Exportações de turismo subiram 7,3% em 2011
De acordo com o Banco de Portugal, as exportações de turismo aumentaram 7,3% no ano passado, em termos reais, “no contexto de um enquadramento externo relativamente favorável”.
Tiago da Cunha Esteves
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
As exportações de turismo aumentaram 7,3% no ano passado, em termos reais, “no contexto de um enquadramento externo relativamente favorável”, destacou esta terça-feira o Banco de Portugal (BdP), no relatório do Conselho de Administração “A Economia Portuguesa em 2011”.
As dormidas de não residentes em estabelecimentos hoteleiros aumentaram 10,4%, após 1,7% em 2010. “Para esta evolução contribuíram essencialmente os fluxos de turistas do Reino Unido, França e Alemanha”, lembrou o BdP.
Por outro lado, a mesma fonte estima que “Portugal poderá ter beneficiado do desvio de turistas de destinos no Médio Oriente e Norte de África marcados por tensões sociopolíticas”.
No sentido negativo, o relatório salienta que “o turismo de portugueses no território nacional também diminuiu, tendo as dormidas de residentes em estabelecimentos hoteleiros decrescido 1,9% em 2011”.
Além disso, os preços de alguns serviços também desceram, como no caso do alojamento (-11,3%), após um crescimento de 7,1% em 2010.