DCIM101GOPRO
Melhor ano de sempre na atividade de cruzeiros no Porto de Leixões
Em 2023, o Porto de Leixões recebeu 116 navios de cruzeiro que fizeram chegar à região 148.889 passageiros, tornando-se no melhor ano de sempre da atividade de cruzeiros.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Estes resultados, divulgados pela Associação dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), representam um crescimento de 37% no número de passageiros e mais quatro navios comparativamente com o ano anterior. Face a 2018, que tinha sido até agora o melhor ano de sempre em número de passageiros, o aumento foi de 27%.
A entidade refere ainda no seu comunicado que, tendo por base os valores médios definidos pela CLIA para as receitas diretas dos passageiros e dos tripulantes, em 2023, a atividade de cruzeiros gerou uma receita direta de 19,7 milhões de euros na economia da região.
O Reino Unido continua a ser o principal mercado de origem dos passageiros que passam pelos terminais de cruzeiro do Porto de Leixões, correspondendo a 44.1% do total seguindo-se os Estados Unidos da América com 23.2%, a Alemanha com 17.9%, o Canadá com 5% e ainda a Austrália com 1.6%.
De realçar as 14 escalas inaugurais registadas durante o último ano e ainda as quatro operações de ‘turnaround’ (cruzeiros que têm embarque e/ou desembarque no Porto de Leixões).
Tendo em conta que a atividade de cruzeiros na Costa Atlântica continua a ser marcada por alguma sazonalidade e a par do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, os meses mais fortes em Leixões foram maio (27.373 passageiros), setembro (24.932 passageiros) e outubro (29.219 passageiros). A par do ano passado, o mês de outubro voltou a ser o melhor mês do ano e, neste caso, o melhor mês de sempre no que ao número de passageiros diz respeito, apontou a APDL.
Reconhece, por outro lado, que o ano de 2023 foi o melhor de sempre da atividade de cruzeiros no Porto de Leixões, fruto do esforço na promoção da atividade de cruzeiros no Porto de Leixões, nomeadamente do Terminal de Cruzeiros (Porto Cruise Terminal), junto das principais companhias de cruzeiro e armadores a nível mundial e com grande impacto no turismo da Região Porto & Norte de Portugal.