Best Western sai de Portugal
A cadeia de hotéis independentes Best Western decidiu passar a operar a partir dos escritórios em Espanha, sediados em Madrid. O Hotel Eduardo VII abandonou a rede e lança uma […]

Patricia Neves
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A cadeia de hotéis independentes Best Western decidiu passar a operar a partir dos escritórios em Espanha, sediados em Madrid. O Hotel Eduardo VII abandonou a rede e lança uma nova imagem
A cadeia de hotéis independentes Best Western, que era representada há 18 anos em Portugal pela Cotel, passou a operar a partir dos escritórios em Madrid, Espanha. Este facto acabou por conduzir à extinção da cooperativa Cotel – Hotéis Independentes Portugueses, que era formada pelas unidades nacionais que operavam sob a bandeira Best Western. O Hotel Eduardo VII, em Lisboa, que integrava a direcção da Cotel, optou então por abandonar aquela rede hoteleira há cerca de dois meses, avança ao Publituris o administrador Miguel Paredes Alves.
O responsável explica que “Madrid, é uma base operacional demasiado longínqua para um destino com a importância turística de Portugal”. Ficou então decidido que “o Hotel Eduardo VII ficaria mais bem posicionado no mercado se apostasse numa marca própria, até pela sua localização e qualidade de serviço e pelo historial que apresenta na hotelaria nacional”, acrescenta.
Quanto aos argumentos da Best Western para a saída para Espanha, Miguel Paredes Alves remete a resposta para a cadeia, não querendo comentar.
A Best Western conta actualmente com cerca de dez unidades associadas em Portugal.
Nova imagem
O três estrelas Hotel Eduardo VII procedeu à alteração da sua imagem corporativa, na sequência da sua desvinculação da marca Best Western, com a criação de um novo logótipo e lançamento de novo site e material promocional.
Deste modo, nos últimos oito meses foram investidos cerca de 400 mil euros numa renovação que abrangeu a recuperação e pintura da fachada principal, 20 quartos e casas de banho, instalação de wireless em todos os 140 quartos, bem como a recuperação de infraestruturas de electricidade e de telecomunicações.
Questionado sobre as consequências a nível comercial para o Hotel Eduardo VII com a saída da Best Western, o administrador explica que “faz mais sentido haver uma abertura do hotel a uma multiplicidade de canais online, ao contrário de uma excessiva concentração num único canal de distribuição e, por isso, pareceu-nos mais vantajoso actuarmos de forma mais independente ao nível dos sistemas de reservas e canais de distribuição”. Deste modo, Miguel Paredes Alves acrescenta que “já foi reforçada a parceria com canais internacionais de distribuição, online e offline (operadores e agências de viagem)”. Portugal, Espanha e Itália são identificados como mercados prioritários.
Sobre futuras adesões a cadeias independentes, Miguel Paredes Alves refere que “neste momenada está a ser equacionado, mas que não serão fechadas as portas a parcerias comerciais que sejam consideradas estratégicas”.