Mercado nacional decresce para a Madeira, mas ainda ocupa a primeira posição
De janeiro a agosto de 2024 a Madeira contabilizou 337. 714 hóspedes portugueses, registando um decréscimo de 6,7% relativamente ao período homólogo de 2023. No mesmo período registou 1.162.248 dormidas no mercado nacional, o que representa um decréscimo de 2,3% face aos oito primeiros meses do ano anterior, revelou Sara Marote, diretora executiva da Associação de Promoção da Madeira (APM).

Carolina Morgado
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A responsável, que usava da palavra na sessão de abertura da convenção da Go4Travel, que decorreu este fim de semana em Porto Santo enumerou os atrativos da ilha, a mais pequena habitada na região “famosa não só pela sua praia paradisíaca, com nove quilómetros de extensão, mas também pela sua gastronomia, pelo seu património histórico e pela sua exuberância geológica, um verdadeiro tesouro guardado no meio do oceano. Com muito mais para oferecer do que verão e praia”.
A diretora executiva da APM recordou aos participantes do “The Golden Summit” da Go4Travel que, a Madeira por seu turno, “com um clima subtropical durante todo o ano, é um refúgio de beleza natural com densas florestas verdes, montanhas vulcânicas, cascatas e belas costas”, destacando que “dispõe ainda de uma vasta oferta cultural, artesanato e uma rica gastronomia, sem esquecer o sobejamente conhecido vinho Madeira”.
Apontou que este destino, “para todos e durante todo o ano, pretende oferecer a quem nos visita uma jornada de experiências, mas sobretudo deixar em quem nos visita um sentimento de pertença, e o desejo de voltar a um lugar onde nos sentimos felizes”.
Isto atrai cada vez mais visitantes a estas ilhas, como mostram os números: “de janeiro a agosto de 2024 a Madeira registou 1,7 milhões de hóspedes de todos os mercados emissores, o que significa um aumento de 5,4% relativamente ao período homólogo de 2023”. Neste período, conforme avançou Sara Marote, o destino acolheu “7,9 milhões de dormidas de todos os mercados emissores, o que representa um aumento de 6,4% em relação ao período homólogo do ano anterior”, somando-se “499 milhões de euros em proveitos totais, mais 13,3% do que no período homólogo de 2023 e mais cerca de 80% do que em 2019”.
Relativamente aos proveitos de aposento “registamos 357,1 milhões de euros, mais 13,8% do que no período homólogo de 2023 e cerca de +92% do que em 2019”, indicou ainda.
No entanto, ressalvou, em relação ao mercado nacional que, não obstante o decréscimo em ambos os indicadores, “Portugal ocupa o primeiro lugar no Top 10 de mercados emissores de hóspedes em 2024, com um peso de 20,2% e o terceiro lugar no Top 10 de mercados emissores de dormidas em 2024, com um peso de 14,7%”.
E referiu que “quando comparamos os presentes valores acumulados com o ano 2019, ano de referência anterior à pandemia, registámos um crescimento notável no mercado nacional de + 54% do que em 2019 hóspedes + 76% do que em 2019 dormidas”, para sublinhar que “podemos afirmar que o mercado nacional revela um estado de consolidação, e a redução do seu peso tem também a ver com o crescimento dos outros mercados emissores com quem trabalhamos”.
No que concerne à conectividade aérea ao mercado nacional, a Madeira recebe voos de Lisboa, Porto, Ponta Delgada e Porto Santo, e a ilha que durante o fim de semana foi sede da convenção da Go4Travel, recebe voos do Funchal, Lisboa e Porto. As companhias aéreas a operar são Easyjet, Ryanair, Tap Air Portugal, SATA, Binter Canarias, Air Horizont e Smartwings.
Sara Marote deu ainda conta que o mercado nacional recebeu em 2024 uma dotação orçamental para a promoção de 2,4 milhões de euros, distribuídos por várias ações, nomeadamente apoio a companhias aéreas e operadores, ações com agentes do sector, participação em feiras, realização de eventos, campanhas online, realização de press trips, entre outros”, assegurando que, no futuro, continuaremos o trabalho que tem sido desenvolvido até aqui, pois é inegável a importância do mercado nacional para o destino Madeira como mercado emissor e de proximidade, bem como inquestionável o seu peso nos resultados globais atingidos no setor do turismo, no destino Madeira