Brasil: Maioria dos turistas estrangeiros quer voltar
A hospitalidade e o povo brasileiro são os aspectos mais valorizados. No sentido oposto, os preços praticados desagradam e são considerados caros.

Tiago da Cunha Esteves
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Nove em cada dez dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil querem regressar ao destino, de acordo com um estudo divulgado pelo Ministério do Turismo.
O turismo de negócios é o segmento que mais tem crescido, em termos de procura, ao passo que as viagens motivadas por ‘sol e mar’ estagnaram, em comparação com os resultados de estudos anteriores. No entanto, “o lazer continua a representar a principal motivação do visitante internacional, com 46,1%”.
São Paulo continua a ser a cidade mais visitada, com 26,5% do total de turistas estrangeiros, sendo seguida do Rio de Janeiro, com 24,9%, e Foz do Iguaçu (11,4%).
A Internet é a ferramenta mais utilizada (32,6%) pelos turistas na hora de pesquisarem a sua viagem, seguida do ‘boca-a-boca’, com 28,5%.
A Europa é responsável por 29,8% dos estrangeiros que visitam o Brasil, detendo a América do Sul a maior quota, com 48,4%. A Argentina continua a ser o principal mercado emissor, com 1.593.775 turistas. De acordo com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o objectivo passa, cada vez mais, por atrair os mercados russo e chinês.
O que mais e menos agrada
A hospitalidade e o povo brasileiro são os aspectos que mais agradam aos turistas estrangeiros, assim como os serviços prestados. Destaque, ainda, para a gastronomia.
No sentido negativo estão os preços praticados. “Para metade dos turistas, os valores praticados no Brasil são caros”, pode ler-se.
Neste estudo foram entrevistados 39 mil turistas, em 16 aeroportos internacionais, ao longo das épocas baixa, média e alta.