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SkyExpert alerta para “possíveis conflitos de interesse” na compra da TAP pela Air France-KLM
Com as notícias a darem conta de uma reunião entre os responsáveis do grupo Air France-KLM e o Governo português, a SkyExpert alerta para “possíveis conflitos de interesse” entre o grupo de aviação e a TAP.
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No seguimento da declaração de interesse do grupo Air France-KLM relativamente a uma possível aquisição da TAP Air Portugal, a SkyExpert alerta para possíveis conflitos de interesse em relação à sua compatibilidade com a TAP e com o setor aeronáutico nacional.
Assim, refere a empresa de consultoria especializada em aviação, aeroportos e turismo que, relativamente à ampla sobreposição de destinos no Brasil e em África, o grupo Air France-KLM é, comparativamente aos outros grupos aeronáuticos interessados, aquele que apresenta “a maior sobreposição de destinos com a TAP”, salientando que tal situação é “especialmente evidente no Brasil, quer em número de frequências, quer em destinos que incluem São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Belém”.
A SkyExpert frisa que, historicamente, a Air France já operou para Recife e, mais recentemente, Brasília. Em África, o grupo tem uma “posição consolidada em vários mercados da TAP” como o Senegal, Gana, Guiné e Angola. Adicionalmente, diz a consultora, a companhia low cost do grupo, a Transavia, “oferece ligações diretas para várias ilhas de Cabo Verde”.
No que concerne à Aliança SkyTeam, liderada pela Air France-KLM, esta inclui a espanhola Air Europa, que utiliza o hub de Madrid para conectar Europa e as Américas, “numa operação muito semelhante à da TAP”, apontando a SkyExpert que a SkyTeam é, de todas as alianças, aquela que tem “menos companhias a voar para Portugal, o que exigirá um maior esforço para alinhar e maximizar a conectividade com a rede da TAP num aeroporto da Portela dito ‘esgotado’”.
Ainda no passado, a SkyExpert refere algumas “dificuldades na integração” da companhia estatal Alitalia pela Air France-KLM, onde o grupo chegou a deter 25% do capital. “O choque cultural de gestão e de estratégia foi seguido de acusações sobre uma possível centralização de operações em hubs como Paris e Amsterdão, em detrimento de Milão ou de Roma”, revela a consultora liderada por Pedro Castro.
Embora a Air France-KLM conte com a Delta Airlines, a sua posição no mercado Europa-América do Norte é “menos robusta em termos de voos quando comparada às alianças concorrentes”, salienta a SkyExpert. Ora, sendo este um “mercado prioritário” para a TAP, a sua integração numa joint-venture forte é “decisiva para o sucesso neste eixo altamente competitivo”, adverte a consultora.
No ponto final da exposição, dá-se conta das implicações para o setor aéreo nacional como um todo, sugerindo a SkyExpert uma “profunda reflexão sobre as implicações de uma possível aquisição da TAP pelo grupo Air France-KLM, especialmente considerando o domínio francês em setores-chave da aviação nacional. Ou seja, “as aeronaves da TAP e da Azores Airlines são Airbus, a concessão dos aeroportos é da Vinci”, concluindo: “Como será se também a principal companhia aérea de Lisboa ficar nas mãos da Air France-KLM?”.