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Transportes

MSC Cruzeiros lança ferramenta de otimização de planeamento de itinerários que vai reduzir emissões da frota

A MSC Cruzeiros explica que a OptiCruise inclui vários aspectos que influenciam a eficiência de um itinerário, permitindo reduzir as emissões em até 15% e mantendo a atratividade para os passageiros.

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MSC Cruzeiros lança ferramenta de otimização de planeamento de itinerários que vai reduzir emissões da frota

A MSC Cruzeiros explica que a OptiCruise inclui vários aspectos que influenciam a eficiência de um itinerário, permitindo reduzir as emissões em até 15% e mantendo a atratividade para os passageiros.

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A MSC Cruzeiros anunciou o lançamento da OptiCruise, uma nova ferramenta de otimização de planeamento de itinerários, que vai permitir reduzir em até 15% as emissões da frota de navios da companhia de cruzeiros em 2026.

“A companhia desenvolveu um novo modelo matemático com a OPTIMeasy, uma empresa de investigação afiliada à Universidade de Génova, que examinou exaustivamente vários fatores que influenciam o planeamento de cada um dos itinerários da MSC Cruzeiros para alcançar o nível ideal de eficiência para uma viagem”, explica a MSC Cruzeiros, num comunicado divulgado esta terça-feira, 13 de agosto.

Segundo a companhia de cruzeiros, esta ferramenta vai além do planeamento de viagens orientado para a atratividade dos destinos dos navios para potenciais turistas e inclui “vários outros aspetos que influenciam a eficiência de um itinerário, incluindo a sequência das escalas, as horas de partida e de chegada aos portos, a velocidade do navio, a atração e o interesse dos destinos para o turista, as excursões em terra e os custos operacionais, como o combustível, as taxas portuárias e as provisões alimentares”.

“Os algoritmos da ferramenta utilizam todas as informações para identificar itinerários otimizados, que continuam a ser atrativos para os passageiros, ao mesmo tempo que permitem a eficiência energética”, refere a MSC Cruzeiros.

A companhia acrescenta que, por norma, os itinerários são planeados com dois anos de antecedência, pelo que “os benefícios do OptiCruise serão evidenciados em 2026, quando a frota da MSC Cruzeiros contar com 24 navios”.

“O MSC Bellissima foi escolhido para avaliar o protótipo da tecnologia durante um período de 12 meses, enquanto o navio navegava entre 17 portos no Mar Mediterrâneo”, indica a MSC Cruzeiros, explicando que esta ferramenta vem contribuir para a eficiência operacional, um dos três pontos em que a companhia foca a sua estratégia para atingir zero emissões de gases com efeito estufa até 2050.

Segundo Michele Francioni, Chief Energy Transition Officer, da MSC Cruises, esta nova tecnologia foi desenvolvida para “otimizar o processo de tomada de decisão no planeamento de itinerários”, com o objetivo de reduzir ainda mais as emissões em toda a frota da companhia a partir de 2026.

“A equipa da OPTIMeasy calcula que a poupança média de combustível feita e as emissões reduzidas pela utilização do OptiCruise estão na ordem dos 10-15 %, o que é um passo significativo na nossa ambição de atingir o nosso objetivo de zero emissões de gases com efeito estufa até 2050 para as nossas operações marítimas”, acrescenta o responsável.

O OptiCruise foi desenvolvido no âmbito do Projeto CHEK, financiado pela União Europeia, que foi criado para investigar e testar várias oportunidades de transporte marítimo com baixo teor de carbono, incluindo tecnologias de energia e projetos inovadores de navios.

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Malta ganha nova atração turística em outubro

Malta vai ganhar uma nova atração turística. É o MICAS, o seu primeiro museu de arte contemporânea, que será inaugurado em outubro. Joana Vasconcelos é a artista escolhida para a exposição inaugural do novo espaço.

Após um longo período de obras e restauro, Malta prepara-se para inaugurar uma nova e importante plataforma cultural com a abertura, em outubro, do Malta International Contemporary Art Space (MICAS), o primeiro museu do país dedicado exclusivamente à arte contemporânea.

Em frente ao restaurado Ospizio, uma fortaleza do século XVII que se ergue sobre o porto de Marsamxett e tem vista para a cidade de Valletta, Património Mundial da UNESCO, os visitantes podem explorar um campus multifacetado que alberga 1.400 metros quadrados de galerias interiores, jardins de esculturas ao ar livre, fortificações restauradas, uma loja e uma cafetaria.

