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Egipto: Ataques no Sinai podem ter “forte impacto” no turismo

Dois dias depois de o novo presidente do Egipto ter garantido que o destino vai continuar a ser seguro para os turistas, um ataque no Sinai é novo motivo para preocupações.

Tiago da Cunha Esteves
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Egipto: Ataques no Sinai podem ter “forte impacto” no turismo

Dois dias depois de o novo presidente do Egipto ter garantido que o destino vai continuar a ser seguro para os turistas, um ataque no Sinai é novo motivo para preocupações.

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O ministro do turismo do Egipto, Hisham Zaazoua, admitiu à agência Mena que os ataques registados no Sinai no passado fim-de-semana poderão ter um “forte impacto” no turismo, apesar de ainda não terem sido registados cancelamentos.

O ataque, perpetrado contra um quartel próximo da fronteira com o Israel, matou 16 soldados e aconteceu apenas dois dias depois de o novo presidente egípcio ter garantido que o país vai continuar a proporcionar segurança aos turistas.

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O ministro do Turismo lembrou que é nas regiões do Sul do Sinai e do Mar Vermelho que são geradas 70% das receitas totais oriundas do turismo, com destaque para o resort de Sharm el-Sheikh.

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O Egipto recebeu 5.652.242 estrangeiros nos primeiros seis meses do ano, um aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados avançados recentemente pelo ministro do Turismo.

Em conferência de imprensa, o governante adiantou que, este ano, o destino deverá receber um total de 12 milhões de turistas estrangeiros, embora o objectivo inicial fosse chegar à meta dos 14 milhões.

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“O Turismo trabalha uma matéria-prima especial: As pessoas”, realça o SET

“Estamos perante uma indústria poderosa, que tem uma singularidade que a torna diferente de todas as outras, talvez por isso que o significado desta apresentação e esta campanha faça todo o sentido”, realçou, esta quarta-feira, em Lisboa, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que avançou que “há quem trabalhe a indústria extrativa, madeira, pedra, todas as transformadoras, cimento, e nós trabalhamos uma matéria-prima muito especial: as pessoas”.

O secretário de Estado do Turismo, que encerrava, esta quarta-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, à sessão de apresentação da exposição e da campanha que visam valorizar as profissões turísticas, protagonizadas pelos alunos da rede de escolas do Turismo de Portugal, referiu que “trabalhamos as pessoas que têm expectativas, que têm sentimentos, e que até têm clubes de futebol, de pessoas, para pessoas, com pessoas”.

Recordando um clássico de Cícero que dizia que se tiveres um jardim e uma biblioteca não precisas de mais nada, Pedro Machado considerou o jardim Portugal, um jardim que “tem ativos estratégicos muito fortes, nos torna o 12º país mais competitivo do mundo, mas simultaneamente, hoje estamos a granjear esse momento de vida e de sucesso para o nosso país, que é nos nossos 10 ativos estratégicos, continuando o trabalho da estruturação do produto, patente quer na estratégia do Turismo de Portugal, quer para 2027, quer agora na  preparação da Estratégia 35, que está neste momento banho maria à espera de ser lançada”. Por isso, “tal como os jardins precisam ser cuidados, precisam ser regados, precisam ser trabalhados, todos os dias”.

O governante adiantou que Portugal tem 22 produtos turísticos, e por isso “temos ainda a capacidade de continuar, sempre com preocupação sobre a sustentabilidade dos nossos recursos, e aí entramos nos temas das agendas atuais, da sustentabilidade, da mitigação das alterações climáticas e tantas outras que nós precisamos”, porque, conforme disse, “o turismo também tem impactos, é bom reconhecê-lo”.

Por outro lado, há a biotecnologia, que significa conhecimento, a tal biblioteca, que passa, sobretudo, “de podermos captar, utilizar e transferir conhecimento”. Por isso, no processo da estruturação do conhecimento, “sabíamos que e sabemos que, para exercer competências, temos que, pelo menos, passar a três fases: Saber aprender, para saber fazer e para saber ser, para mim aquelas que a escola tem missão e obrigação de vos dar todas as ferramentas, todos os instrumentos, para que vocês possam aprender, para que saibam fazer e para que possam dizer”, apontou Pedro Machado.

