NAV Portugal assinala 25.º aniversário com marco de 14 milhões de voos controlados
Ao longo destes 25 anos, a NAV Portugal desempenhou “um papel crucial no setor da aviação”, controlando 14 milhões de voos, inovando nos serviços e garantindo a segurança da navegação aérea.

Publituris
Colômbia e Argentina assinam memorando para a liberalização da aviação comercial
IAG arranca 2025 com números em alta e com 71 aviões encomendados
Escolas do Turismo de Portugal reforçam aposta na sustentabilidade
Alemanha com quebras nas dormidas e hóspedes no 1.º trimestre
Pequim levanta proibição às companhias aéreas chinesas de receberem aviões da Boeing
Turismo de golfe pode valer quase 66 mil milhões de dólares até 2035
Herança Judaica na Europa é nova série de “Viagens com Autores” da Pinto Lopes Viagens
Inscrições até 20 de maio: Turismo de Portugal vai “comandar” missão empresarial a Cabo Verde
Tunísia prevê temporada turística “excecional”, segundo o governo
Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal vão colaborar com congéneres do Luxemburgo
A NAV Portugal está a assinalar o seu 25.º aniversário, período ao longo do qual desempenhou “um papel crucial no setor da aviação” e controlou 14 milhões de voos, salienta a empresa de navegação aérea nacional, em comunicado.
“Ao longo dessas duas décadas e meia, a NAV Portugal emergiu como uma referência global em termos de eficiência operacional e performance. A empresa tem liderado a vanguarda da inovação, adotando continuamente tecnologias de ponta para otimizar os serviços de navegação aérea e garantir um espaço aéreo seguro para milhões de aeronaves, passageiros e tripulações”, destaca a NAV Portugal.
Ao longo destes 25 anos, a NAV Portugal controlou 14 milhões de voos nas duas
regiões de informação de voo em que presta serviço, Lisboa e Santa Maria, um marco que se reflete na “crescente confiança da indústria aérea na capacidade da NAV Portugal na gestão do tráfego aéreo, mas também destaca a dedicação incansável da empresa e das suas equipas em alcançar os mais altos padrões de segurança e eficiência”.
No comunicado divulgado, a empresa de navegação aérea nacional salienta também o forte crescimento do número de voos controlados, que passou de 357 619 voos no final de 1998, para 852 746 no final do ano passado.
“Para se ter uma ideia daquilo que foi a evolução nos últimos 25 anos basta assinalarmos que no final de 1998 controlávamos 357 619 voos. Em final de 2023 chegámos ao valor de 852 746. Isto é, de 1999 a 2024 mais do que duplicámos os voos controlados nas duas regiões de informação de voo sob a nossa responsabilidade”, acrescenta a empresa, destacando as “diversas adversidades que fizeram desacelerar” o número de voos controlados, ao longo das últimas duas décadas e meia.
A NAV Portugal invoca ainda o investimento em inovações para melhorar a eficiência do controlo de tráfego aéreo, a exemplo da implementação de sistemas de última geração, como o novo sistema TOPSKY, que “coloca a NAV Portugal na vanguarda da revolução tecnológica no setor da aviação”.
“Continuamos empenhados e comprometidos em moldar o futuro da navegação aérea através da melhoria contínua. A inovação e a introdução de tecnologias de ponta não apenas reforçam a segurança, como contribuem decisivamente para a eficiência operacional e ambiental”, sublinha Pedro Ângelo, CEO da NAV Portugal.
Ao nível da segurança, a NAV Portugal lembra que cumpre ainda “os rigorosos padrões estabelecidos por organizações internacionais como a ICAO,
EASA e o Eurocontrol, bem como toda a regulamentação e recomendação nacional para o setor através de organismos como a ANAC e o GPIAAF”.
“Estes procedimentos, protocolos e padrões de segurança encontram-se implementados e são postos diariamente em prática para garantir um ambiente operacional seguro para todas as aeronaves sob sua responsabilidade”, destaca a empresa, invocando igualmente o “sistema de formação contínua nas áreas técnica e operacional”, que também contribui para um setor “aéreo robusto e responsável”.
“Ao celebrar 25 anos de sucesso, a NAV Portugal reafirma seu compromisso com a inovação, segurança e excelência, antecipando os desafios futuros e liderando a evolução contínua da navegação aérea”, garante a empresa de navegação aérea.