O programa do MICAS foi cuidadosamente desenhado para oferecer exposições da mais alta qualidade, desenvolvendo ideias originais, celebrando a diversidade e estabelecendo relações com artistas e museus internacionais.

A exposição inaugural é da autoria da portuguesa Joana Vasconcelos, que foi recentemente contratada para desenhar o cenário do desfile da Christian Dior na Semana da Moda de Paris 2023-2024 e que apresentará uma seleção central de instalações focadas no doméstico, a par de três grandes obras que se relacionam com o lado contemplativo da existência humana: Árvore da Vida, O Jardim do Éden e Valquíria Mumbet.

 

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Pegasus Airlines mantém rotas entre Ancara, Izmir e Lisboa no inverno

A Pegasus Airlines vai manter, durante a temporada de inverno, as rotas que opera entre a capital portuguesa e as cidades turcas de Ancara e Izmir, com duas ligações por semana para a capital turca e três para Izmir.

A Pegasus Airlines, companhia aérea de baixo custo da Turquia, anunciou que as rotas que opera entre a capital portuguesa e as cidades turcas de Ancara e Izmir se vão manter durante o inverno, com duas ligações por semana para a capital turca e três para Izmir.

No caso da rota para Ancara, os voos da Pegasus Airlines decorrem aos sábados e quartas-feiras, com início a 27 e 31 de outubro, respetivamente, partindo da capital turca pelas 18h50 para chegar a Lisboa às 21h05 aos sábados, enquanto os voos de quarta-feira partem de Ancara às 15h10, chegando a Lisboa às 17h25.

Em sentido contrário, o voo de sábado parte de Lisboa às 21h50 e chega a Ancara às 05h45, enquanto o voo de quarta-feira tem partida prevista para as 18h10, chegando à capital turca pelas 02h05.

Na rota de Izmir, os voos decorrem aos domingos, terças e sextas-feiras, com início a 28 e 30 de outubro, bem como a 2 de novembro, respetivamente, com os voos de domingo a partirem de Izmir às 08h55 e a chegarem a Lisboa às 10h45. Já os voos de terça-feira partem às 09h15, chegando à capital portuguesa às 11h05, enquanto às sextas-feiras as partidas são pelas 11h15, com chegada a Lisboa pelas 13h05.

À saída de Lisboa, as partidas aos domingos decorrem às 11h40, chegando a Izmir pelas 19h25, enquanto às terças-feiras estão marcadas para as 11h50, chegando à cidade turca pelas 19h35, e às sextas-feiras decorrem às 13h50, chegando a Izmir às 21h35.

Os voos para o inverno da Pegasus Airlines, que é representada pela ATR – Atividades Turísticas e Representações em Portugal, já se encontram disponíveis para reserva através dos GDS.

Recorde-se que a Pegasus Airlines opera voos para 143 destinos, incluindo 35 destinos domésticos na Turquia e 108 internacionais, em 53 países.

 

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IDeaS e Virgin Voyages anunciam parceria para solução avançada de revenue management

Esta colaboração permitirá a previsão de procura, gestão de inventário e precificação para impulsionar a receita da companhia de cruzeiros.

A IDeaS Revenue Solutions, empresa de fornecimento de serviços e softwares de revenue management (RMS), anunciou que está a expandir o seu conjunto de soluções para a indústria de cruzeiros através de uma parceria com a Virgin Voyages.

Para realizar todo o seu potencial de receita, as companhias de cruzeiro precisam da habilidade de prever com eficiência e eficácia a procura de passageiros. Historicamente, essa previsão trouxe desafios para a indústria por vários motivos, mas, com um entendimento claro dessa procura, abre-se a porta para estratégias de precificação e revenue management transformadoras e sofisticadas. Embora as empresas de cruzeiro já tenham explorado várias abordagens para a previsão de receita, um líder claro e baseado em ciência no revenue management avançado ainda não tinha surgido – pelo menos até agora, indica a IDeaS.

Os benefícios principais dessa parceira incluem, entre outros, maior poder de modelagem de previsões, uma vez que a IDeaS oferece modelos de previsão para determinar com maior eficiência a curva de reservas correta para que as companhias de cruzeiro ou equipas comerciais possam adaptar-se de forma mais dinâmica às tendências.

