Valência lança Plano Estratégico de Turismo 2025-2028 para liderar turismo sustentável urbano
A nova estratégia turística de Valência visa “consolidar a cidade como um destino urbano líder no Mediterrâneo, promovendo um modelo de turismo sustentável que respeite a qualidade de vida dos seus residentes”.

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A Câmara Municipal de Valência, através da Fundación Visit València e a área de Turismo, lançou o Plano Estratégico de Turismo 2025-2028, estratégia que visa “consolidar a cidade como um destino urbano líder no Mediterrâneo, promovendo um modelo de turismo sustentável que respeite a qualidade de vida dos seus residentes”.
“O nosso principal objetivo é consolidar Valência como um destino urbano líder no Mediterrâneo, gerindo o seu crescimento turístico de forma sustentável e respeitosa com o estilo de vida dos nossos residentes. Apostamos num modelo baseado na hospitalidade, no qual quem nos visita partilha o espaço e os nossos costumes com respeito. Queremos equilibrar o crescimento turístico com o estilo de vida mediterrânico e ter a capacidade de decidir quem nos visita, em que quantidade, em que momentos e com que propósito”, explicou Paula Llobet, vereadora do Turismo de Valência, na abertura da cerimónia de lançamento da nova estratégia.
O plano prevê 22 desafios estratégicos, que se dividem em cinco eixos de ação e contemplam 50 medidas concretas, que foram desenhadas através de um processo participativo, no qual se realizaram 38 entrevistas pessoais, três sessões de validação e sete mesas de trabalho.
Segundo a responsável, trata-se de um “plano participativo”, que contou “com o envolvimento ativo de atores institucionais, económicos e sociais”, sendo também “prático, porque se traduz em ações mensuráveis e executáveis” e realista, uma vez que se adapta “ao contexto atual” da cidade; ao mesmo tempo que é “aberto, porque está preparado para se ajustar com agilidade a um ambiente em constante mudança”.
Entre as principais linhas de atuação, destaque para a sustentabilidade, prevê “ações nas áreas de acessibilidade, convivência urbana, conectividade, excelência turística e preservação do legado cultural e ambiental”, assim como para a Governança, pois pretende reforçar “a liderança turística de Valência a nível nacional e internacional, e promovendo uma gestão transversal e coordenada”.
A nova estratégia de Valência pretende também destacar a proposta de valor da cidade, “potenciando produtos-chave como o turismo familiar, gastronómico, cultural, musical, desportivo ou linguístico, entre outros”, assim como a inovação, nomeadamente “através da digitalização, da análise de dados, da gestão inteligente dos fluxos turísticos e de uma nova narrativa da cidade”.
A integração é outra das linhas previstas nesta estratégia, nomeadamente através da promoção de “uma experiência turística inclusiva e enriquecedora, que beneficie tanto os visitantes como os residentes e o ambiente local”.
Além disso, o plano inclui uma programação anual baseada em metodologias, ferramentas e mecanismos de avaliação, como uma mesa de trabalho conjunta, um quadro de controlo e sistemas de indicadores estratégicos e operacionais.
“Estamos a promover um modelo de crescimento turístico que antecipa e atua sobre os possíveis impactos negativos, coloca o cidadão no centro da política turística e torna-o beneficiário das suas vantagens, toma decisões informadas baseadas em dados e conhecimento como base dos nossos programas, e atrai um visitante comprometido com os valores da nossa cidade — tudo isto através da inovação e da governação colaborativa”, concluiu Llobet.