Mas há mais duas, que segundo o titular da pasta do Turismo que hoje “nos é colocado pelos desafios da evolução do turismo e do mundo em si”, e que consistem em “saber estar e, sobretudo, saber estar com os outros, porque estamos numa indústria de pessoas. E é esta relação que eu espero que saia hoje, muito presente e muito significativa nesta campanha da valorização das profissões turísticas”.

“Queremos aumentar as qualificações de competências, claro, sim. Queremos fazê-la em modo de cada vez mais sairmos dos paradigmas e do status quo”, observou o governante reforçando que “se soubermos estar com os outros, temos a consciência de que precisamos, todos os dias, de afinar o nosso próprio processo e, provavelmente, temos a capacidade de desenvolvermos essas skills que são necessárias para o sucesso da nossa indústria”.

O secretário de Estado do Turismo reforçou, na sua intervenção, perante os alunos da rede de Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal que “um belo jardim que é o nosso país, com belas, promissoras, fiáveis e confiáveis profissões, é o meu desafio enquanto representante do governo, ou seja, criar as condições para que vocês possam exercer a vossa profissão, cada vez com maior grau de satisfação, com maior grau de relacionamento e com maior grau aquisitivo, de trabalho em cooperação, de trabalho em parceria, de respeito e de tolerância, porque somos a indústria da paz, da tolerância, do respeito, da solidariedade, com aqueles que estão cá, que nasceram cá e com aqueles que recebemos todos os dias”.

A encerrar a sua intervenção, Pedro Machado recordou o programa de formação dos migrantes, numa parceria entre o Turismo de Portugal e a CTP, em três das componentes que considera essenciais: Competência técnica, aprendizagem da língua portuguesa e da cultura portuguesa, porque “queremos cidadãos plenos, cidadãos inteiros”.

 

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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Portugal entre os destinos preferidos dos europeus e portugueses para a Páscoa

Um recentes estudo da Jetcost, realizado a partir das pesquisas no seu motor de busca de voos e hotéis, apurou que “as procuras de voos aumentaram 5%, enquanto que as dos hotéis aumentaram 8% em relação à Páscoa de 2024”.

Portugal está em alta nestas férias da Páscoa, apurou um estudo da Jetcost, que diz que o país é o destino preferido dos portugueses e também dos europeus para uma férias no próximo período festivo.

O estudo da Jetcost, realizado a partir das pesquisas no seu motor de busca de voos e hotéis, apurou que “as procuras de voos aumentaram 5%, enquanto que as dos hotéis aumentaram 8% em relação à Páscoa de 2024”.

“É, portanto, o ano com maior número de pesquisas da história”, acrescenta a Jetcost, que concluiu que “uma boa parte dos europeus que decidiram viajar durante a Páscoa de 2025 vão fazê-lo em Portugal”.

O clima, a riqueza cultural, os costumes e as festas religiosas, além da requintada gastronomia e dos bons hotéis e infraestruturas de Portugal são alguns dos motivos apontados para a escolha de Portugal como destino para estas férias da Páscoa.

Segundo este estudo, Portugal é “o terceiro país mais procurado na Jetcost para passar estas férias, depois da Espanha e da Itália”, sendo que muitos dos viajantes elegeram Lisboa para uns dias de férias na Páscoa.

