a vida é bela chega às agências
Dirigidas a segmentos de mercado diferentes, estas marcas são o resultado do amadurecimento do projecto a vida é bela. Quem o diz é o próprio mentor da empresa, António Quina, […]

Liliana Cunha
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Dirigidas a segmentos de mercado diferentes, estas marcas são o resultado do amadurecimento do projecto a vida é bela. Quem o diz é o próprio mentor da empresa, António Quina, que viu “nas agências de viagem um enorme potencial”. “As agências estavam receptivas e observámos que valia a pena investir numa marca diferenciada, dando a melhor oferta, criada exactamente para esse canal de distribuição”.
Quina vai mais longe e refere que as agências até “merecem mais, mas neste momento, o Weekbreak é a proposta, “oferecendo o que de melhor existe a nível de turismo nacional nas categorias de Alojamento, Spa, Restaurantes e Experiências”, a pessoas urbanas, com um poder de compra médio, que valorizam a qualidade mas não têm tempo nem know how para os programar.
Mas se a entrada de a vida é bela nas agências de viagem é novidade, mais inovador é o projecto, tido como “único a nível mundial” e que “poderá render entre os 20 a 30 milhões de euros em três anos”, segundo previsões do responsável.
Até lá, começa a ser desenvolvido um novo conceito de funcionamento nas próprias lojas. “Daqui por dois anos, já vai ser possível programar um fim-de-semana completo numa agência de viagem, utilizando somente as propostas da marca”, avança António Quina. E qual a vantagem? “As agências passam a disponibilizar, de forma simples, o pequeno alojamento, que é algo pouco vendido, actualmente, numa agência. Ou seja, será desenvolvido um inventário que até à data não estava disponível”.
Quem também está envolvido no desenvolvimento do conceito, marca Weekbreak e estabelecimento nas agências de viagem é António Loureiro, director geral da Travelport para Portugal e Brasil.
Para este responsável os objectivos são simples: conquistar todo o mercado de agências de viagem do universo Galileo, começando com um acordo para 87 lojas.
A Best Travel será a pioneira neste lançamento.
Para já, o investimento feito pela Travelport neste projecto está avaliado acima dos 200 mil euros, mas ainda há trabalho pela frente. Assim, o produto será vendido nas agências após o final do Verão, até porque a Galileo irá criar equipas de formação para promover cursos de vendas, nomeadamente através da APAVTForm.
Novas marcas para segmentar
Mas além da Weekbreak, são criadas duas novas marcas que seguirão a linha de a vida é bela. São elas Free Pass e Enjoy.
Estes lançamentos surgem, de certo modo, para complementar a oferta, porque tal como justifica Quina, a Free Pass servirá clientes entre os 15 e os 25 anos de idade, a vida é bela dos 25 aos 40/45 anos; e a Enjoy entre os 35 a 50 anos. Esta segmentação tem em vista “o melhoramento do produto de forma a adequá-lo às necessidades de cada cliente”, explica ainda o fundador da empresa.
Neste sentido, a Free Pass irá propor experiências de paint battle, kart race, surfing, makeover e run way para hostels e pousadas da juventude. Por outro lado, a Enjoy irá disponibilizar o Spa, Spa Romance, Charming Hotels, Pousadas de Portugal, Adventure Spirit e Wine Moments.
Já a vida é bela avançará com a reformulação e alargamento da sua gama de presentes, actualmente, com 15 propostas e que deverá atingir “as 30 referências no final do ano”, acrescenta o director.
Assim, a ideia é de que cada marca tenha a sua própria entidade, especificamente através de sites próprios alojados no site da empresa, nos canais de distribuição moderna onde a marca já está presente e em agências de viagens, no caso da marca “Weekbreak”.
canais distribuição
FNAC, Sonae Distribuição, People’s Phone, Media Markt e rede Payshop são alguns dos canais onde a a vida é bela marca presença. Os canais online também são uma aposta relevante, estando a marca presente no miau.pt, pmelink.pt, ticketline.com e fnac.pt. Além disso, a empresa deverá conquistar, em breve, outros canais de distribuição web. Aliás, Quina faz o balanço e menciona que a marca está a passar de uma presença de 100 postos de venda para 700, levando a acreditar que, através das três marcas, a facturação poderá variar entre os 10 a 12 milhões de euros no final do ano.
De salientar que há ainda o contributo de Espanha e Brasil onde a vida é bela já actua. Neste momento, Espanha contribui com 50% da facturação global e o Brasil irá crescer, pois “toda a empresa será relançada naquele mercado de forma a que a estratégia se assemelhe à de Portugal”.
Recorde-se que a previsão da empresa para este ano é vender 150 mil vouchers-presentes.