Zambujeira do Mar vai ter empreendimento turístico de 100M € (COM IMAGENS)
O Zambujeira Village, projecto turístico-imobiliário na Zambujeira do Mar, concluiu as infra-estruturas e procura agora entidades interessadas no projecto para iniciar construção dos edifícios

Carina Monteiro
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Localizado em plena Zambujeira do Mar, o Zambujeira Village é um empreendimento turístico-imobiliário projectado para um terreno de 10 hectares. O projecto, da autoria da HAZATELIER contempla a construção de um hotel com 110 quartos, 77 apartamentos turísticos, 136 apartamentos residenciais e 13 moradias. O empreendimento desenvolve-se ao longo de uma encosta descendente, com os edifícios virados para o mar.
O projecto começou a ser desenvolvido em 2008, como explica Isabel Aragão, arquitecta do HAZATELIER “O plano de urbanização do terreno apontava para que 50% da construção fosse turística”, explica. À componente turística juntaram a residencial, jardins, espaços verdes – privados e comuns, piscinas e zonas de lazer, percursos pedonais e zona comercial e de serviços. A arquitecta explica que os edifícios têm uma volumetria suave e contemporânea e acompanham a forma do terreno, integrando-se em perfeita harmonia com o espaço.
O hotel está projectado para o núcleo central do empreendimento, onde estarão também quatro edifícios turísticos. Trata-se de uma unidade contemporânea, de 4 ou cinco estrelas, composta por 82 quartos, com 31 metros quadrados de dimensão e 28 suites, com 53 metros quadrados, com vistas para o mar ou para zonas verdes. O edifício do hotel terá de um lado dois pisos e, do outro, três. O projecto do hotel prevê a existência de SPA, restaurante e lounge bar, piscina interior, kidsclub, piscinas exteriores, Health e Fitness Center, centro de conferências e estacionamento.
Infra-estruturas concluídas
As infra-estruturas do Zambujeira Village estão praticamente concluídas. Segue-se a fase de construção dos edifícios “Estamos agora na fase de comercialização e negociação para todo o empreendimento”, refere José António Alves, presidente da Amaro&Gonçalaves, promotora do projecto. O responsável revela que, depois de totalmente concluído, o Zambujeira Village resultará de um investimento de perto de 100 milhões de euros, dos quais 17% estão concretizados com a conclusão das infra-estruturas.
Para esta segunda fase de construção, o promotor revela que tem diversas entidades interessadas. “Umas apenas na área do hotel, outras na área do hotel e apartamentos turísticos, e, ainda, há quem esteja interessado na globalidade do projecto”. Existem grupos hoteleiros interessados, mas também um Fundo Internacional e uma entidade mutualista de relação internacional.
Pela sua dimensão, José António Alves acredita que o Zambujeira Village demorará quatro a cinco anos a ser construído. Em Janeiro, o promotor recomeçará as negociações com os diferentes interessados. O promotor e a arquitecta acreditam nas potencialidades do projecto, pela “muita procura e pouca oferta” que existe neste destino. O projecto foi idealizado a pensar no mercado internacional, de segmento alto, que procura um espaço para férias, reuniões, congressos ou eventos.
Artigo publicado na edição 1232 da revista Publituris.