Igualmente, é possível a automação de previsão e precificação. A ciência de receita da IDeaS simplifica a precificação de cabines, automatiza processos e permite que cada companhia de cruzeiro foque na previsão e precificação baseadas na procura para cada tipo de cabine. Ao otimizar a composição de negócios e alocação de inventário, a solução ajuda a maximizar o potencial de receita e escalabilidade futura.

Comprar vs construir é outro item. Neste aspeto, a IDeaS traz uma solução que oferece a velocidade e a escalabilidade que um sistema nativo não pode alcançar. Ao trabalhar com a IDeaS, que possui modelos de otimização de receita preparados (personalizados para cada cliente), as companhias de cruzeiro que precisam de funcionalidades específicas agora podem atingir um ROI mais elevado e um tempo de comercialização mais rápido.

 

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6/8 de março de 2025: Fátima e Guarda voltam a acolher os IWRT

A 12ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT) vão acontecer nos dias 6 e 7 de março de 2025, em Fátima, para seguir no dia seguinte (8de março) para a cidade da Guarda.

A 6 e 7 de março, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, terá lugar o Workshop Internacional de Turismo Religioso. No dia 8, na cidade da Guarda, decorrerá o Workshop de Herança Judaica, eventos já considerados de referência para profissionais do setor do turismo religioso.

A ACISO (Associação Empresarial de Ourém-Fátima), que promove os IWRT, considera que “têm sido uma oportunidade para os profissionais do setor criarem novas parcerias e negócios, fortalecerem laços, compartilharem conhecimentos e explorarem novas abordagens ao turismo religioso, usufruindo de um intercâmbio cultural e religioso enriquecedor”.

As inscrições para os IWRT2025 têm início no próximo mês de outubro e devem ser efetuadas no website oficial: www.iwrt.pt.

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Mercado global do Ecoturismo quase duplica em cinco anos

Segundo um relatório da The Business Research Company, o mercado global do Ecoturismo valerá, em 2024, cerca de 217 mil milhões de euros, indicando um forte crescimento para os próximos anos.

A dimensão do mercado do Ecoturismo tem crescido rapidamente nos últimos anos, revelando o “Ecotourism Global Market Report 2024”, da The Business Research Company, que o mercado cresceu de 219 mil milhões de dólares (cerca de 199 mil milhões de euros), em 2023, para 249 mil milhões de dólares (cerca de 217 mil milhões de euros), em 2024, correspondendo a uma taxa de crescimento anual composta a rondar os 13,5%.

O relatório conclui que este crescimento pode ser atribuído à “procura por experiências autênticas, iniciativas e políticas governamentais, aumento de viagens responsáveis, conservação da biodiversidade e componentes educacionais”.

Esta “mudança de mentalidade” leva a que a consultora estime que a dimensão do mercado do Ecoturismo registe um rápido crescimento nos próximos anos, prevendo-se que atinja os 429 mil milhões de dólares (cerca de 390 mil milhões de euros), em 2028, correspondendo a uma taxa de crescimento anual na ordem dos 14,5%.

O crescimento neste período de previsão pode, por sua vez, ser atribuído “ao aumento de viagens regenerativas, iniciativas de turismo positivas para o clima, plataformas digitais para experiências ecológicas, finanças e investimentos verdes, ecoturismo inclusivo e diversificado”.

As principais tendências no período de previsão apontadas no estudo incluem “a integração tecnológica para o turismo sustentável, iniciativas sem plástico e redução de resíduos, colaboração global para a conservação, plataformas digitais para a experiência ecológica, parcerias com organizações de conservação”.

Referido no estudo da The Business Research Company é também o alojamento turístico ecológico, considerado “ambientalmente sustentável e segue as práticas de vida verde para garantir alojamento não tóxico, seguro e energeticamente eficiente para os turistas”.

Também os hotéis estão a adotar projetos e operações ecologicamente corretos, como a redução das emissões de poluentes e a conservação de água e energia, adquirindo produtos verdes para promover o ecoturismo.

O estudo conclui que “o aumento da consciência ambiental deverá impulsionar o crescimento do mercado de ecoturismo no futuro”, salientando, igualmente, que “o ecoturismo oferece oportunidades educativas, promove a conservação e a consciencialização cultural, incentiva práticas sustentáveis, promove a ética ambiental e pode desempenhar um papel vital na sensibilização ambiental e na promoção da utilização sustentável e da preservação dos recursos naturais”.

