CTP critica metas da actual proposta de revisão do PENT
Para a Confederação do Turismo Português, as metas que constam do documento são “demasiado ambiciosas”.
Tiago da Cunha Esteves
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
As metas que constam da actual proposta de revisão do Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) são “demasiado ambiciosas”, na opinião da Confederação do Turismo Português (CTP).
“Com a incerteza ainda a pairar sobre o clima económico europeu, consideramos excessivamente ambiciosas as metas constantes do documento que procede à revisão, se, apesar da aposta também em alguns mercados emergentes, tivermos em conta que 85% das dormidas de estrangeiros em Portugal são provenientes de países europeus”, sustenta o presidente, Francisco Calheiros, numa nota divulgada.
A CTP lamenta ainda “a inexistência de novos produtos estratégicos e o facto de produtos como o Turismo Religioso, Turismo Desportivo e outros não terem ainda ganho o estatuto de estratégicos”.
Por outro lado, a Confederação entende ainda ser um erro o facto de não ter sido considerada nem incluída “qualquer referência à programação financeira 2014-2020, que integra a nova política da coesão, numa altura em que as prioridades estratégicas de desenvolvimento regional estão em reflexão”.
A fase de discussão pública sobre a revisão do PENT no horizonte 2015 terminou no passado dia 31 de Janeiro. Depois de o Governo ter aprovado em Conselho de Ministro as linhas gerais do documento, sucederam-se 20 dias ao longo dos quais o Turismo de Portugal recolheu contributos por parte dos interessados em participar.
A Publituris tentou apurar junto do Turismo de Portugal como decorreu esta fase de discussão pública, mas até ao momento ainda não foi possível obter qualquer resposta.