Projecto de eficiência energética do Corinthia Hotel Lisbon considerado o melhor da Europa
O projecto implementado pela Galp Soluções de Energia em parceria com o ISQ permitiu obter uma redução do consumo de energia superior a 25%.
Raquel Relvas Neto
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O projecto de eficiência energética implementado pela Galp Soluções de Energia e pelo ISQ no Corinthia Hotel Lisbon recebeu o título de Western Europe Region – Energy Project of the Year atribuído pela Association of Energy Engineers (AEE) aos projectos desenvolvidos e instalados fora dos Estados Unidos da América, que se destacam pelas características inovadoras no país onde estão instalados.
Os prémios valorizam ainda a dimensão da integração de soluções de energia renováveis que se diferenciem pela inovação e desempenho alcançados.
O projecto implementado pela Galp Soluções de Energia em parceria com o ISQ no Corinthia Hotel Lisbon é inovador pela utilização de soluções particulares de engenharia desenhadas especificamente para o projecto, concebidas em conjunto com o Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), o parceiro técnico do projecto.
No primeiro semestre de 2013, este projecto permitiu obter uma redução do consumo de energia superior a 25%, correspondente a 600.000 kWh e 290 toneladas de CO2.
O Corinthia Hotel Lisbon é igualmente pioneiro na demonstração do conceito de Hotel Energeticamente Eficiente, que agrega o compromisso de eficiência energética e o compromisso ambiental com a redução da pegada de CO2. A nível económico, o projecto assenta no modelo de contrato de performance energética que é uma referência no mercado das Energy Service Companies (ESCO) em Portugal.