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Etihad Airways atualiza período e horários do reforço de voos para o inverno

No total, a Etihad Airways vai disponibilizar, entre 1 de novembro de 2024 e 29 de março de 2025, seis voos por semana entre Lisboa e Abu Dhabi, que decorrem às segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos.

A Etihad Airways veio atualizar o período e os horários dos voos extra que a companhia aérea de Abu Dhabi vai operar para Lisboa durante a temporada de inverno, ao longo da qual a transportadora vai realizar mais duas frequências por semana entre a capital portuguesa e os Emirados Árabes Unidos.

No total, a Etihad Airways vai disponibilizar, entre 1 de novembro de 2024 e 29 de março de 2025, seis voos por semana entre Lisboa e Abu Dhabi, que decorrem às segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos.

Os voos partem de Lisboa pelas 08h25 e chegam a Abu Dhabi às 19h35, enquanto em sentido contrário a partida é às 02h20, chegando à capital portuguesa pelas 07h00, sendo, em ambos os sentidos, operados por aviões Boeing 787-9 Dreamliner.

As duas novas frequências da Etihad Airways já se encontram disponíveis para reserva através dos GDS.

 

 

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Tribunal português condena Ryanair por cobrar taxas sobre malas de cabine. ANAV aplaude

A ANAV aplaude a decisão da Comarca de Braga que condena a Ryanair por considerar ilegal a cobrança de taxas adicionais aos passageiros que transportam malas de cabine, e recorda que está a trabalhar para garantir maiores proteções aos agentes de viagens face a esta companhia aérea.

Em nota de imprensa, a ANAV– Associação Nacional de Agências de Viagens, congratula-se com a decisão que acaba de ser proferida pelo Tribunal Judicial da Comarca de Braga, ao condenar a Ryanair por considerar ilegal a companhia aérea cobrar taxas adicionais aos passageiros que transportam malas de cabine, uma vez que “trata-se de uma violação dos direitos do consumidor”, conforme referiu o juiz que julgou o caso.

A ANAV lembra que tem intimado a referida companhia aérea para que esta termine com “as suas práticas abusivas”, nomeadamente contra os agentes de viagens e, como consequência, contra os clientes finais. A decisão do Tribunal de Braga “vem dar razão e reforçar as interpelações da ANAV para que a Ryanair arrepie caminho no que toca a

respeitar o mercado português, as agências de viagens e os seus clientes”, indica Miguel Quintas, presidente da associação, avançando que “este tema da ilegalidade de cobrança de taxas adicionais pelas malas de cabine, era já um dos pontos da nossa agenda, que agora se vê alavancada pela decisão do Tribunal de Braga. Mas, não se esgota aqui”, assegura.

Recorde-se que a ANAV anunciou, no início deste ano, que se encontrava a recolher dados e informações junto das agências de viagens sobre as práticas abusivas da Ryanair no mercado nacional, e “a consequência dessa avaliação poderia resultar numa possível ação ou queixa formal contra a companhia”.

Miguel Quintas informou que anunciará novidades em breve, sendo que, “para a ANAV, a defesa dos interesses das agências de viagens e dos seus clientes finais não pode ser subjugada pela dimensão de nenhuma empresa ou entidade”.

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Finnair lança tarifa promocional desde 213 euros para visitar a Lapónia no inverno

Esta tarifa promocional da Finnair é relativa a voos de ida e volta e aplica-se às saídas de Lisboa, via Helsínquia, cujas vendas decorram até 26 de setembro, para viagens que tenham lugar entre 1 de outubro de 2024 e 13 de fevereiro de 2025.

A Finnair lançou uma tarifa promocional, a partir de 213 euros, para visitar a Lapónia, na Finlândia, durante o inverno, informou a APG Portugal, que representa a companhia aérea finlandesa em território nacional.

O preço é relativo a voos de ida e volta e aplica-se às saídas de Lisboa, via Helsínquia, cujas vendas decorram até 26 de setembro, para viagens que tenham lugar entre 1 de outubro de 2024 e 13 de fevereiro de 2025.

A tarifa promocional já inclui taxas e aplica-se apenas a voos para Rovaniemi, na Lapónia finlandesa, operados pela Finnair, excluindo ligações em codeshare, e conta com lugares limitados.

Recorde-se que a Finnair é a companhia aérea de bandeira da Finlândia e conta com uma frota de 70 aviões, que realizam ligações a diversos destinos na Europa e Ásia.

