Veja aqui a lista das empresas PME Excelência do turismo
No total, 138 empresas turísticas foram distinguidas com o estatuto de PME Excelência 2012.
Tiago da Cunha Esteves
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Cento e trinta e oito empresas turísticas foram distinguidas com o estatuto de PME Excelência 2012. No total, 11% das 1229 empresas dos vários sectores de actividade, anunciou o Turismo de Portugal.
O distrito de Faro foi aquele que concentrou mais empresas com esse estatuto, 88, seguido de Lisboa, com 31, e Porto, com 16. Juntos, concentram mais de 63% das PME Excelência.
“No seu conjunto, as 138 empresas PME Excelência do turismo geram 4.408 postos de trabalho directos e apresentam um volume de negócios superior a 360 milhões de euros em 2011”, refere o Turismo de Portugal, no seu site. “Com um activo líquido de 493 milhões de euros e capitais próprios de 270 milhões de euros, as PME Excelência do turismo têm uma autonomia financeira média de 55% e níveis de rentabilidade superiores à média nacional”, acrescenta.
A PME Excelência é um estatuto de qualificação empresarial criado no âmbito do Programa FINCRESCE, numa parceria com o IAPMEI, o Banco Espírito Santo, o BES dos Açores, o Banco BPI, o Barclays, a Caixa Geral de Depósitos, o Crédito Agrícola, o Millenium bcp, o Montepio e o Santander Totta. O objectivo é “conferir notoriedade e optimizar as condições de financiamento e de aquisição de produtos e serviços, sendo, igualmente, um instrumento facilitador na relação com a banca e a Administração Pública e um certificado de qualidade perante todo o mercado”.
Veja aqui as 138 empresas turísticas distinguidas.