Vê Portugal: Turismo do Centro homenageia personalidades e instituições da região
A Turismo Centro de Portugal distingue seis personalidades e instituições pelo contributo para o desenvolvimento e notoriedade do setor do turismo na região Centro de Portugal. O prémio de “Personalidade do Ano” foi entregue a Pedro Machado.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
No segundo dia do 10.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, a Turismo do Centro de Portugal prestou premiou seis personalidades e instituições pelo contributo para o desenvolvimento e notoriedade o setor do turismo na região Centro de Portugal.
Pedro Machado, pelo seu “incomensurável e inestimável contributo para o desenvolvimento do turismo no Centro de Portugal e para o setor turístico nacional, como um todo” foi distinguido como “Personalidade”. Recorde-se que Pedro Machado presidiu à Entidade Regional Turismo Centro de Portugal entre 2006 e 2023, tendo assumido, em 2017, também a presidência da Agência Regional de Promoção Turística. É, desde abril de 2024, secretário de Estado do Turismo do XXIV Governo Constitucional.
O prémio “Sustentabilidade” foi entregue a Moinho do Manei, uma antiga aldeia, totalmente recuperada, onde cada pormenor foi pensado ao detalhe. Todas as casas são do mais genuíno e tradicional da região – paredes de xisto, vigas de madeira expostas, e uma decoração de estilo rústico, proporcionando uma atmosfera romântica e naturalista. Sem rede de telemóvel ou televisão, este é um convite para se ligar à natureza, num detox tecnológico a ouvir o silêncio.
O H2otel Congress & SPA, situado no sopé da Serra da Estrela, recebeu a distinção de “Turismo e Serviços (Hotelaria)”. O hotel de quatro estrelas foi construído de raiz a pensar no conceito de hotel de montanha. Integrado na paisagem, tem um total de 90 quartos, com uma paisagem sobre o vale glaciar da Alforfa, na vertente sudoeste do Parque Natural da Serra da Estrela. Considerado o primeiro Mountain Spa do país, o spa Aquadome está dividido em quatro áreas e tem cascatas, formações rochosas, pontes e jatos de água, entre outros atrativos.
O prémio “Turismo e Serviços (Restauração)” foi para o “Restaurante 3 Pipos”, um restaurante típico situado em Tondela, a 18 Km da Serra do Caramulo e a 20 Km de Viseu. Valorizado pela qualidade e variedade de comida servida, representa a gastronomia regional da Beira Alta. Reunindo um ambiente rústico e acolhedor, aqui pode-se usufruir de um ambiente favorável à boa mesa portuguesa.
Fátima foi considerada a “Marca”. Com grande reconhecimento, a nível nacional e internacional, Fátima é uma marca importantíssima no nosso país, sendo, ao mesmo tempo, um dos destinos religiosos mais conhecidos do mundo.
O Carnaval de Torres Vedras recebeu o prémio de “Evento”. Assinalaram-se, em 2023, os 100 anos do Carnaval de Torres Vedras, uma festividade que é uma manifestação cultural protagonizada por toda a comunidade, transmitida e recriada de geração em geração, independentemente da proveniência geográfica, de género ou de idade, fortemente enraizada no seu referencial identitário.
Nos Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves”, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal, e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro, o júri final desta nona edição premiou os seguintes projetos: 1.º classificado – “Caminho de Cabras” (João Martins e India Guest); 2.º classificado – “Taverna Antiqua – Aldeia Medieval” (Taverna Antiqua, lda Menestrel); 3.º classificado – “Brickopolis” (Parque dos Dinossauros da Lourinhã).
Já o “Concurso de Teses Académicas” – de mestrado e de doutoramento – tem o objetivo de valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.
Este ano, o júri final da oitava edição do concurso, distinguiu as seguintes teses: Doutoramento – “Economia Circular na Indústria Hoteleira Portuguesa” (Berta José Fernandes Costa); Mestrado – “Competitividade dos Destinos Turísticos: A Perspetiva dos Municípios da Região Centro de Portugal” (Mariana Ribeiro Vieira).