Sri Lanka emite vistos gratuitos para turistas de 35 países. Portugal não está na lista
O Sri Lanka decidiu passar a emitir vistos gratuitos para turistas de cerca de 35 países. O objetivo é dinamizar o turismo para reanimar a economia, violentamente atingida pela crise.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Atingido pela crise económica, o Sri Lanka tomou uma medida drástica para impulsionar o turismo do país e sair desta má situação: distribuir vistos gratuitos a turistas de 35 países.
O país viu a sua indústria do turismo ser atingida primeiro pela pandemia de Covid 19 e depois por uma grave crise financeira em 2022, que deu origem a protestos em massa e à escassez de bens essenciais, como combustíveis.
Mas a indústria do turismo está a colher os benefícios de uma recuperação que começou no ano passado, com o Sri Lanka a registar quase 2 milhões de chegadas até em meados de agosto, pela primeira vez desde 2019.
Os turistas dos países em questão poderão receber vistos de 30 dias no âmbito de um programa piloto de seis meses que terá início em 1 de outubro: “O objetivo do governo é transformar o Sri Lanka num país isento de visto”, como Singapura, Tailândia e Vietname, a fim de beneficiar dos proveitos de uma indústria turística em rápido crescimento”, explica o porta-voz do gabinete e Ministro dos Transportes, Bandula Gunawardana.
Entre os países abrangidos pelo programa a França, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Japão, China Rússia, Arábia Saudita, Austrália, Áustria, Bahrein, Bélgica, Bielorrússia, Canadá, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Irão, Israel, Itália, Cazaquistão, Malásia, Nepal, Nova Zelândia, Omã, Holanda, Polónia, Qatar, República Checa, Suécia, Suíça e Tailândia. Portugal não consta desta lista de países beneficiados com esta medida.
De acordo com os dados mais recentes da Autoridade de Desenvolvimento do Sri Lanka, a Índia é a maior fonte de turistas, com 246.922 turistas, seguida pela Grã-Bretanha, com 123.992 turistas.