80% das empresas do turismo já usa IA para melhorar a experiência do cliente
O impacto da tecnologia no turismo é de tal forma promissor que 80% das empresas do setor já utilizam a Inteligência Artificial (IA) em pelo menos uma área específica das suas operações diárias, enquanto 33% usa esta ferramenta para melhorar a gestão de reservas e a venda de serviços turísticos, de acordo com o relatório Ascendant, da Minsait.
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Uma grande parte das empresas do setor (40%) destacam que uma das principais razões para a integração de IA nas operações é a de melhorar o conhecimento, o relacionamento e a experiência do cliente. A conclusão vem da análise setorial do relatório Ascendant da Minsait (Indra) denominada ‘IA: radiografia de uma revolução em curso’, que pesquisou o grau de adoção em empresas privadas e instituições públicas. O impacto da tecnologia no turismo é de tal forma promissor, que 80% das empresas do setor já utilizam IA em pelo menos uma área específica das suas operações diárias.
De acordo com o relatório Ascendant, a área onde o setor do turismo e viagens está a experimentar mais com a inteligência artificial é na gestão de reservas e venda de serviços turísticos, com 33% das empresas a desenvolver casos de uso específicos, como sistemas de recomendação hiperpersonalizados, enquanto um terço das empresas do setor utiliza a IA para a gestão de operações de logística e hospedagem, ou para a promoção turística.
Por outro lado, 22% utiliza a tecnologia para melhorar a experiência e o serviço ao cliente no destino, assim como para a gestão de frotas e rotas, ou para a gestão de inventários. A gestão de incidências e o controlo de carga e descarga de aeronaves são outros pontos de intervenção e casos de uso da tecnologia na indústria do turismo.
Um dos principais benefícios da implementação de IA no setor prende-se com a otimização de processos, que para além de aumentar a eficiência operacional e a produtividade, um dos principais motivos de integração para 67% das empresas, também permite melhorar significativamente a qualidade e a personalização da experiência do cliente. No final, estes ganhos são traduzidos numa maior conversão e fidelização, características estratégicas que podem marcar a diferença nos próximos anos, diz o estudo.
O relatório destaca ainda que, em todas as empresas relacionadas com viagens e turismo, a IA é capaz de analisar, tirar conclusões, identificar padrões e desenvolver ações. No entanto, a captação de talento com conhecimentos avançados ou a falta de mecanismos de governação e segurança, são algumas das barreiras que dificultam a incorporação desta tecnologia.
O documento revela igualmente o papel da inteligência artificial na adoção de práticas responsáveis na indústria hoteleira, capazes de enfrentar os desafios da sustentabilidade, com casos de uso específicos no âmbito ESG, como a implementação de sistemas de gestão ambiental inteligente em hotéis.