ACISO reclama maior atenção ao Turismo Religioso
Em jeito de balanço dos XI Workshops Internacional de Turismo Religioso, que decorreram em Fátima e na Guarda, a presidente da ACISO, Purificação Reis, reclama, em declarações ao Publituris, uma maior atenção ao Turismo Religioso, isto porque, “esta riqueza enorme, esta marca mundialmente conhecida, que é Fátima, e todo o património religioso que existe pelo país, bem como celebrações religiosas bastante importantes, são pouco valorizados”.

Carolina Morgado
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“Enquanto noutros países, e nomeadamente, os vizinhos, todo o património religioso é valorizado para a promoção, Portugal, com esta riqueza enorme, com esta marca mundialmente conhecida, que é Fátima, além de todo o outro património religioso que existe pelo país e de celebrações religiosas bastante importantes, o Turismo Religioso ainda é pouco valorizado” declarou ao Publituris a presidente da ACISO, Purificação Reis, em jeito de balanço dos XI Workshops do Turismo Religioso (IWRT) que decorreram em Fátima e na Guarda, e que coincidiram, este ano, com a realização da XX Congresso Internacional do Turismo Religioso e Sustentável (CITRys), promovido pela Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas.
A ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, entidade que organiza este evento, segundo a sua presidente, “correspondeu às expectativas que tínhamos”, porque permitiu “um enriquecimento global, para além de mais de cinco mil reuniões de contactos de negócios, só em Fátima, estabelecidas entre os operadores turísticos internacionais, de quase 40 países, que convidamos a virem a este evento, e os empresários que se escreveram para reunir com eles”. Destes 131 buyers convidados, cerca de 80 terão seguido para a Guarda, para se reunir com suppliers que se inscreveram para o Workshop de Turismo de Herança Judaica.
Purificação Reis salientou que, simultaneamente às reuniões B2B que decorreram em Fátima “houve um cem número de oradores que debateram temas da atualidade, com intervenções muito interessantes, que nos levam todos a refletir sobre os novos caminhos, tema do workshop e do congresso que era “Traçando novos caminhos”.
Segundo disse, “refletimos nas áreas das novas tecnologias, da Inteligência Artificial, da sustentabilidade, da comunicação do Turismo Religioso, que tem as suas especificidades”, ou seja, “refletimos sobre os caminhos que deverão ser traçados, para onde vamos, e de que forma”, em relação do Turismo Religioso.
Purificação Reis realçou que “foram deixados, na sessão de abertura destes workshops, alguns alertas ao Governo e outras instituições sobre esta matéria”, especificando que “temos outros países a “fabricarem” produtos de turismo religioso com base em aspetos de muito menor importância, e nós não valorizarmos suficientemente toda esta riqueza que temos, portanto, está aqui uma questão de pouca valorização”.
Sobre o facto da ACISO ter juntado os dois eventos, a sua presidente referiu ao Publituris, que “foi uma boa parceria, nós já temos sido convidados a participar neste congresso que é itinerante, já estivemos presentes em alguns deles como convidados, e havia alguma vontade que se realizasse em Fátima, por todo o simbolismo que Fátima e Portugal representam neste segmento”.
Reconheceu que “foi um trabalho acrescido, pois tivemos de organizar dois eventos e não só um, mas enriqueceu a jornada porque, foram dois dias a debater temas sobre o turismo religioso com oradores e investigadores nesta área que nos deram apports muito interessantes de assuntos que nos levam a refletir sobre novas abordagens e novas perspectivas que são bastante importantes para quem trabalha nesta área e para quem tem a seu cargo atividades na promoção do turismo religioso, bem como da forma como o devemos comercializar, promover”.
Na opinião da dirigente associativa, “foram dois dias de enriquecimento e de aquisição de conhecimento, até porque estamos sempre a aprender com novas abordagens e novas perspectivas, por isso, diria, foi muito positivo”.
Este projeto é para continuar, assegurou Purificação Reis, e explicou: “A ACISO é uma associação de âmbito territorial e que tem um território diferente de todos os outros, ou seja, muito marcado pelo Turismo Religioso, porque tem Fátima no seu seio, onde muitos dos nossos associados são da área do turismo”.
Portanto, “como associação empresarial, cuja missão é dar suporte aos seus associados, e havendo muitas empresas turísticas aqui sediadas que são familiares e de pequena dimensão que, sem a nossa ajuda, não teriam condições de promover os seus serviços e os seus produtos lá fora, porque essa promoção está apenas acessível aos grandes grupos, trazemos aqui e promovemos a democratização do acesso à promoção junto dos mercados internacionais, para que possamos mostrar o que temos no território, e que as nossas empresas turísticas possam divulgar os seus produtos e serviços junto dos grandes compradores internacionais em matéria de Turismo Religioso”.
Este ativo da ACISO, que tem assumido um papel de facilitador, “é para manter”, assumiu a sua presidente, como garantiu que este Workshop Internacional sobre o Turismo Religioso, em Fátima, “é para continuar”, tendo em conta os resultados que tem produzido ao longo dos anos.