Hotusa alcançou os 230 M€ em reservas em 2011
Divisão turística do grupo cresceu 11% face ao balanço financeiro de 2010.
Patricia Afonso
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
O Grupo Hotusa apresentou os resultados relativos a 2011, segundo os quais, além de ter alcançados os 230 milhões de euros em reservas, um aumento de 11% face ao ano anterior, incorporou 376 novos estabelecimentos, crescendo, dessa forma, o número de hotéis em representação comercial e vendas.
De acordo com os números apresentados por D. Amancio López Seijas, presidente do grupo espanhol, em reunião do comité de direcção com hoteleiros associados, o Hotusa, ao integrar mais de três centenas de novas unidades, “consolidou o seu portefólio global , alcançando o segundo lugar no ranking mundial como consorcio internacional de referencia no sector hoteleiro, com mais de 2.000 unidades hoteleiras contratadas.”
No que respeita a valores, a divisão turística, que registou 208 milhões de euros em reservas em 2010, viu este número subir para os 230 milhões de euros no ano passado. Entre os diferentes canais de comercialização e distribuição, destaque para o online, que atingiu um crescimento de 18%, ultrapassando os 146 milhões de euros de facturação.
2012: O que esperar
Nesta reunião, foram ainda divulgados os planos para o ano que agora corre. Os objectivos da Hotusa Hotels continuam a passar pela “consolidação como consórcio de unidades hoteleiras, como uma organização globalizada de referência, em países como o Brasil cobrindo a sua oferta de representação com uma maior diversidade de unidades hoteleiras e de produto a distribuir nos canais de vendas e distribuição que operamos através das nossas ferramentas tecnológicas e acção comercial de visitas a clientes .”
Em comunicado, o grupo anuncia, ainda, que “a operação no Brasil já tem o suporte de uma sociedade comercial, criada através da holding e que tem por nome Hotusa Brasil Ltda. , com sede em S.Paulo e com o seu respectivo registo fiscal.”
Outro eixo fundamental na estratégia do grupo espanhol é a gestão do marketing online para hotéis independentes. Nesse sentido, “será criada uma nova divisão de serviços para dar cobertura ao portefólio de estabelecimentos associados”, sendo que, actualmente, a Hotusa conta com com 140 hotéis que aproveitam os serviços disponíveis nesta área, sendo a precisão de vendas para este não superior aos 40 milhões de euros.
“Por último, Hotusa Hotels lançará novas marcas para a gestão integral de hotéis, assim como um novo serviço para a externalização completa da gestão de vendas”, pode ler-se no comunicado.