“Os dados que analisam os resultados das procuras de voos durante a Páscoa de 2025 indicam que uma grande maioria optou por Lisboa, que se converte na cidade mais procurada pelos viajantes britânicos, alemães, italianos e holandeses e a segunda pelos espanhóis e franceses”, refere o comunicado divulgado pela Jetcost.
A riqueza cultural e reconhecida gastronomia do Porto são os motivos apontados para a escolha da capital nortenha, que “é a cidade mais procurada pelos viajantes espanhóis e franceses, a segunda pelos holandeses e italianos e a terceira pelos britânicos e alemães”.
Já Faro tornou-se “no segundo mais procurado pelos viajantes britânicos e holandeses, no terceiro pelos franceses e alemães, no quarto pelos italianos e no quinto pelos espanhóis”, muito por culpa do produto sol e praia, que é “muito procurado pelos europeus”.
A ilha da Madeira, por sua vez, “parece ser a preferida dos turistas europeus já que é terceira a ser escolhida pelos espanhóis e italianos e em quarto lugar pelos franceses, ingleses, alemães e holandeses”, enquanto o Porto Santo, a outra grande ilha do arquipélago, “ocupa o quinto lugar nas preferências dos turistas alemães e italianos, o sexto na dos franceses e britânicos e o oitavo na dos espanhóis e holandeses”.
Nos Açores, o destaque vai para a ilha de São Miguel, que ocupa o quarto lugar em termos de preferência de espanhóis, o quinto dos franceses, ingleses e holandeses e o sexto dos italianos, seguida da Terceira, escolhida na sexta posição por espanhóis, na sétima pelos italianos e holandeses e na nona pelos franceses.
Também nos Açores, a Ilha do Pico é a sexta mais demandada por alemães, a sétima pelos britânicos, a nona pelos holandeses e a décima pelos italianos, seguindo-se a ilha do Faial que também está muito bem posicionada pois é o sexto destino mais procurado pelos holandeses, o sétimo pelos franceses, o oitavo pelos britânicos e alemães e a nono pelos italianos, enquanto a ilha de Santa Maria é o sétimo destino favorito dos espanhóis, o oitavo dos italianos e o décimo dos franceses.
Mas Portugal não é apenas o destino preferido dos europeus para passar estas férias, já que também o é para os portugueses, já que existem sete destinos portugueses entre os 25 mais procurados pelos turistas nacionais para passar estes dias de descanso e lazer.
“São Miguel (2), Madeira (4), Porto (6), Lisboa (7), Terceira (13), Faro (22) e Porto Santo (23)” são, segundo a Jetcost, os destinos nacionais mais procurados pelos turistas lusos, seguindo-se as grandes capitais europeias de Paris (1), Barcelona (3), Roma (5), Madrid (8), Amesterdão (9), Londres (10), Milão (12), Luxemburgo (14), Génova (15), Bruxelas (16), Copenhaga (17), Praga (18), Budapeste (20), Viena (21) e Zurique (25).
Na longa distância, a maioria das opções recaiu em Nova Iorque, nos EUA, que ocupa o 19º lugar da lista, enquanto São Paulo, a maior cidade do Brasil, ocupa o 24º lugar.
“É uma grande notícia podermos comprovar que o interesse dos turistas por Portugal, mantem-se, uma vez mais, na Páscoa 2025, especialmente neste ano recorde, com números de pesquisas de voos e hotéis nunca antes alcançados, e que as cidades portuguesas continuam a ser grandes destinos turísticos mundiais”, refere Ignazio Ciarmoli, Diretor de marketing de Jetcost.
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Filipa Marques é nova gestora de produto da GEA

A GEA Portugal acaba de anunciar a integração de Filipa Marques acaba de assumir funções de gestora de produto na equipa de Produto e Contratação da GEA Portugal.

Com experiência de mais de sete anos no setor do turismo, Filipa Marques traz para a GEA uma vasta gama de competências que serão fundamentais para o desenvolvimento estratégico da dinâmica de contratação e produto do grupo de gestão de agências de viagens.

Esta profissional ocupou cargos de destaque, incluindo Project Manager na Eco Tuk Tours e Key Account, Product & Business Manager na Boost Portugal. Durante a sua carreira, destacou-se pela gestão eficaz de equipas e recursos, resolução de problemas e desenvolvimento de estratégias comerciais que resultaram em crescimento significativo das vendas, indica a GEA.

