Sri Lanka emite vistos gratuitos para turistas de 35 países. Portugal não está na lista
O Sri Lanka decidiu passar a emitir vistos gratuitos para turistas de cerca de 35 países. O objetivo é dinamizar o turismo para reanimar a economia, violentamente atingida pela crise.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
Atingido pela crise económica, o Sri Lanka tomou uma medida drástica para impulsionar o turismo do país e sair desta má situação: distribuir vistos gratuitos a turistas de 35 países.
O país viu a sua indústria do turismo ser atingida primeiro pela pandemia de Covid 19 e depois por uma grave crise financeira em 2022, que deu origem a protestos em massa e à escassez de bens essenciais, como combustíveis.
Mas a indústria do turismo está a colher os benefícios de uma recuperação que começou no ano passado, com o Sri Lanka a registar quase 2 milhões de chegadas até em meados de agosto, pela primeira vez desde 2019.
Os turistas dos países em questão poderão receber vistos de 30 dias no âmbito de um programa piloto de seis meses que terá início em 1 de outubro: “O objetivo do governo é transformar o Sri Lanka num país isento de visto”, como Singapura, Tailândia e Vietname, a fim de beneficiar dos proveitos de uma indústria turística em rápido crescimento”, explica o porta-voz do gabinete e Ministro dos Transportes, Bandula Gunawardana.
Entre os países abrangidos pelo programa a França, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Japão, China Rússia, Arábia Saudita, Austrália, Áustria, Bahrein, Bélgica, Bielorrússia, Canadá, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Irão, Israel, Itália, Cazaquistão, Malásia, Nepal, Nova Zelândia, Omã, Holanda, Polónia, Qatar, República Checa, Suécia, Suíça e Tailândia. Portugal não consta desta lista de países beneficiados com esta medida.
De acordo com os dados mais recentes da Autoridade de Desenvolvimento do Sri Lanka, a Índia é a maior fonte de turistas, com 246.922 turistas, seguida pela Grã-Bretanha, com 123.992 turistas.