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Hóspedes e dormidas continuam a crescer em Cabo Verde

Cabo Verde recebeu mais 10% de hóspedes e teve mais 9% de dormidas no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo prolongam a tendência do primeiro trimestre e confirmam as previsões de diversas entidades de aceleração do setor turístico no arquipélago.

Entre abril e junho, os estabelecimentos hoteleiros de Cabo Verde registaram 238.058 hóspedes, responsáveis por 1.176.165 dormidas.

Neste trimestre, o Reino Unido manteve-se como principal país de proveniência de turistas (30,6%), mas os finlandeses foram os que tiveram maiores permanências em Cabo Verde, com uma estadia média de 7,6 noites.

A ilha do Sal continua a ser a ilha mais procurada, representando 59% das entradas nos estabelecimentos hoteleiros.

Em comunicado, o banco central cabo-verdiano referiu que o turismo deve continuar a ser um dos motores de crescimento económico.

Os hotéis bateram o recorde de um milhão de hóspedes em 2023 e o Governo antecipou para este ano a meta de 1,2 milhões de turistas, antes estabelecida para 2026.

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Estudo da FEP conclui que Portugal precisa de mais imigração se quiser aumentar crescimento económico

Portugal precisa de mais imigração para aumentar o crescimento económico do país, diz estudo da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, contrariando, igualmente, a ideia de que “os imigrantes empurram os nacionais para fora do mercado de trabalho”.

Um estudo da Faculdade de Economia da Universidade do Porto concluiu que Portugal precisa de mais imigração se quiser aumentar o crescimento económico e nível de vida para “entrar no grupo de países mais ricos” da União Europeia até 2033.

Em comunicado, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) avança que o estudo contraria que “os imigrantes empurram os nacionais para fora do mercado de trabalho”.

O estudo conclui que a integração dos imigrantes alarga as oportunidades de investimento e emprego para todos, além do seu contributo para a segurança social.

“Em Portugal, é preciso aproveitar as fases de maior crescimento, como a atual (impulsionada por fatores temporários como o Plano de Recuperação e Resiliência e o ‘boom’ do turismo) para reter os imigrantes atraídos por essa dinâmica antes que se esgote”, afirma, citado no comunicado, o diretor da FEP, Óscar Afonso.

O estudo do gabinete de Estudos Económicos, Empresariais e de Políticas Públicas foi desenvolvido no âmbito da publicação Economia & Empresas.

Neste, que é o último capítulo da publicação, é estimada a evolução da população e das suas componentes, como a taxa de crescimento natural e a taxa de crescimento migratório nos países da União Europeia entre 1999 e 2022.

A decomposição das dinâmicas demográficas em Portugal, no período em análise, revelou “fatores não económicos favoráveis na maioria das componentes”, exceto a taxa de imigração, pelo que são sugeridas algumas medidas.

Entre as sugestões, o estudo recomenda que se fortaleça a capacidade de reter imigrantes, através da formação e do reforço da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), e que se contrarie “a fraca capacidade de atração de imigrantes”, sobretudo face à posição periférica de Portugal na Europa.

Nesse sentido, sugere-se que sejam estabelecidos acordos com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e outros, “o que ajudaria ainda a reverter a baixa natalidade em Portugal, já que a taxa de fertilidade dos imigrantes é superior à dos residentes”.

“Sem mudança de políticas, o crescimento económico anual previsto de 1,11% até 2033 causa uma queda estimada da população de 5,8%, bastante acima da perda de 2,1% projetada no ‘Ageing Report’ de 2024”, observa.

Segundo o estudo, se a implementação de reformas estruturais impulsionarem Portugal a crescer 3% ao ano, “o mínimo para atingir a metade de países mais ricos da União Europeia em 2033”, a subida da taxa de imigração média para 1,321% permite “compensar o saldo natural negativo e estabilizar a população”.

“Uma economia mais dinâmica e um maior nível de vida pressupõem que Portugal se organize para acolher um fluxo ainda maior de imigrantes no futuro de forma controlada, incluindo mecanismos ligados à evolução económica, como o requisito prévio de um contrato de trabalho e a auscultação das necessidades de trabalhadores das empresas, acompanhados de uma fiscalização adequada”, observa Óscar Afonso.

O estudo mostra ainda que, desde o início do milénio, a emigração nos países da União Europeia é “sobretudo de pessoas imigradas” e que a emigração de residentes por razões económicas ocorre principalmente em países com baixo crescimento económico e nível de vida inicial.

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