Refira-se que a GEA Portugal tem concentrado os seus esforços na criação de um projeto que visa fortalecer o ecossistema da rede, com o objetivo de criar um futuro mais dinâmico e rentável para os seus clientes. Nesse contexto, o produto, especialmente o exclusivo, assume uma posição de grande relevância. Neste âmbito, a contratação de Filipa Marques é essencial para o reforço da gestão de produto, bem como a sua atualização nas plataformas GEA, pois isso é fundamental para garantir a eficácia e a inovação contínua na oferta aos seus parceiros e clientes.

Paulo Lages, coordenador de Contratação do Grupo GEA, realça que contribuição de Filipa Marques “será essencial para fortalecer a nossa posição no mercado, disponibilizando as melhores condições às nossas agências associadas, permitindo-lhes alcançar novos patamares de sucesso.”

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Políticas de Trump começam a afastar turistas dos EUA

Segundo um estudo da Mabrian, a Europa é uma das regiões que mais “mostra sinais de tensão” e onde onde o interesse por viajar para os EUA já está a diminuir.

As recentes políticas da Administração norte-americana estão a começar a afastar os turistas dos EUA, apurou um estudo da Mabrian, que conclui que 10 dos principais mercados emissores para os EUA já estão a apresentar uma menor procura de viagens para o país.

De acordo com o “Share of Flights Searches Index” da Mabrian, entre janeiro e março, em mercados como o Reino Unido, Alemanha, França, Canadá, México, Brasil, Índia, Japão, Coreia do Sul e China já houve uma descida na procura por voos para os EUA, ainda que com variações significativas entre as regiões.

“O cenário mundial flutuante resultante das políticas e anúncios do governo dos EUA está a começar a impactar a intenção de viagem ao país”, indica a Mabrian, que aponta a Europa como uma das regiões que mais “mostra sinais de tensão”.

Reino Unido, Alemanha, França e Itália são alguns dos países onde o interesse por viajar para os EUA já está a diminuir, sendo que, ao nível da União Europeia, incluindo o Reino Unido, a intenção geral de viagens para os EUA caiu 0,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior, com a procura por viagens para o país a representar apenas 5,4% do total de buscas de voos no período em análise.

Relativamente ao Reino Unido, a Mabrian indica que, “embora inicialmente impactada”, a procura voltou a recuperar, sendo que, atualmente, supera ligeiramente os níveis do ano passado em meados de março, tornando o Reino Unido no “único mercado europeu analisado a mostrar sinais claros de resiliência”.

“Embora as reservas brutas tenham diminuído ligeiramente em fevereiro (-1,1%), elas aumentaram em março (+1,6%), sugerindo uma crescente confiança entre os viajantes britânicos”, refere a Mabrian.

Contrariamente, na Alemanha e em Itália registraram-se quedas próximas de um ponto percentual em comparação a 2024, indicando uma “crescente incerteza entre os viajantes”.

Já em Espanha,  a intenção de viajar para os EUA “permaneceu estável durante os primeiros três meses de 2025, com algumas semanas de janeiro até superando os níveis de 2024”.

“Esses dados ressaltam a sensibilidade dos mercados europeus aos desenvolvimentos geopolíticos noutros continentes”, explica Carlos Cendra, sócio e diretor de marketing e comunicação da Mabrian.

De acordo com o responsável, embora “a procura por viagens sempre possa ser resiliente, as mudanças repentinas de política ou dificuldades adicionais para visitar o país projetam uma imagem menos amigável dos Estados Unidos como destino, o que pode influenciar a intenção de viagem no curto e médio prazo”.

Diferentes tendências na Ásia e América

Tal como na Europa, também na Ásia e nos países americanos se identificam diferentes tendências, com os dados da Mabrian a indicar que o Japão e o Brasil “mostram uma tendência de declínio na procura”.

“A intenção dos viajantes brasileiros de visitar os EUA é de 8%, tendo caído em média -1,2 pontos percentuais em comparação a 2024. De facto, as reservas de viajantes brasileiros para os EUA entre fevereiro e março de 2025 caíram -15% em relação ao ano passado, em comparação ao mesmo período de 2024”, indica a Mabrian.

