Turismo Centro de Portugal define futuro do turismo na região com 22 entidades
A Sertã foi o palco escolhido para o 1.º Summit Turismo Centro de Portugal, com uma agenda estratégica e inovadora. As entidades presentes acordaram seis compromissos estratégicos.

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A Turismo Centro de Portugal (TCP) reuniu, no concelho da Sertã, os protagonistas regionais do setor do turismo, num debate estratégico sobre o futuro da atividade turística no território.
Para tal reuniu 22 entidades no 1.º Summit Turismo Centro de Portugal que definiram estratégias conjuntas de articulação entre todas as entidades, face ao novo quadro de financiamento comunitário.
Para Raul Almeida, presidente da Turismo do Centro de Portugal, este foi um dia “muito importante para a região e para todas as entidades que participaram neste encontro”, sublinhando que este primeiro Summit foi “um marco essencial para unirmos esforços e projetarmos o futuro do turismo na região”.
Raul Almeida considerou o encontro “extremamente útil, em que todos tiveram a oportunidade de contribuir, com propostas concretas, para uma discussão que foi muito rica e produtiva e de onde saíram estratégias comuns e complementares”, admitindo que “este foi o primeiro de muitos encontros regulares, no sentido de consolidarmos uma visão conjunta e um modelo de governança que garanta complementaridade”, acrescenta”.
Contando com a presença de Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, Jorge Brandão, vogal Executivo do Programa Regional do Centro 2030, Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, e Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, e o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que, no final, apresentou reflexões sobre o presente e o futuro do turismo nacional.
Entre as principais conclusões, as entidades acordaram seis compromissos estratégicos: Avaliação contínua dos indicadores turísticos regionais; Ações concertadas, tendo em vista a sustentabilidade e a digitalização do destino Centro de Portugal; Capacitação e formação técnica para recursos humanos e agentes do setor: Promoção integrada do destino Centro de Portugal; Maior interligação e articulação entre os parceiros nas ações de promoção; e a Criação de um grupo executivo de trabalho, para assegurar uma gestão ágil e comunicação eficiente entre todos os parceiros.