Número de portugueses que visitaram a Galiza subiu 5,6% em 2012 (com vídeo)
Numa apresentação em Lisboa, o Turismo Espanhol lembrou a importância do mercado português para a região e destacou a Corunha como “porta de entrada” principal.
Tiago da Cunha Esteves
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
O número de turistas portugueses que visitaram a Galiza no ano passado subiu 5,6% em relação a 2011, para quase 500.000, de acordo com dados divulgados esta sexta-feira, durante uma apresentação promovida pelo Turismo Espanhol em Lisboa.
A secretária geral para o Turismo da Galiza, Nava Castro, lembrou que “os portugueses são os principais clientes internacionais da região”, tendo representado mais de 19% dos visitantes totais, em 2012. “Os dados reflectem bem a importância do mercado português para a Galiza”, sustentou.
Por sua vez, o director do Turismo Espanhol em Portugal, Antonio Nieto, disse que, apesar destes resultados, “a Galiza ainda é pouco conhecida em Portugal, do Porto para baixo”, um desafio ao qual é preciso dar uma resposta. No entanto, ressalvou, “os voos da TAP para a Corunha podem contribuir para que o mercado português continue a crescer”.
Em destaque esteve, precisamente, a apresentação da cidade da Corunha enquanto “porta de entrada para a Galiza”. A vereadora de Turismo, Luísa Cid, lembrou as boas ligações existentes entre Portugal e a Corunha, pelas vias terrestre e aérea, e os laços históricos entre os dois destinos, além do voo diário que a TAP tem para essa cidade. “Corunha está ao lado de Santiago de Compostela, que os portugueses tanto apreciam, e é uma cidade que vive para o mar”, resumiu.