Já no caso do mercado japonês, a procura para os próximos seis meses está nos 4,1%, ou seja, “abaixo dos números do ano passado, não mostrando sinais de recuperação para as próximas semanas”.

“Os dados sobre a evolução semanal da demanda para os EUA nos próximos seis meses refletem uma confiança enfraquecida do consumidor nestes principais mercados emissores”, indica Cendra.

Estas mudanças estão a levar a “ciclos de planeamento e reserva mais curtos”, o que está a fazer aumentar as “reservas de última hora”, já que os viajantes está a adotar uma postura “de esperar para ver, que desencoraja reservas feitas com maior antecedência”.

Esse efeito, acrescenta a Mabrian, também “é evidente no mercado canadiano”, cujo índice de participação nas pesquisas está nos 22,3%, mantendo-se mantido “estável desde janeiro de 2025”.

No entanto, a Mabrian diz que os viajantes canadianos não estão a converter a procura em reservas, uma vez que já que o número total de passageiros que realizaram reservas de voos para os EUA diminuiu para -15,7% em fevereiro e -14,5% em março.

“No final de março, a demanda canadiana estava a ganhar força, aumentando o número de passageiros confirmados em +18,7% em relação ao ano anterior, uma tendência frágil que dependerá dos acontecimentos das próximas semanas”, adverte a Mabrian.

Já o México e a Índia parecem viver um “momento positivo” no que diz respeito à procura para os EUA, ainda que a Mabrian considere que será preciso monitorizar estes dois mercados, já que o seu comportamento desde janeiro “tem sido instável”.

No caso da China e da Coreia do Sul, também há “um aumento na demanda”, que chegam a uma média +1,5 e +1,4 pontos percentuais por semana, respetivamente”.

“Desde janeiro de 2025, o Índice de Participação de Pesquisas para a China (9,1%) e Coreia do Sul (6,7%) tem superado consistentemente os níveis de 2024 numa base semanal. Essa tendência ascendente também se reflete nos dados de reservas confirmadas, com o número de sul-coreanos dobrando em comparação a março de 2024, e os chineses aumentando em +40% em fevereiro e +23% em março”, acrescenta a Mabrian.

 

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Rede Expressos reforça a operação internacional com viagens entre o Porto e Santiago de Compostela

O novo serviço da Rede Expressos entre o Porto e Santiago de Compostela, Espanha, entra em vigor a 10 de abril, com viagens às quintas, sextas, sábados e domingos. O preços dos bilhetes é de nove euros por pessoa.

A Rede Expressos reforçou a sua operação internacional com uma nova rota entre o Porto e Santiago de Compostela, novo serviço que entra em vigor a 10 de abril, com viagens às quintas, sextas, sábados e domingos.

A nova rota da Rede Expressos que liga o Porto a Santiago de Compostela passa também por Amarante, Vila Real e Chaves, assim como pelas cidades galegas de Verín e Orense, e tem um preço de 9 euros.

“Uma das grandes vantagens deste novo serviço é a partida no Aeroporto Sá Carneiro, que permitirá a ligação para passageiros galegos com voos internacionais no Porto, para além de aumentar significativamente as opções de mobilidade entre os países, proporcionando viagens mais rápidas e acessíveis”, indica a Rede Expressos, em comunicado.

Segundo a informação divulgada, “este reforço da operação responde ao aumento da afluência de passageiros para a Galiza, perante o aumento do número de portugueses a trabalhar no norte de Espanha, maioritariamente oriundos dos distritos do Porto, Braga e Vila Real, mas também pelo aumento geral do turismo religioso”.

“A Rede Expressos está empenhada em contribuir ativamente para o projeto europeu iniciado em 2024 pela ClusterTur, que visa promover a Eurorregião Galiza – Norte de Portugal como um destino sustentável, através da criação de novos serviços e destinos que fomentem o dinamismo turístico, económico e sociocultural em toda a região transfronteiriça”, refere ainda a Rede Expressos.

