CTP critica metas da actual proposta de revisão do PENT
Para a Confederação do Turismo Português, as metas que constam do documento são “demasiado ambiciosas”.

Tiago da Cunha Esteves
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
As metas que constam da actual proposta de revisão do Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) são “demasiado ambiciosas”, na opinião da Confederação do Turismo Português (CTP).
“Com a incerteza ainda a pairar sobre o clima económico europeu, consideramos excessivamente ambiciosas as metas constantes do documento que procede à revisão, se, apesar da aposta também em alguns mercados emergentes, tivermos em conta que 85% das dormidas de estrangeiros em Portugal são provenientes de países europeus”, sustenta o presidente, Francisco Calheiros, numa nota divulgada.
A CTP lamenta ainda “a inexistência de novos produtos estratégicos e o facto de produtos como o Turismo Religioso, Turismo Desportivo e outros não terem ainda ganho o estatuto de estratégicos”.
Por outro lado, a Confederação entende ainda ser um erro o facto de não ter sido considerada nem incluída “qualquer referência à programação financeira 2014-2020, que integra a nova política da coesão, numa altura em que as prioridades estratégicas de desenvolvimento regional estão em reflexão”.
A fase de discussão pública sobre a revisão do PENT no horizonte 2015 terminou no passado dia 31 de Janeiro. Depois de o Governo ter aprovado em Conselho de Ministro as linhas gerais do documento, sucederam-se 20 dias ao longo dos quais o Turismo de Portugal recolheu contributos por parte dos interessados em participar.
A Publituris tentou apurar junto do Turismo de Portugal como decorreu esta fase de discussão pública, mas até ao momento ainda não foi possível obter qualquer resposta.