Oceanário de Lisboa: 2012 foi o melhor ano para o mercado nacional desde 2009
A expansão efectuada em Abril de 2011, com a abertura do Edifício do Mar, repercutiu-se imediatamente no ano seguinte: foram registados menos 5% de visitantes, no global, mas o mercado interno cresceu 2,8%.
Tiago da Cunha Esteves
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A expansão do Oceanário de Lisboa, em Abril de 2011, com a abertura do Edifício do Mar, permitiu atrair mais visitantes portugueses no ano passado. “No geral, recebemos menos 5% de visitantes, mas o mercado nacional cresceu 2,8%”, disse, à Publituris, o administrador daquela que é a principal atracção turística da capital, João Falcato. “Foi o melhor ano do mercado interno nos últimos quatro anos. Sem a expansão, não teria sido possível ter esse crescimento”, acrescentou.
Já em relação a 2013, o objectivo é manter o número de visitantes do ano passado, sendo que não está excluída a possibilidade de haver “um ligeiro crescimento”. Um dos ‘trunfos’ que deverá contribuir para isso é a exposição das tartarugas, que tem superado as expectativas e que já recebeu mais de um milhão de visitantes, sendo que vai estar patente ao longo de todo o ano.
Na passada terça-feira o auditório do Oceanário de Lisboa acolheu a segunda conversa ‘Voxmar’, dedicada ao tema “Turismo: O que o mar ainda tem para oferecer?”. Para João Falcato, “o crescimento da economia do mar não é claro para o cidadão comum”, pelo que um dos objectivos da conversa era aprofundar o conhecimento das pessoas em relação às potencialidades do mar, nomeadamente, através do turismo.
O Oceanário de Lisboa recebe anualmente cerca de um milhão de visitantes, sendo que a maioria (60%) é estrangeira.
No ano passado, obteve o Certificado de Excelência 2012 do TripAdvisor, uma distinção que é atribuída com base na opinião e avaliação da comunidade de utilizadores do referido site.