 

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Shared TukTuk no Porto é novidade na Boost Portugal

Segundo a Boost Portugal, este novo tour destina-se aos “turistas que viajam sozinhos e que desejam conhecer os segredos e encantos da cidade do Porto de forma sustentável, partilhada e economicamente mais acessível”.

A Boost Portugal lançou um novo tour na cidade do Porto, o Shared TukTuk, que passa a estar disponível através da sua marca Tuk Tour Porto, na cidade Invicta, informou a empresa de experiências autênticas e sustentáveis.

“Esta nova tour é ideal para os turistas que viajam sozinhos e que desejam conhecer os segredos e encantos da cidade do Porto de forma sustentável, partilhada e economicamente mais acessível”, explica a Boost Portugal, em comunicado.

Segundo a Boost Portugal, a Tuk Tour Porto conta com “uma frota de tuk tuk 100% elétrica”, sendo o tour acompanhado por “um guia local ou, como são chamados na Boost Portugal, os “contadores de histórias””.

A empresa diz que “a crescente procura pelo turismo partilhado foi determinante para o reforço da oferta” com um tour que consegue “otimizar a ocupação dos seus veículos, enquanto proporciona uma experiência social única e com procura no mercado”.

O Shared TukTuk conta com um horário partilhado e um itinerário pré-definido, visitando a Serra do Pilar, Praça da Batalha, o Palácio da Bolsa, a Torre dos Clérigos, a Av. dos Aliados, a Estação de São Bento, a Catedral, com as partidas a decorrerem diariamente, entre 10h00 e as 15h00, na Tuk Tour Porto, na Av. Alexandre Herculano.

O tour tem a duração de duas horas, decorre em inglês e tem um preço de 29 euros por pessoa.

 

 

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easyJet alarga período de reservas na campanha de descontos que assinala 10 anos da base no Porto

A campanha de descontos da easyJet que assinala os 10 anos da base da companhia aérea no Porto está em vigor para viagens entre 28 de abril e 30 de junho. As reservas devem ser realizadas até 16 de abril.

A easyJet anunciou que a campanha de descontos que lançou para assinalar o 10.º aniversário da sua base no Porto vai ter um período mais alargado, sendo agora possível viajar entre 28 de abril e 30 de junho.

“A companhia aérea lança uma campanha exclusiva com tarifas só de ida com até 10% de desconto em voos selecionados. Esta oferta especial estará disponível para 5 mil lugares em reservas efetuadas até 16 de abril”, lê-se num comunicado da companhia aérea.

Recorde-se que a easyJet abriu a sua base do Porto há 10 anos, permitindo que a companhia aérea desempenhasse um “papel fundamental na conectividade da cidade com diversos destinos europeus”.

“Com esta campanha, a companhia pretende agradecer a confiança dos seus passageiros e reforçar o compromisso com a região”, acrescenta a easyJet, num comunicado enviado à imprensa.

Este verão, a easyJet vai disponibilizar quase 30 rotas de e para o Porto, incluindo destinos como Palma de Maiorca, Split, Menorca, Palermo, Porto Santo, Nice, Nápoles e Ibiza, representando uma capacidade de mais de dois milhões de passageiros durante este período.

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Nova conjuntura exige “um maior investimento em promoção”, diz novo presidente ARPTA

A nova direção da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) tomou posse, com José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo da região, a assumir a presidência, admitindo que “é tempo de colocar em marcha uma nova resposta coletiva mais abrangente e mobilizadora”.

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A nova direção da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) tomou posse esta segunda-feira, 7 de abril, com José Manuel Santos, agora novo presidente da Direção da Agência, cargo que acumula com a presidência da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a destacar na sua intervenção que “o ciclo de desenvolvimento turístico do Alentejo está a mudar com a entrada em operação de um número considerável de novos projetos no Litoral e no Interior da Região”.

O novo presidente da ARPTA considerou que esta “dinâmica se irá intensificar nos próximos 10 anos”, salientando, ainda que “só neste ano [2025] está prevista a abertura de mais 10 hotéis em locais tão diferentes da região, como Viana do Alentejo, Ourique, Monforte, Melides, Santiago do Cacém ou Santarém”.

