Número de turistas portugueses na Turquia aumentou 25,25% no primeiro semestre
No total, a Turquia recebeu, na primeira metade do ano, mais 13,9% de turistas do que em igual período do ano passado, somando 23,8 milhões de turistas, aumento que foi acompanhado pela subida das receitas turísticas.

Publituris
Colômbia e Argentina assinam memorando para a liberalização da aviação comercial
IAG arranca 2025 com números em alta e com 71 aviões encomendados
Escolas do Turismo de Portugal reforçam aposta na sustentabilidade
Alemanha com quebras nas dormidas e hóspedes no 1.º trimestre
Pequim levanta proibição às companhias aéreas chinesas de receberem aviões da Boeing
Turismo de golfe pode valer quase 66 mil milhões de dólares até 2035
Herança Judaica na Europa é nova série de “Viagens com Autores” da Pinto Lopes Viagens
Inscrições até 20 de maio: Turismo de Portugal vai “comandar” missão empresarial a Cabo Verde
Tunísia prevê temporada turística “excecional”, segundo o governo
Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal vão colaborar com congéneres do Luxemburgo
Até final de junho, a Turquia recebeu mais de 48 mil turistas portugueses, número que representa um aumento de 25,25% face ao primeiro semestre de 2023 e que está em linha com o crescimento turístico registado pelo país nos seis primeiros meses do ano, avança a TGA – Agência de Promoção e Desenvolvimento Turístico da Turquia, em comunicado.
No total, a Turquia recebeu, na primeira metade do ano, mais 13,9% de turistas do que em igual período do ano passado, somando 23,8 milhões de turistas, num aumento que foi acompanhado também pela subida das receitas turísticas.
Os números do Ministério da Cultura e do Turismo da Turquia citados pela TGA mostram que, entre janeiro e junho, as receitas turísticas subiram 9,3%, atingindo os 21,6 mil milhões de euros, com a despesa média diária por visitante a ascender aos 89,5 euros.
Segundo Mehmet Nuri Ersoy, ministro da Cultura e do Turismo da Turquia, os resultados dos primeiros seis meses de 2024 confirmam o empenho do país no seu objetivo de atingir 60 milhões de visitantes e 54,76 mil milhões de euros de receitas até ao final do ano.
Forte crescimento em mercados prioritários
Alguns dos mercados que têm apresentado maior crescimento são considerados prioritários para a Turquia, a exemplo da Rússia, da Alemanha e do Reino Unido, que continuaram a crescer no primeiro semestre deste ano, principalmente em destinos como Antalya, Istambul, Izmir e Mugla.
No caso do mercado russo, a Turquia soma já, nos seis primeiros meses deste ano, mais de 2,7 milhões de turistas, o que equivale a um crescimento de 3%, enquanto o mercado alemão foi responsável por 2,5 milhões de turistas, o que traduz uma subida de 9%. Já o Reino Unido registou um crescimento de 19%, com quase 1,8 milhões de visitantes britânicos contabilizados na Turquia no primeiro semestre.
Portugal foi um desses mercados em que a Turquia registou um “forte crescimento” nos seis primeiros meses do ano, com o país a receber um total de 48.271 visitantes lusos, o que traduz um aumento de 25,25% face ao mesmo período do ano passado.
No entanto, o mercado responsável pelo maior crescimento no número de visitantes na Turquia foi a China, com mais de 187 mil visitantes, o que corresponde a um aumento de mais 111% face ao mesmo período do ano passado.
O Top5 dos principais mercados emissores de turistas para a Turquia fica ainda completo com o Japão, que contabilizou 56 mil turistas no país durante o primeiro semestre, o que traduz um aumento de 96% em comparação com igual período de 2024.