Hotusa alcançou os 230 M€ em reservas em 2011
Divisão turística do grupo cresceu 11% face ao balanço financeiro de 2010.

Patricia Afonso
Susana Fonseca é a nova diretora geral da Airmet Portugal
Moçambique exige pré-registo de entrada mesmo para países isentos de visto
Votação para os “Portugal Travel Awards 2025” arranca a 26 de maio
Cuba perde quase 30% de turistas internacionais no 1.º trimestre
MSC Cruzeiros lança promoção para o MSC Yacht Club
Lince Capital aquire 35% da AlgarExperience
Nova Edição da Publituris Hotelaria: Entrevista a Helena Burstedt, Regional Vice President of Development na Hyatt para Espanha e Portugal
2.ª edição do Wine Destination Portugal será de 10 a 15 de novembro em Lisboa
Arranca ligação direta entre Nova Iorque e Faro
Melhores vinhos produzidos no Douro Superior estão de regresso a Vila Nova de Foz Côa
O Grupo Hotusa apresentou os resultados relativos a 2011, segundo os quais, além de ter alcançados os 230 milhões de euros em reservas, um aumento de 11% face ao ano anterior, incorporou 376 novos estabelecimentos, crescendo, dessa forma, o número de hotéis em representação comercial e vendas.
De acordo com os números apresentados por D. Amancio López Seijas, presidente do grupo espanhol, em reunião do comité de direcção com hoteleiros associados, o Hotusa, ao integrar mais de três centenas de novas unidades, “consolidou o seu portefólio global , alcançando o segundo lugar no ranking mundial como consorcio internacional de referencia no sector hoteleiro, com mais de 2.000 unidades hoteleiras contratadas.”
No que respeita a valores, a divisão turística, que registou 208 milhões de euros em reservas em 2010, viu este número subir para os 230 milhões de euros no ano passado. Entre os diferentes canais de comercialização e distribuição, destaque para o online, que atingiu um crescimento de 18%, ultrapassando os 146 milhões de euros de facturação.
2012: O que esperar
Nesta reunião, foram ainda divulgados os planos para o ano que agora corre. Os objectivos da Hotusa Hotels continuam a passar pela “consolidação como consórcio de unidades hoteleiras, como uma organização globalizada de referência, em países como o Brasil cobrindo a sua oferta de representação com uma maior diversidade de unidades hoteleiras e de produto a distribuir nos canais de vendas e distribuição que operamos através das nossas ferramentas tecnológicas e acção comercial de visitas a clientes .”
Em comunicado, o grupo anuncia, ainda, que “a operação no Brasil já tem o suporte de uma sociedade comercial, criada através da holding e que tem por nome Hotusa Brasil Ltda. , com sede em S.Paulo e com o seu respectivo registo fiscal.”
Outro eixo fundamental na estratégia do grupo espanhol é a gestão do marketing online para hotéis independentes. Nesse sentido, “será criada uma nova divisão de serviços para dar cobertura ao portefólio de estabelecimentos associados”, sendo que, actualmente, a Hotusa conta com com 140 hotéis que aproveitam os serviços disponíveis nesta área, sendo a precisão de vendas para este não superior aos 40 milhões de euros.
“Por último, Hotusa Hotels lançará novas marcas para a gestão integral de hotéis, assim como um novo serviço para a externalização completa da gestão de vendas”, pode ler-se no comunicado.