Numa cerimónia realizada na Herdade da Malhadinha, marcando o arranque de um novo ciclo de ação e estratégia para a promoção turística da região, ao mesmo tempo que se sublinhava a necessidade de adaptação ao novo contexto competitivo, José Santos reforçou: que “esta nova conjuntura irá requerer uma resposta da estrutura regional de marketing bastante superior, exigindo claramente um maior investimento em promoção, realidade à qual as entidades gestoras dos fundos europeus na região, e o próprio Turismo de Portugal, não poderão ignorar”.

Por isso, o novo presidente da ARPTA concluiu que “é tempo de colocar em marcha uma nova resposta coletiva mais abrangente e mobilizadora, num ano em que se começará a preparar com o Turismo de Portugal o ciclo de contratualização da promoção externa para o período 2026-2028, o que exigirá a apresentação de uma estratégia integrada, mais coerente e ambiciosa”.

Os órgãos sociais eleitos para o triénio 2025-2028 são:

Direção
José Manuel Santos (Turismo do Alentejo, ERT) – Presidente
Luisa Rebelo (Torre de Palma, Lda) – Presidente-Adjunta
Nuno Pina (Pestana Hotel Group | Pousadas de Portugal) – Vogal
Teresa Caeiro (Gerações da Talha, Lda) – Vogal
Porfírio Perdigão (Vila Galé – Soc. Empreendimentos Turísticos, S.A.) – Vogal
Teresa Vilas Boas (Turaventur – Aventura e Turismo, Lda) – Vogal
Lino Pereira Coelho (AHP – Associação da Hotelaria de Portugal) – Vogal
Marta Passarinho (L`and Hotel Management Lda – L’And Vineyards) – Vogal
Vasco Mendes (Greenarea Hotels Resorts Lda) – Vogal
Mariana Delgado (Promenade, Viagens e Turismo Lda) – Vogal
Humberto Nixon (Aquaspace Lda – Alquevatours) – Vogal
Mónica McGill (Associação Casas Brancas) – Vogal
Michele Marques (Casa do Gadanha, Lda) – Vogal

Mesa da Assembleia Geral
Carlos Moura (AHRESP – As
ociação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) – Presidente
Joaquim Robalo de Almeida (ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos) – Vice-Presidente
Delfina Marques (Capote’s Emotion Atelier) – Secretária

Conselho Fiscal
Pedro Costa Ferreira (APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo) – Presidente
António Marques Vidal (APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos) – Vice-Presidente
Jorge Rosado (Marvão em Parceria) – Vogal

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MSC Cruzeiros inaugura em Miami o maior terminal de cruzeiros do mundo

A MSC Cruzeiros inaugurou, no fim de semana, o maior e mais avançado terminal de cruzeiros do mundo em PortMiami. Trata-se do primeiro projeto na indústria de cruzeiros a implementar uma viagem biométrica com verificação de identidade digital para uma experiência de embarque sem problemas.

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Concebido pela empresa de design global Arquitectonica e construída pela Fincantieri Infraestructure, a instalação de 492,678 pés quadrados é capaz de receber até 36.000 passageiros diariamente e foi desenvolvida tendo em conta a experiência do passageiro.

Tecnologia de ponta e design inovador tornam a segurança, a entrega de bagagem e o check-in num processo ainda mais fácil.

O novo terminal receberá os navios da MSC Cruzeiros e da Explora Journeys que navegam a partir do Porto de Miami, incluindo o novo navio da MSC Cruzeiros, o MSC World America, que será nomeado durante uma cerimónia no terminal, esta quarta-feira, antes de começar a navegar para a sua temporada inaugural nas Caraíbas.

Os passageiros podem fazer o check-in para o seu cruzeiro, pela aplicação MSC for Me ou pelo website da MSC Cruzeiros, enviando os seus documentos de viagem, recebendo o seu cartão de embarque em poucos minutos e preparando-se antecipadamente para o processamento biométrico, poupando tempo valioso quando entram no terminal.

