SkyUp Airlines inaugura voos entre Lisboa e Chisinau
Segundo o Aeroporto de Lisboa, a nova rota da SkyUp Airlines, que conta com um voo semanal às sextas-feiras, vem reforçar a “conectividade entre Portugal e o Leste Europeu”, com benefícios para o turismo.

Inês de Matos
A SkyUp Airlines inaugurou na passada sexta-feira, 18 de abril, a sua operação regular entre Lisboa e Chisinau, capital da Moldova, que conta com um voo por semana, realizado às sextas-feiras, informou o Aeroporto de Lisboa, em comunicado.
“É com grande satisfação que damos as boas-vindas à SkyUp Airlines neste regresso da sua operação regular entre a Moldávia e Portugal. O regresso da SkyUp, companhia aérea com raízes ucranianas, vem diversificar o portfolio de companhias no Aeroporto de Lisboa, e reflete o nosso compromisso no desenvolvimento de rotas que reforçam a conectividade do país, tanto para quem nos visita como para quem se liga ao mundo a partir de Lisboa”, congratula-se Nuno Costa, diretor Comercial Aviação da ANA|VINCI Airports.
A nova rota vem reforçar a “conectividade entre Portugal e o Leste Europeu”, com benefícios para o turismo, uma vez que permite “viagens de visita a familiares e amigos”, assim como “viagens de negócios, além de oferecer uma alternativa conveniente para passageiros que viajam de e para a Ucrânia, dada a proximidade geográfica do Aeroporto Internacional de Chisinau com a fronteira ucraniana”.
Recorde-se que a nova rota da SkyUp Airlines foi anunciada durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, em março, por Viktor Puharskyy, CEO da ASL Partners, que representa a companhia aérea em Portugal, que revelou ao Publituris que as ligações pretendem “ajudar os ucranianos que fugiram da guerra e que estão agora a regressar para visitar os familiares que ficaram por lá”.
De acordo com o responsável, a SkyUp Airlines voava entre Lisboa, Funchal e a Ucrânia antes da guerra começar, mas com o conflito armado suspendeu as operações, retomando agora os voos para Lisboa com o objetivo de aumentar as ligações até três por semana e de, mais tarde, regressar também à Madeira.
“Vamos começar com voos uma vez por semana, cada sexta-feira, com potencial de, se correr tudo bem, aumentar para três voos semanais. Queremos também recomeçar os voos para a Madeira, mas isso só deverá acontecer no final do ano ou no próximo ano. E, se a guerra acabar, voltamos a operar para a Ucrânia”, explicou na ocasião Viktor Puharskyy ao Publituris.
Os voos da SkyUp Airlines são realizados em aviões Boeing 737, com Viktor Puharskyy a explicar que, numa primeira fase, a transportadora vai usar a versão mais pequena, o B737-700, com 149 lugares, contando passar para o B737-800, com 189 assentos, durante a temporada de verão.