Madeira é o primeiro destino a ser visitado pela CTP
O Algarve também está entre as prioridades do novo Conselho Directivo da CTP, que ali quer organizar uma segunda edição da Cimeira do Turismo Português. Reorganização regional do turismo, promoção e SCUT’s estão também na agenda.

Tiago da Cunha Esteves
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
A Madeira vai ser o primeiro destino a ser visitado pela nova direcção da Confederação do Turismo Português (CTP), cujos órgãos sociais tomaram posse esta quarta-feira, em Lisboa. “Houve esse pedido por parte de alguns associados e pretendemos fazer essa visita ainda antes das férias do Verão”, afirmou o presidente da CTP, Francisco Calheiros, esta quinta-feira, em conferência de imprensa.
O Algarve é outra das regiões que está a preocupar a CTP, que já tem alguns planos em marcha, nomeadamente, uma segunda Cimeira do Turismo Português, idêntica à que aconteceu em Lisboa, em Janeiro do ano passado, mas desta feita no Algarve. “Além dos problemas de segurança, a sazonalidade acentua-se cada vez mais. Na primeira reunião do Conselho Directivo (6 de Junho), vou propor uma nova Cimeira a ter lugar no Algarve, completamente dedicada à região, o mais rapidamente possível, assim que tenhamos garantida a presença de bons oradores”, avançou Francisco Calheiros.
Temas prioritários
Para o próximo triénio, lembre-se, o Conselho Directivo da CTP elegeu sete temas prioritários: a promoção turística; a segurança pública nos destinos turísticos; o financiamento do sector e a manutenção da sua autonomia; a carga fiscal actualmente incidente nas empresas turísticas; as taxas camarárias e os custos de contexto; a acessibilidade aérea (política de transportes, taxas aeroportuárias e exploração de hubs alternativos; e, por fim, a revisão legislativa de algumas áreas do turismo.
CTP quer clarificar a reorganização do turismo regional
Na opinião de Francisco Calheiros, não ficou claro a nova reorganização regional do turismo anunciada pelo Governo. “Existe alguma confusão acerca da divisão das regiões. O que nós queremos é que haja o mínimo possível desses organismos (Pólos, Entidades Regionais e Agências de Promoção”, referiu o responsável.
SCUT’s
À conversa com os jornalistas, a questão do pagamento de portagens nas ex-SCUT’s foi outro dos temas abordados. “Gostava de que essa situação estivesse resolvida e não está, sendo que o Verão está aí à porta”, lembrou, acrescentando que “não poderemos esperar até Julho para que tudo esteja resolvido, porque será dramático”.