Chegar ao terminal torna-se também mais fácil. Os passageiros podem chegar de carro, autocarro, táxi ou veículos partilhados sem complicações. Aqueles que chegam de carro podem estacionar na garagem de seis andares do terminal, com mais de 2.400 lugares e reservar o seu lugar de estacionamento com antecedência pela aplicação MSC for Me ou pelo website da MSC Cruzeiros. Há também uma zona coberta para autocarros, táxis e veículos partilhados. Todas as formas de chegada partilham um caminho coberto direto para a entrada principal do terminal.

Por outro lado, os passageiros que fizeram check-in online podem simplesmente digitalizar o seu cartão de embarque e deixar as suas bagagens num dos pontos de entrega seguros e estrategicamente colocadas na garagem antes de continuarem para o terminal, enquanto os passageiros que optaram pela viagem biométrica podem simplesmente fazer digitalizar o seu passaporte e olhar para a câmara de uma das 18 cápsulas biométricas do terminal para validação. As 20 filas de segurança que se seguem garantem um processo de triagem rápido, eficiente e sem falhas.

Antes de embarcarem, os passageiros podem relaxar numa das áreas de espera situadas em todo o espaçoso terminal. Os passageiros do MSC Yacht Club, o luxuoso conceito de “navio dentro de um navio” da companhia de cruzeiros, também terão acesso exclusivo a um lounge privado para desfrutar de bebidas e snacks premium.

Desembarque e recolha de bagagem igualmente sem problemas, isto porque os passageiros beneficiarão de um desembarque fácil e rápido graças a um sistema avançado de manuseamento e processamento de bagagem.

 

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Sabre e CellPoint Digital reforçam ecossistema de pagamentos das companhias aéreas

A nova colaboração entre a Sabre e a CellPoint Digital proporcionará às companhias aéreas soluções de pagamento melhoradas, uma experiência do utilizador aprimorada e redução de custos.

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A Sabre Corporation e a CellPoint Digital estabeleceram um novo acordo com o objetivo de transformar o panorama dos pagamentos no setor da aviação. Este acordo permite que as companhias aéreas que utilizam o SabreSonic e o Radixx tenham acesso a uma vasta gama de métodos de pagamento e serviços de valor acrescentado, simplificando os processos de pagamento, melhorando a experiência do utilizador e reduzindo os custos operacionais.

Com a integração entre a Sabre e a CellPoint Digital, as companhias aéreas passam a dispor da liberdade de escolher entre uma ampla variedade de opções de pagamento, incluindo redes internacionais de cartões amplamente utilizadas em transações globais, carteiras digitais e outros métodos que não envolvem cartões, oferecendo maior flexibilidade aos consumidores no momento do pagamento, métodos alternativos como pagamentos diferidos ou soluções baseadas em dispositivos móveis, bem como transferências bancárias diretas, possibilitadas por sistemas de open banking ou em tempo real, entre outros.

Ao integrar as capacidades da CellPoint Digital na plataforma Sabre, as companhias aéreas passam a dispor de uma solução simples e unificada que facilita a adoção de novas opções de pagamento, eliminando obstáculos habituais.

Ortiz Luengo, diretor Sénior de Produtos de Pagamentos para Viagens da Sabre, refere que este acordo “destaca o compromisso em apoiar as companhias aéreas na melhoria das suas estratégias de pagamento, ao mesmo tempo que melhora a experiência do utilizador e reduz os custos”, salientando que a integração da CellPoint Digital permite às companhias aéreas “otimizar as suas estratégias de pagamento, garantindo transações seguras e suporte para métodos alternativos de pagamento cada vez mais utilizados”.

Já Kristian Gjerding, CEO da CellPoint Digital, frisa que este acordo, além de “proporcionar às companhias aéreas acesso a uma vasta gama de métodos pré-integrados através de uma única ligação”, também “simplifica a expansão da sua oferta de pagamentos, respondendo às necessidades dos mercados locais e reduz a fricção no momento do pagamento”.

Foto: Depositphotos.com
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