, em dez idiomas, mais funcionalidades, um novo design, nova tecnologia e uma experiência de navegação mais intuitiva e participativa. Ao tornar possível que o utilizador comente, goste, partilhe e edite textos e imagens, obtenha informação em tempo real através de e-mail e webchat e crie as suas próprias brochuras e itinerários, privilegia a interacção com o potencial turista.
Para Luís Matoso, Administrador do Turismo de Portugal, o novo portal “é o mais importante instrumento de promoção do Destino turístico e responde às necessidades da eficácia em comunicação, algo que consideramos essencial. A presença online tem de ser eficaz e interativa. Para isso, apostamos num formato mais directo e de fácil navegação, que aumenta a visibilidade da oferta turística, contribuindo para um incremento das vendas. O novo portal é mais útil para os turistas, mas sobretudo para a actividade das empresas portuguesas”.
Para o secretário de estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, o novo portal permite “perceber o que mudou na forma como o governo encara o Turismo e como o Turismo de Portugal está a funcionar”. Para o responsável era paradoxal a existência de instrumentos obsoletos à disposição do Turismo, quando esta é uma das actividades económicas mais dinâmicas. “Sentimos que o sector estava muito mais à frente do que a resposta que Estado estava a dar. Mais do que andar a organizar festas e eventos e programas de concertos era necessário dotar as nossas campanhas de mecanismos mais ágeis, que permitissem às empresas segmentar as suas mensagens, ir ao encontro dos turistas que hoje são mais cultos e exigentes e responder à concorrência. Havia uma condicionante, que resulta da circunstância orçamental”.
O responsável sublinha, ainda, que esta solução é “substancialmente mais barata do que a que foi tomada em 2004, altura em que o portal foi criado, com um investimento de 900 mil euros.