Foto: Depositphotos.com
Pegada de carbono da aviação europeia cresceu 16% em 2023
Portugal também aparece no estudo da Mabrian, surgindo, juntamente com Itália, Países Baixos, Suíça e Grécia, como um dos países com mais emissões de CO2 logo depois dos países que recebem maior número de viajantes e lideram este ranking.

Publituris
Mercado das Viagens cresceu quase 20% em faturação e 8% em rentabilidade o ano passado
LATAM Airlines abre nova rota sazonal entre Lisboa e Fortaleza
Vinhos do Dão impulsionam enoturismo com formação
Sulforma já formou 8 mil pessoas em 1.100 cursos em 13 anos
Enóphilo Wine Fest regressa ao Algarve a 8 de março
FLY – Feira das Viagens no Porto promete encontro com o universo de destinos
Aeroporto de Lisboa tem novo recorde e soma mais de 35M de passageiros em 2024
Mercado das Viagens faz balanço positivo da sua VI Convenção
Norwegian programa 344 rotas para mais de 120 destinos no verão
Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal leciona formação à medida para 14 projetos turísticos
No ano passado, o setor da aviação gerou 172 milhões de toneladas de CO2 na Europa, num aumento de 16% face ao ano anterior, de acordo com um estudo da Mabrian sobre o impacto da aviação na pegada de carbono e na sustentabilidade turística dos destinos europeus em 2023.
O estudo da Mabrian, que foi divulgado durante uma sessão virtual organizada pela ONU Turismo e pela European Travel Comissão (ETC) sobre a medição da pegada de carbono do setor do turismo, apurou que a aviação representa 4% da pegada de carbono total gerada na Europa e que os 10 principais países que recebem o maior número de viajantes geram 84% das emissões totais da aviação na Europa.
“Na Europa, durante o ano de 2023, os países que contribuíram significativamente para as emissões de CO2 relacionadas com a aviação incluem, nesta ordem, o Reino Unido, Alemanha, Espanha, Rússia e França. Estes países representam uma parte significativa do total de emissões de CO2 geradas pelo turismo”, indica a Mabrian, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 27 de março.
Portugal também aparece no estudo da Mabrian, surgindo, juntamente com Itália, Países Baixos, Suíça e Grécia, como um dos países com mais emissões de CO2 logo depois dos países que recebem maior número de viajantes e lideram este ranking.
Por países, o estudo da Mabrian indica que o Reino Unido liderou o ranking de países com emissões de CO2 mais elevadas em 2023, com 31,4 milhões de toneladas de CO2 geradas, representando 18% do total de emissões.
Depois do Reino Unido, o ranking é composto pela Alemanha e pela Espanha, ambos com 20 milhões de toneladas de CO2 e representando 12% da participação nas emissões totais na Europa.
Já a Rússia e a França ocupam o quarto e quinto lugares, respetivamente, contribuindo com 18 milhões de toneladas de CO2, o que equivale a 10% das emissões europeias.
Este ranking é ainda composto por Itália, que ficou em sexto lugar com 13 milhões de toneladas de CO2 e uma percentagem de 7% das emissões europeias, seguida pelos Países Baixos, que emitiram nove milhões de toneladas de CO2, o que representa 5% do total.
Suíça e Portugal partilham as oitava e nona posições, gerando seis e cinco milhões de toneladas, respetivamente, o que equivale a 3% das emissões, enquanto a Grécia encerra a lista com quatro milhões de toneladas, contribuindo com 2% do total de emissões de CO2.
“Há uma variação significativa nas emissões geradas em comparação com 2022, aumentando 16% no total. Isto é especialmente notável em alguns países como o Reino Unido com um aumento de 24,20%, seguido pela Itália com um aumento de 22,69% e pela França com um aumento de 15,93%”, destaca a Mabrian, na informação divulgada.
Segundo a Mabrian, para compensar esta pegada de carbono “são necessárias cerca de sete mil milhões de árvores por ano, o que representa 11% da massa florestal total da Europa, de acordo com as estimativas da União Europeia e o relatório da consultoria Encon”.
O estudo da Mabrian teve em conta os principais indicadores da pegada de carbono gerada pelos viajantes aéreos, como a relação entre esta pegada e as receitas turísticas do destino e a dependência dos destinos dos mercados de origem e a distância a esses mercados, examinando ainda o impacto dos voos de longo curso e fornecendo dados específicos sobre a contribuição da aviação para as emissões de CO2 na indústria do turismo.
De acordo com Carlos Cendra, sócio e Diretor de Marketing e Comunicação da Mabrian, este estudo “visa sensibilizar os destinos turísticos para a necessidade de medir o impacto que os seus visitantes têm no ambiente, a fim de agir em conformidade, tomar medidas compensatórias e avançar em direção ao Net Zero ou ao objetivo de neutralidade climática definido para 2050”.
“A medição é a chave para poder agir e atingir os objetivos definidos. Por outro lado, propomos a utilização de indicadores cruzados, como a relação entre a pegada de carbono e o rendimento gerado pelos visitantes na economia local do destino, que permitem uma melhor medição do impacto de uma gestão equilibrada perspectiva”, acrescenta o responsável.